Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Unipaz/PE promove palestra com Leonardo Boff, dia 27 de outubro, em Boa Viagem

Unipaz/PE promove palestra com Leonardo Boff, dia 27 de outubro, em Boa Viagem

Defensor de uma democracia que vincula justiça social com justiça ecológica, Leonardo Boff, estará na Unipaz Recife, dialogando com os participantes do próximo seminário da Formação Holística de Base da instituição, que integra o Colégio Internacional dos Terapeutas. O seminário “Como Cuidar da Vida em Tempos de Mudanças” acontece dia 27 de outubro, no Mar Hotel, em Boa Viagem, das 9h às 12h, e já está realizando inscrições pelo telefone 3244-2742 e 97251415. As informações podem ser obtidas no site www.unipazrecife.org.br.

A partir do olhar das quatro ecologias defendidas pela Unipaz, política e social, mental, ambiental e integral, Leonardo Boff, tratará nesse seminário, da conscientização sobre a urgência do surgimento de uma sociedade sustentável “para atender as necessidades de todos”, tema difundido e alertado por ele no Fórum Social Temático realizado em Porto Alegre. O palestrante abordará com os “aprendizes” da Unipaz e participantes em geral, a “Ecologia Profunda” com reflexões sobre o caminho a ser seguido, e a identificação dos padrões mentais atuais que promovem a destrutibilidade à vida.

O seminário proporcionará a visão holística do atual modelo de desenvolvimento, trazendo conselhos para o desenvolvimento desta “sociedade sustentável” almejada. No conteúdo programático, Leonardo Boff, estará imbuído de demonstrar as bases da “Sabedoria do Cuidado” diante da crise. “Uma super democracia planetária deverá forçosamente surgir e ela englobará Terra e a Humanidade num destino comum”, enfatiza o teólogo.

Leonardo Boff : um dos pais da teologia da libertação
Leonardo Boff é um dos maiores intelectuais que Santa Catarina já projetou para o mundo. Um dos principais teólogos desse final de século, com prestígio e autoridade mundial, a ponto de merecer da suprema hierarquia da Igreja Católica, em Roma, dois “castigos” de “silêncio obsequioso”, a condenação mais grave da ex-Inquisição aos rebeldes da instituição, e que determinaram a renúncia de Leonardo às suas funções de padre franciscano, em 1993.

Próximo a completar 73 anos de idade, no próximo dia 14 de dezembro, Boff nasceu em Concórdia e é neto de imigrantes italianos, chegados ao Rio Grande do Sul no final do século passado. Filho de família numerosa, fez seus estudos primários em casa, com o pai, comerciante e professor. Depois ingressou na vida religiosa, fazendo seus estudos superiores em Petrópolis e em Munique, na Alemanha, onde concluiu Doutorado em Teologia, em 1970.

Leonardo Boff é considerado um dos “pais” da Teologia da Libertação, movimento que sacudiu a Igreja de Roma e determinou, a partir de 1993, seu afastamento das funções religiosas, mas não de suas atividades de intelectual comprometido com teses revolucionárias, que caem bem em qualquer catecismo de líderes como Che Ghevara, Mandela, Helder Câmara, Gandhi ou Jesus Cristo.

Concluído seus estudos acadêmicos, com o Doutorado na Alemanha, Boff exerceu permanente e decisiva influência nos segmentos de esquerda da Igreja Católica, tanto na América Latina, quanto na África e Ásia. É professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde mora. Foi professor visitante nas Universidades de Lisboa, Salamanca (Espanha), Harvard (Estados Unidos), Basel (Suíça) e Heildelberg, na Alemanha. É Doutor Honoris Causa da Universidade de Turim, Itália, e da Universidade de Lund, Suíça.

PRÊMIOS RECEBIDOS POR LEONARDO BOFF:
(Fonte: Wikipedia)

§ Prêmio conferido a Jésus Christ Libérateur. Paris, Du Cerf, como livro religioso do ano na França (1974)
§ Prêmio conferido a The Lord’s Prayer. Quezon City, como livro religioso do ano nas Filipinas (1984)
§ Herbert Haag Preis Freiheit in der Kirche, prêmio pela liberdade na Igreja, de Luzern, Suiça (1985)
§ Prêmio conferido a Passion of Christ, Passion of the World. New York, Orbis Books, como livro religioso do ano nos USA (1987)
§ Prêmio Internacional Alfonso Comin, concedido pela fundação Alfonso Comin e pela prefeitura de Barcelona, por seu trabalho comunitário e em prol dos direitos dos empobrecidos e marginalizados (1987)
§ Prêmio dos editores de livros religiosos em idioma alemão pelo conjunto de sua obra traduzida para o alemão em Frankfurt (1988)
§ Prêmio Thomas Morus Medaille der Thomas Morus Gesellschaft pela firmeza da consciência (Standfestigkeit des Gewissens) (1992)
§ Prêmio Nacional de Direitos Humanos (1992)
§ Prêmio Sergio Buarque de Holanda (Biblioteca Nacional – Ministério da Cultura), para a obra Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. S.Paulo, Ed. Atica, como ensaio social do ano (1994)
§ Prêmio Right Livelihood (Correto Modo de Vida), conhecido como o Nobel alternativo, Estocolmo, Suécia (2001).
§ Doutor Honoris Causa da Escola Superior de Teologia, instituição da Igreja Evagélica de Confissão Luetarana no Brasil, em pelo seu compromisso ecumênico a partir do diálogo com a teologia protestante e à reflexão entre teologia e ecologia (2008).

PRINCIPAIS OBRAS DO ESCRITOR
(Fonte: Wikipedia)
§ O evangelho do Cristo Cósmico. Petrópolis: Vozes, 1971.
§ A Águia e a Galinha. Petrópolis: Vozes, 2002.
§ O caminhar da igreja com os oprimidos – Do vale das lágrimas à terra prometida. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.
§ Casamento entre o céu e a terra. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.
§ Experimentar Deus. A transparência de todas as coisas, Campinas: Verus, 2002.
§ São José, a personificação do Pai. Campinas: Verus, 2005.
§ Igreja: carisma e poder. Ensaios de uma eclesiologia militante. São Paulo: Record, 2005.
§ Ética da vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
§ A força da ternura. Pensamentos para um mundo igualitário, solidário, pleno e amoroso. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
§ Masculino e Feminino. Experiências vividas. Rio de Janeiro: Record, 2007.
§ Homem: Satã ou Anjo Bom. Rio de Janeiro: Record, 2008.
§ Ecologia, Mundialização, Espiritualidade. Rio de Janeiro: Record, 2008.
§ O Evangelho do Cristo cósmico. A busca da unidade do Todo na ciência e na religião. Rio de Janeiro: Record, 2008.
§ Eclesiogênese: a reinvenção da Igreja. Rio de Janeiro: Record, 2008.

2 Comments

Leave a comment