[AGENDA PE] Recife sedia o Anubhava – Instituto de Hatha Yoga e Ayurveda
O Instituto de Hatha Yoga e Ayurveda Anubhava oferece, no Recife, aulas de Yoga, consultas de Yogaterapia e Medicina Ayurveda, oficinas de Massagem Tântrica e de Pranayamas, Grupos de Meditação e Retiros Espirituais.
“O Anubhava é um centro de terapias integradas que nasceu da necessidade de um trabalho aprofundado em Terapias do Yoga e do Ayurveda, sobretudo no Nordeste, onde essas ciências no seu aspecto terapêutico ainda não alcançaram a sua plenitude, como instrumentos de cura. O Anubhava tem o propósito de difundir a cultura do Yoga e do Ayurveda em território nacional, promovendo curso, palestras, workshops, congressos, grupos de meditação, oficinas, atendimentos terapêuticos e aulas regulares para o público em geral”, explica Fernando Sujan, criador do Instituto.
Igualmente, temos o interesse em firmar parcerias com profissionais de saúde e terapeutas, que trabalhem com uma visão espiritualista do ser, com o objetivo de oferecer serviços de excelência em terapias holísticas, atendendo a necessidade crescente de não só trazermos o sagrado para a nossa vida cotidiana, nosso trabalho, nossa família, nosso amigos, mas descobrimos o real significado dessa existência, colocar nossos talentos a serviço da humanidade, realizar nosso Dharma”, declara Sujan.
Fernando Oliveira ‘Sujan‘ trabalha há duas décadas com terapias de cura e Yoga. É especialista em Ayurveda pela Arya Vadya Pharmacy (Coimbatore, Índia). Especialização em Hatha Yoga e Iyengar Yoga pelo Bellur Krisnamaghar Seshamma (Ramamami, India).
* Professor de Hatha Yoga com especialização Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute RIMYI, Maharashtra/India.
* Terapeuta de Ayurveda com especialização pela AVP Training Academy. Pathanjalipuri Coimbatore/Índia.
* Formação em Watsu pela Watsu Center Brasil.
* Especialista em Massagens Indianas e Terapias de toque.
* Praticante, discípulo e orientador das meditações dinâmicas do Mestre Iluminado Osho.
Confira abaixo a programação do segundo semestre de 2016.
Saiba mais!
Anubhava
Por Fernando Sujan
O termo Anubhava foi traduzido por muito tempo como “experiência” e considerado como um erro pela visão Vedanta, que afirma que a “experiência não constitui o conhecimento”. Anubhava é compreendido, dentro da nossa visão, como “a experiência e aquele que experiência”, “a estrada e aquele que caminha nela”, indivisível, o “continuum”.
Entretanto, não está relacionado a experiências vividas ou o desejo de vivê-las, ao tempo linear, conceitos filosóficos e ou religiosos. Compreende, dentro das limitações que a palavra alcança a experiência do Aqui e Agora!
O experimento desprovido de interpretações ou propósito, o silêncio que não é a ausência das palavras, mas onde a vida pulsa e encontra o eterno dentro de cada um de nós.
Anubhava é a porta de saída que nos leva para dentro, que nos leva a compreensão de que não dependemos do outro para ser feliz, para encontrar Deus ou encontrar o amor, e acima de tudo, para encontrar a si mesmo. Isso é Anubhava.
O objetivo da nossa encarnação é desenvolver uma consciência superior. A percepção, a experiência viva é o reconhecimento da unidade, transcendendo os limites pessoais e compreendendo a unidade como um todo.
O que vemos e o que sentimos é fruto de imagens e sentimentos forjados a partir de julgamentos e rótulos, que nos impede de ver a realidade. A auto-observação sem máscaras, sem ilusões mentais, sem identificação com seu nome, sua história, seu corpo, que nada mais são do que reflexo do seu ego.
Ver sem distorção, sem conhecimentos emprestados é o caminho que leva a unidade, o caminho que leva a experiência viva, o caminho que nos leva ao Anubhava.