[AGENDA PE] Autoras brasileiras dominam a segunda edição da Fenelivro
Romance, conto, poema, haikai, posts, pensamentos, ideias revolucionárias, densas e doces. Literatura. Toda essa produção e olhar da mulher sobre a contemporaneidade estarão presentes na segunda edição da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que abre para convidados nesta sexta-feira, às 19h, no Centro de Convenções de Pernambuco, com show do grupo Sagrama. Literatura, Um Substantivo Feminino é o tema do evento, que tem curadoria de Evaldo Costa. A Fenelivro abre para o público em geral no sábado, às 9h.
Organizado novamente pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), o evento conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, Porto Digital e do Detran - que promove, ao lado da Secretaria de Educação do Estado, concurso literário para estudantes da rede pública – e do Café Três Corações. “É muito importante ter uma feira que cumpre com a questão pedagógica, em que alunos da rede estadual poderão ter acesso facilitado ao mundo dos livros, por exemplo”, encerra Ricardo Melo.
A Fenelivro homenageia as autoras pernambucanas Luzilá Gonçalves Ferreira e Celina Holanda, que terão obras lançadas pela Cepe e serão tema de mesa-redonda dedicada a desvendar suas obras e carreiras. A missão de apresentar as homenageadas está a cargo de Evaldo Costa e do escritor Lourival Holanda. “As autoras convidadas chamam a atenção pelo que dizem, pelo que escrevem e pelo que vivem. Tivemos o cuidado de garantir que o público terá acesso a todas as tendências e não ficará indiferente a nada do que for apresentado”, sustenta o curador Evaldo Costa.
A lista de convidadas para esta celebração da literatura feita por brasileiras proposta pela Fenelivro vai das mais novas vozes da escrita a nomes consagrados. Autoras como Micheline Verunscky, Alice Ruiz e Ana Maria Gonçalves compõem a programação ao lado da best-seller infantojuvenil Paula Pimenta e da youtuber Babi Dewet.
Foram escaladas ainda, entre outras, Débora Ferraz, FML Peper, Sônia Rodrigues e a gaúcha Clara Averbuck, que travará um papo animado sobre literatura e feminismo ao lado de duas das autoras do blog Ativismo de Sofá.
“A Fenelivro promove um verdadeiro intercâmbio cultural entre quem publica livro e quem lê. É o local ideal para que escritores dialoguem com leitores. Nessa edição, estamos colocando as mulheres no centro da cena cultural. Na programação principal, por exemplo, só convidamos mulheres”, comenta Evaldo Costa.
Além da programação principal, a Fenelivro contará com uma programação paralela e uma maratona de lançamentos só com autores locais. Neste segundo pilar, um dos destaques é Inez Cabral, que lança a coletânea de poemas do pai, João Cabral de Melo Neto, comentados por ela. O tema é um só: as viagens e descobertas culturais que marcaram a poesia do autor nos seus 50 anos exercendo a carreira de diplomata.
Novidade da edição 2016, a Maratona Fenelivro conta com 14 nomes confirmados, entre autores estreantes e consagrados. Trata-se de um espaço especial, com infratestrutura adequada, destinado aos escritores locais, para que lancem seus trabalhos dentro da feira. Os interessados em participar da maratona de lançamentos deverão encaminhar e-mail para maratona.fenelivro@gmail.com, com detalhes da carreira e obra. Os horários serão definidos pela organização da feira, de acordo com a ordem de inscrição.
Para o último dia, destinado à garotada (12/10), a Fenelivro aposta no show da Mini Rock, pela manhã, e numa maratona de contação de histórias à tarde. Das 14h às 19h, contadores se revezarão no Cantinho da Trela, área reservada aos pequenos dentro do pavilhão.
A Fenelivro oferecerá ainda quatro oficinas gratuitas: Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão (com Sheila Borges e Diogo Gouveia); Narrativa Visual – Caminhos da Leitura (com Luciano Pontes); Oficina de Criação Literária (Raimundo Carrero) e Cartonera (com David Henrique).
Um público estimado em torno de 100 mil pessoas deverá circular pelo Cecon nos seis dias de funcionamento da feira, acompanhando uma intensa programação cultural, com lançamentos de livros, oficinas, debates, mesas-redondas e muita contação de história. Todas as atividades são gratuitas. Serão 80 estandes, representando as mais importantes editoras do País à disposição.
PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL: LITERATURA – UM SUBSTANTIVO FEMININO
SÁBADO, 8/10
11h – Paula Pimenta autografa Fazendo meu filme em quadrinhos vol. 3 e bate papo com o público. Local: Palco principal.
16h30 – Débora Ferraz autografa Enquanto Deus Não Está Olhando e bate papo com o público. Mediação: Tatiana Notaro. Local: Sala Celina Holanda.
18h – Mesa-redonda sobre as homenageadas Luzilá Gonçalves Ferreira e Celina Holanda. Com Evaldo Costa e Lourival Holanda. Local: Sala Luzilá Gonçalves Ferreira.
19h – Alice Ruiz autografa Luminares e bate papo com o público. Mediação: Marco Polo. Local: Sala Celina Holanda.
20h – Mocinha de Passira. Apresentação de José Teles. Local: Palco principal.
DOMINGO, 09/10
15h- Sonia Rodrigues autografa Fronteiras e bate papo com o público. Local: Sala Celina Holanda.
16h30- Micheliny Verunschk autografa Aqui, no Coração do Inferno e conversa com o público. Local: Sala Luzilá Gonçalves Ferreira.
18h- Leticia Wierzchowski autografa Navegue a Lágrima e conversa com o público. Local: Sala Celina Holanda.
19h30- Debate Conversa; Blogs e feminismo. Com Clara Averbuck, Thais Campolina e Kel Campos. Local: Sala Luzilá Gonçalves Ferreira.
SEGUNDA, 10/10
18h- FML Pepper autografa Não Pare! e dialoga com o público. Mediação: Marília Paes. Local: Sala Celina Holanda.
19h30 – Babi Dewet autografa Sonata em Punk Rock e bate papo com o público. Local: Sala Luzilá Gonçalves Ferreira.
20h – Lançamento de Viagens Gerais, de Celina Holanda. Local: Estande da Cepe.
TERÇA, 11/10
18h – Ana Paula Maia autografa Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos e bate papo com o público. Local: Sala Celina Holanda.
19h – Sessão de Autógrafos de Muito Além do Corpo, de Luzilá Gonçalves Ferreira. Local: Estande da Cepe.
19h30- Ana Maria Gonçalves autografa Um Defeito de Cor e bate papo com o público. Local: Sala Luzilá Gonçalves Ferreira.
QUARTA, 12/10
10h – Stella Maris Rezende ministra a oficina Letras Mágicas. Local: Sala de Oficinas.
15h – Stella Maris Rezende autografa Missão Moleskine e o infantil A Fantasia da Família Distante e bate papo com o público. Local: Sala Celina Holanda.
16h30 – Palestra A Experiência da Rede Brasileira de Escritoras (Rebra), com Joyce Cavalcanti. Local: Sala Luzilá Gonçalves Ferreira.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
Segunda (10)
18h – Inez Cabral apresenta coletânea A Literatura Como Turismo e edição comemorativa de Morte e Vida Severina. Sala de Oficinas.
19h – Debate e lançamento do livro Ivan Corrêa – Senhor de Lugares e Pessoas. Coleção Memória. Sala a definir.
20h – Pocket show de Frei Damião e sessão de autógrafos. Palco principal.
Terça (11)
10h – Premiação da Secretaria de Educação. Palco principal
20h – Maciel Melo autografa “A Poeira e A Estrada” e faz show. Palco principal
Quarta (12) – Especial do Dia das Crianças
11h – Banda Mini Rock. Palco principal
14h às 19h – Maratona de Contação de Histórias. Cantinho da Trela
PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS
Sábado (8)
10h – Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão
Segunda, 10
10h – Oficina Cartonera – David Henrique
14h – Oficina Narrativa Visual – Caminhos da Leitura. Com Luciano Pontes
Terça, 11
16h – Oficina de Criação Literária com Raimundo Carrero
Quarta, 12
16h – Oficina de Criação Literária com Raimundo Carrero
SERVIÇO
Feira Nordestina do Livro
Abertura para convidados, dia 7, às 19h.
Aberta ao público de 8 a 12 de outubro, das 9h às 21h.
Local: Centro de Convenções de Pernambuco.
Entrada franca!