Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • Marte em conjunção com Saturno

Marte em conjunção com Saturno

Por Haroldo Barros
(http://haroldobarros.wordpress.com)

Encontro entre o agressivo Marte e o disciplinador Saturno indica a necessidade de dar resolução aos projetos e pendências.

No dia 24 de Agosto de 2016 ocorreu o encontro entre esses dois planos da alma, aos dez graus do signo de Sagitário.

Qual o principal atributo de um guerreiro? A força? A coragem? A combatividade?

Na verdade, não se pode conceber um guerreiro sem duas grandes virtudes: a força e a disciplina.

Podemos dizer, portanto, que um guerreiro nada mais é do que um determinado potencial combativo, sob a mais estrita disciplina. Um soldado sem disciplina não é um guerreiro e sim um arruaceiro.

Já dizia o sábio Sun Tzu, autor de A Arte da Guerra, que a coragem e a força são atributos da juventude, enquanto que a prudência e a disciplina são frutos da maturidade. Bem, você não tem que ser necessariamente jovem (em termos cronológicos, bem entendido, pois o que define a idade não são os anos) para se sentir forte e impetuoso; nem tem que esperar chegar à velhice para ser prudente e sábio. O ideal é que você encontre o ponto de equilíbrio que lhe permita otimizar e maximizar os seus potenciais.

O encontro entre Marte e Saturno, no signo de Sagitário, é um sinal do cosmos para que nos esforcemos para unir, dentro de nós, a força e a disciplina, a combatividade e a estratégia, a coragem e a paciência.

É chegada a hora de fazer o que deve ser feito, de dar andamento às coisas que estão emperradas e engavetadas, traçando, com inteligência, os passos a serem dados e a energia a ser alocada.

Análise Cíclica

Independentemente da qualidade própria desse momento, sinalizada pela conjunção Marte-Saturno, do ponto de vista ciclológico cabe também uma observação.

ciclo sinódico entre dois planetas se dá da seguinte maneira: na conjunção(quando os dois astros se encontram no mesmo grau do Zodíaco), inicia-se um ciclo, novas sementes são lançadas, algo novo começa.

O astro mais rápido continua avançando e, na oposição (quando os astros estão a 180º), esse ciclo atinge o seu máximo. Nesse ponto, as sementes lançadas no momento da conjunção frutificam (para bem ou para mal) e rendem resultados.

Mas, entre a conjunção e a oposição e vice-versa existem dois momentos em que os astros se colocam em quadratura (a 90º um do outro). Os pontos de quadratura representam momentos de crise, de oportunidade. A quadratura crescente (entre a conjunção e a oposição) está relacionada a crescimento. Às vezes, nesta fase, faz-se necessário um ajuste ou reordenamento de metas, para que os projetos ou vivências iniciadas na conjunção continuem ou até mesmo se extingam de vez.

Já a quadratura minguante (entre a oposição e a conjunção) está relacionada a uma crise que solicita novos ajustes, porém com vistas ao encerramento do processo.

E, na nova conjunção, o ciclo é definitivamente encerrado e um novo se inicia.

Alguns desses ciclos duram um mês, como é o caso dos ciclos envolvendo a Lua. Outros duram vinte anos, como é o caso do ciclo Júpiter-Saturno. E outros ainda duram aproximadamente dois anos ou dois anos e meio como é o caso deste ciclo Marte-Saturno.

Quando observamos esse tipo de ciclo, percebemos que o tempo e seu desenrolar em nossa vida fica impregnado de significados. E vivemos em meio a uma infinidade desses ciclos, que se mesclam e se interpenetram entre si. O ciclo entre Marte e saturno é um dos mais importantes para nós, pois associa esses dois elementos de vital significação emocional e prática.

A vez mais recente em que Marte e Saturno fizeram uma conjunção foi no período Agosto-Setembro de 2014. Avalie com cuidado: que sementes você lançou, nos entornos desse momento? Que projetos ou vivências você iniciou aí?

Marte e Saturno fizeram uma quadratura crescente em Janeiro de 2015. Pergunte-se: que tipo de crise de ajustamento seu projeto ou vivência passou, durante esse momento?

A oposição Marte-Saturno ocorreu em Maio de 2015. Aí aconteceu o apogeu do ciclo. Que frutos você colheu?

A quadratura minguante entre Marte e Saturno ocorreu entreSetembro-Outubro de 2015. Eis aí o momento da crise final, o princípio do fim do ciclo.

E a conjunção a ocorrer neste Agosto-Setembro de 2016 encerra o ciclo iniciado em Agosto-Setembro de 2014 e começa outro, que deverá desenrolar-se da seguinte maneira:

Quadratura Crescente: Janeiro de 2017;

Oposição: Maio-Junho de 2017;

Quadratura Minguante: Outubro de 2017;

Nova conjunção: Abril de 2018.

Fique atento. E aproveite para usar os momentos cíclicos a seu favor, em vez de nadar contra a correnteza cósmica.

A propósito: a conjunção Marte-Saturno ocorre aos dez graus de Sagitário. Se você já tem o seu mapa astrológico, observe em que casa astrológica ocorrerá esse fenômeno e você terá uma ideia de que área da vida irá ser ativada pela força conjugada esses dois astros.

Dica Cinematográfica

Mulan, dos Estúdios Disney, onde você entenderá o poder da força e da disciplina colocados a serviço de um ideal.

Leave a comment