PROJETO ‘MANTOS’ VIABILIZA INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE BRASIL E CHILE

Neste Outono de 2024 aconteceu no Chile, o projeto de intercâmbio ‘Mantos – Vestimenta, Memória e Identidade dos Povos Ameríndios, Tecendo Conexões Culturais entre Brasil e Chile’.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Casa Astral, em parceria com o mestre Manoelzinho Salustiano, sendo viabilizado pela Bolsa Funarte de Mobilidade Artística, do Ministério da Cultura. Contou com ações, neste final de maio, na Universidad Austral de Chile (UaCh), em Valdívia, e no Instituto Guimarães Rosa, em Santiago.
O intercâmbio cultural uniu – na UaCh (Museo Histórico y Antropológico Maurice Van de Male / Museo de La Exploracion Rudolph Amandus Philippi) – as golas do Maracatu de Baque Solto, levadas pelo mestre Manoelzinho Salustiano, aos mantos Mapuche da artesã Hilda Ñanco. Os dois maestros exibiram os seus mantos, participaram de roda de conversa e facilitaram lindas oficinas, conectando as experiências dos povos originários da América do Sul, através da arte de tecer e bordar. As atividades aconteceram durante a celebração do ‘Día de los Patrimonios’, alcançando a visitação de 2.179 pessoas nos museus da UACh em Valdívia.

No Instituto Guimarães Rosa, em Santiago, o mestre Manuelzinho apresentou sua aula espetáculo, expôs as golas e tirou dúvidas do interessado público.
Manoelzinho e a equipe que o acompanhou – a gestora da casa Astral Guida Gomes, a historiadora e filha do mestre Gabi Salustiano e a comunicadora Lu Rabelo – ainda tiveram a graça de serem convidades a visitar espaços especiais em Santiago, como o Museu Chilheno de Arte Precolombino e o Museu da Memória e dos Direitos Humanos.
Manoelzinho Salustiano é mestre no universo do Maracatu de Baque Solto e do Cavalo Marinho, tendo recebido, em 2020, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Pernambuco. Filho mais velho do Mestre Salu, desde criança está envolto nas atividades da cultura popular, com reconhecido destaque como artesão de estandartes de agremiações e golas de caboclos e arreiamá do Maracatu de Baque Solto, onde utiliza a técnica do bordado com miçangas e lantejoulas.
REALIZAÇÃO
INSTITUTO CASA ASTRAL
MANOELZINHO SALUSTIAN
FUNARTE / MINISTÉRIO DA CULTURA
APOIO
Secretaria de Cultura da Cida de Recife / Prefeitura do Recife
Cerveceria Kunstmann
Café Restaurante Cosas Ricas @cosasricas.valdivia
Flotar
Portal Flores no Ar