[AGENDA PE] Aulas de Hatha Yoga, com introdução ao Ayurveda, no Instituto Anubhava
O Instituto Anubhava, no Recife, realiza aulas de Hatha Yoga (com introdução ao Ayurveda) de segunda a quinta-feira com o instrutor Fernando Sujan. As turmas têm no máximo seis participantes. As inscrições estão abertas! Confira abaixo os horários.
Segundas e quartas-feiras:
7h às 8h
9h às 10h
15h às 16h
16h30 às 17h30
18h às 19h
Terças e quintas-feiras:
7h30 às 8h30
19h às 20h
Local: Instituto de Hatha Yoga e Ayurveda Anubhava – Rua Neto de Mendonça, Tamarineira, Recife/PE
MAIS INFORMAÇÕES
Fones: (81) 9 9560.6448/ 9 8496.0222
E-mail: fernando_sujan@yahoo.com.br
Saiba mais!
O QUE É HATHA YOGA?
Por Fernando Sujan
As técnicas de respiração, alongamento, meditação e mantras constituem a base da prática do Hatha Yoga. Logo, não devemos confundir o Yoga com o contorcionismo ou técnicas para fortalecer e “moldar” o corpo. Essa visão holística nos conduz a uma reeducação integral, o caminho do autoconhecimento que nos leva a uma transformação interior.
Yoga não é religião. Pode ser praticada por pessoas de ambos os sexos em qualquer idade, tornando-se acessível a homens e mulheres em qualquer idade.
Yoga não é ginástica. Suas posições ou posturas são um modo seguro e consciente de mover a energia vital (Prana), orientando a circulação dessa energia em todo o corpo.
A psicoterapia através do Yoga convida através dos Asanas (alongamentos), Pranayamas (respiratórios), e Mantras (sons sagrados), aos cuidados e orientações dietéticas, psicológicas, estéticas e filosóficas, levando a mudanças necessárias e o abandono dos maus hábitos.
Ao iniciante de Yoga não é exigido nenhum regime alimentar especial ou qualquer outra interdição. Porém, aos poucos, com a progressão dos exercícios, a reeducação respiratória e a prática da meditação, o yogin (praticante de Yoga) percebe que determinados hábitos e alimentos devem ser abandonados, por serem prejudiciais ao organismo e à qualidade de vida.
A prática do Hatha Yoga não está dissociada da vida social, política e cultural de cada indivíduo. Na verdade, através das práticas das “oito ações” (Ashtanga), o yoga nos convida a questionar a forma como nos deixamos envolver com placebos e promessas do paraíso, tornando-nos conscientes do Aqui e Agora!
“Só o que acontece contigo é verdadeiro
Só o que em ti floresce é verdadeiro
Só o que em ti cresce é verdadeiro e vivo”.
Osho