[AGENDA PE] Acessibilidade é tema de evento neste sábado na Faculdade Guararapes
No próximo sábado (26), a Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate – realiza encontro gratuito e aberto ao público para discutir a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. O público-alvo são educadores, pedagogos e profissionais que lidam com pessoas com deficiência.
De iniciativa do Núcleo de Acessibilidade da FG (NAG), a programação envolverá palestras, oficinas e lançamento de livros e de cartilha sobre acessibilidade, além de apresentações culturais. Uma delas é com Amanda Lima, primeira bailarina com Síndrome de Down a usar sapatilhas de ponta do Norte-Nordeste. Também haverá aula de Zumba com Priscila Mesquita, aluna de Educação Física da FG com Síndrome de Down.
Livros – A programação envolverá ainda apresentação de dois livros. Um deles é intitulado de ‘Receitas de Brincadeiras : A arte de desenvolver vários tons azul !’, de autoria da psicóloga Frínea Martins da Costa Andrade e da pedagoga Ana Cláudia Prazeres França Cavalcanti de Albuquerque. A obra trata de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O outro é ‘A Política de Inclusão na Educação Profissional’, da pedagoga Kátia Cristina B. Moura dos Santos. A publicação trata da educação profissional a partir de núcleos de acessibilidade como complemento.
Pioneirismo – A Faculdade dos Guararapes é pioneira em acessibilidade no ensino superior. No campus Piedade, por exemplo, a infraestrutura física e arquitetônica permite inclusão no seu ambiente educacional. Conta, entre outros, com sinalização acessível, plataformas elevatórias para cadeirantes, rampas acessíveis, piso e mapa tátil e sanitários acessíveis.
Além de disponibilizar estrutura física que permite a mobilidade e acessibilidade de alunos, funcionários e visitantes, a instituição de ensino conta ainda com o Núcleo de Acessibilidade, formado por 12 pessoas para auxiliar, orientar e permitir que pessoas com deficiência ou necessidades específicas sejam atendidas e desenvolvidas suas habilidades em sala de aula e demais atividades, com cidadania. A equipe é formada por tradutor e intérprete de libras, psicopedagogos, fonodiaudiólogo e tiflólogo, que lida com pessoas com baixa visão ou cegas.
A FG também é referência no mundo esportivo para a realização de atividades esportivas paralímpicas. Já sediou, por exemplo, Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica com atletas de todas as regiões do País, incluindo os que participaram dos Jogos Paralímpicos de Londres. Outro destaque foi receber o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC).
Confira abaixo a programação completa do I Acessibilidade em Foco: “Incluindo no Ensino Superior”:
7h30 – Credenciamento
8h – Abertura / Momento cultural: Amanda Lima (1ª Bailarina com Síndrome de Down a usar sapatilhas de ponta do Norte e Nordeste).
8h20 – Mesa de Abertura: Prof.ª Vanessa Piasson (Diretora Geral da Faculdade Guararapes), Prof. Pierre Lucena (Reitor da Faculdade Guararapes) e Marcus Peixoto (CEO da Rede Laurate – Faculdade dos Guararapes).
9h – Palestra: “Políticas Inclusivas do/no Ensino Superior e seus referenciais Teórico-legais” – Prof. Msc. Gustavo Estevão – diretor de Integração das redes de educação Profissional (SETEC/MEC).
9h40 – Mesa redonda: “Acessibilidade Arquitetônica: Contribuições para a Autonomia da Pessoa Cega e da Pessoa com Mobilidade Reduzida”, com Juliana Duarte (Jornalista – UNICAP) e Roberto José (doutor em Serviço Social e Dirigente da APEC).
11h – Mesa redonda: “Acessibilidade Comunicacional: Quebrando as Barreiras e garantindo o Direito Comunicacional”, com Milton Pereira e Thiago Albuquerque (prof. Surdo da UFPE).
12h30 – Intervalo
13h30 – Momento cultural: Aula de Zumba – Priscila Mesquita (Aluna de Educação Física da FG com Síndrome de Down)
14h – depoimento dos estudantes da FG atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE)
14h20 – Lançamento da cartilha sobre acessibilidade do Núcleo de Acessibilidade Guararapes (NAG).
14h50 – Momento cultural: Apresentação do Judô Inclusivo (Paulo de Tassio).
15h – Oficinas:
-Metodologias Acessíveis para o AEE no Ensino Superior – Marcia Menezes (Pós-Graduanda em Libras) e Ricardo Nascimento (Tiflólogo pela APEC);
-Libras: meio legal de comunicação e expressão entre Surdos e Ouvintes – Elizio Gomes – Instrutor de Libras (Prolibras/MEC) e Liara Reis – Pós-Graduanda em Libras (FAEL/RJ).
17h30 – Momento cultural: Apresentação do texto do autor Hélio de Araújo – “A Peleja pela Inclusão”, por Luís Henrique e Sandra Pinheiro.
18h – Encerramento.
SERVIÇO
O quê: I Acessibilidade em Foco: “Incluindo no Ensino Superior”
Quando: sábado, dia 26 de novembro de 2016.
Onde: Campus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG) – Rua Comendador José Didier, 27.
Horário: das 8h às 18h.
Quanto: Gratuito
Inscrição no endereço: https://goo.gl/MnVPs0