Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Workshop de Feng Shui ensina como cuidar de ambientes em sintonia com a autorrealização

Workshop de Feng Shui ensina como cuidar de ambientes em sintonia com a autorrealização

karla zovka

Ambientes harmonizados, limpos, com espaços adequados ao desenvolvimento das tarefas e um clima de bem-estar são elementos indispensáveis para que a vida possa fluir de maneira benéfica e ajudar o indivíduo a alcançar suas metas e objetivos mais elevados. Graças à técnica milenar do Feng Shui, o mundo ocidental pode utilizar recursos, tanto psicológicos quanto externos, que possibilitam potencializar ambientes e tornar a vida melhor. A terapeuta de ambientes, Karla Patrícia Zovka, lançando mão desses recursos, elaborou um Workshop no Recife, dias 18 e 19 de julho, para qualquer pessoa interessada em aplicar esse conhecimento ancestral.

O propósito do evento, segundo ela, é “apresentar a sabedoria do Feng Shui, numa perspectiva sistêmica e vivenciar aspectos inconscientes dos ambientes, favorecendo a conexão com a força ancestral e a autorrealização”. O workshop “Cuidando dos ambientes em sintonia com a Realização” é uma realização do Projeto Reflorescer e acontecerá no sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 13h, na Rua Corrêa de Araújo, 69, Graças, Recife-PE (Prox. à Praça do Entroncamento). As inscrições e informações podem ser obtidas pelo emailreflorescer7@gmail.com ou pelos fones (81) 9969-0239 e (81) 8336-3273.

karla zovka feng shui
Karla Zovka

“O Feng Shui preza pela organização, limpeza dos ambientes, utilização dos elementos naturais como canalizadores de energia e sua distribuição para utilização adequada do espaço”, explica a facilitadora, que é Consultora e difusora do Feng Shui; Certificada pelo Mestre Oriental I Ming; Membro da Sociedade Feng Shui; Psicoterapeuta sistêmica e integrativa; Terapeuta de ambientes e idealizadora do Projeto Reflorescer, que busca a expansão do amor e a autorrealização.

CONFIRA ABAIXO ENTREVISTA COM A FACILITADORA DO WORKSHOP, KARLA PATRÍCIA ZOVKA, E ENTENDA MELHOR SOBRE ESTA TÉCNICA ORIENTAL DE HARMONIZAÇÃO EXTERNA E INTERNA DO SER:

O que é o Projeto Reflorescer?
Baseado nos princípios quânticos e integral, o Projeto Reflorescer visa promover a autoria da qualidade de vida, a expansão no amor e a realização. Integra o projeto o curso CUIDANDO DOS AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS EM SINTONIA COM A AUTORREALIZAÇÃO. Nessa proposta, consideramos que cada pessoa tem seus dons, talentos, força e destino. Quando ela se apropria dessas “energias”, ocupa o seu lugar na vida. Naturalmente, a autorrealização passa a fazer parte do seu ser.

Como definir autorrealização e no que a proposta do reflorescer ajuda o buscador a vivenciá-la?
Um dos aspectos fundamentais dessa manifestação é você se permitir ser quem realmente é. Sabendo que você não é a máscara, não é a sombra, não é a criança ferida; sabendo que você não é a ilusão, você se conecta com quem realmente você é. Permitindo-se ser um instrumento do seu Eu Superior, você deixa a vida se expressar em Alegria, Amor, Confiança e Paz. Nesse processo, a criação se desdobra a partir do coração, sem polaridade e em unidade com toda a vida e criação. Ao ter essa consciência, você pode ser realmente levado a cuidar de si, se apropriando do que é válido para que o seu despertar diário seja um caminho de realizações.

Qual a ideia do projeto com relação ao Feng Shui na busca da autorrealização?
Considerando o seu ambiente externo, observe o que está a sua volta, observe onde você mora, seu meio de vida, seus objetos. O que você precisa ter nesse ambiente que o ajude a renovar e conectar com essa energia, fortalecendo-se a cada dia? Com a consciência dos aspectos relevantes do nosso sistema, da nossa constelação familiar, e de como estamos representando/simbolizando esses aspectos em nossos ambientes, podemos liberar, desapegar e modificar essas energias em prol da nossa autorrealização.

Você falou em Constelação Sistêmica? Ela faz parte do conceito do Feng Shui Numa Visão Sistêmica? Ou seja, você precisa estar entendendo sua situação da teia familiar, social, cultural… para estar bem e autorrealizado?

Para Bert Hellinger, Idealizador da Constelação Familiar Sistêmica, o principal objetivo na terapia é auxiliar os clientes a se tornar pessoas auto-realizadas. A intenção é colocá-lo em contato com as suas próprias forças e com as forças da família dela. A verdadeira autorrealização acontece quando alguém segue a sua vocação interior, sua missão especial para a qual foi chamado a serviço. Quando ele a satisfaz alcança a realização pessoal. Essa pessoa tem paz interior e peso na área em que é competente. Ela faz o que a vida exigiu dela e alcança a plenitude. Por isso, fazemos a conexão entre o Feng Shui e a Constelação Sistêmica.

Quais os princípios da Constelação Sistêmica?
Bert Hellinger ao escrever sobre suas observações nos presenteia com as “Ordens do Amor” que são os princípios básicos que regem as Constelações Familiares e conseqüentemente nossas vidas. Quando esses princípios são ignorados causam distúrbios, conflitos e dores em escala individual e coletiva. Por isso devemos refletir se nosso sistema familiar está de acordo com as três leis básicas:

A 1º lei se refere à necessidade de pertencer
Todos têm o igual direito de pertencer. Cada membro da família tem o mesmo direito de pertinência, não importa o que o indivíduo fez ou faça de “condenável”, “pecaminoso”, “reprovável” ou “errado” ele continua tendo o direito de pertencer ao sistema familiar. Ninguém e ou nada deve ser excluído do sistema familiar. Isso não quer dizer que a pessoa irá ficar isenta de suas restrições e até mesmo de punições legais, mas sim que no sistema familiar ela continua tendo o mesmo direito de pertencer.

A 2ª lei se refere à necessidade de hierarquia
Hierarquia para o sistema familiar é: os mais antigos vêm primeiro e os mais novos vêm depois. Quem vem primeiro tem precedência sobre os que vêm depois. Os pais são os grandes e os filhos são os pequenos. Quando o filho (pequeno) se sente maior, mais importante e mais capaz que os pais (grandes) e se comporta como se os pais fossem incapazes acreditando que têm o direito de mandar na vida dos mesmos, esse filho passa a carregar um destino pesado; tornando sua vida turbulenta e cheia de dor.

A 3ª lei se refere ao equilíbrio entre dar e receber
O equilíbrio entre o dar e receber deve existir entre o casal e entre pais e filhos. A ordem natural vem do mais antigo para o mais jovem. Os pais dão a vida e os filhos a recebem. Os pais dão amor e os filhos o aceitam em seu coração. Assim o equilíbrio está estabelecido, pois é ensinado o seguinte: os filhos precisam dos pais, mas os pais não precisam dos filhos.

Essas são as três leis que Bert Hellinger foi descortinando em suas observações durante os trabalhos terapêuticos práticos que ele desenvolveu ao longo dos anos. Esse processo se desdobrou e sua percepção foi se aprofundando sobre o funcionamento de famílias, casais, nações, empresas e sistemas. Todo grupo funciona como um organismo vivo que se autorregula para permitir que a vida aconteça ao longo do tempo.

O FENG SHUI E A HARMONIA DA NOSSA CASA

No que consiste o Feng Shui? Existe há quanto tempo?
Com significado de “Bons Ambientes”, Feng Shui é uma prática ancestral do povo chinês para que se tenha uma vida próspera. Assim, podemos dizer que o Feng Shui é uma sabedoria de vida. São milhares de anos acumulados de conhecimentos e práticas ancestrais ligadas à natureza, às estações e aos animais, calendários lunares e solares, etc..Os principais conceitos do Feng Shui ditam pela organização e limpeza dos ambientes, juntamente com a utilização dos elementos naturais como canalizadores de energia e sua distribuição para utilização adequada do espaço. Ao considerar o Feng Shui numa visão sistêmica e integrada, priorizamos o tamanho do imóvel, seus moradores e propósitos de vida.

Como essa prática pode influenciar na vida de alguém?
Através do conhecimento ancestral do feng shui, de técnicas sistêmicas e de vivências que favoreçam a integração, o equilíbrio e a harmonia, desenvolvemos a expansão e a realização. A consciência sistêmica nos alerta para o pertencimento e interligação de uma forma que ultrapassa a transmissão consciente de informações, comunicação, comportamento e sentimentos individuais. Na alma, participamos de algo que confere individualidade a cada grupo particular, a cada família, a cada empresa, a cada círculo de amigos, numa força que nos leva a um vínculo profundo.

A integração equilibrada e harmoniosa das dimensões física, emocional, mental, espiritual e ecológica, associada à consciência sistêmica, possibilita o reconhecimento e a apropriação da nossa força ancestral, bem como a conexão com a alma e, naturalmente, nos leva para o caminho da expansão e da realização.

Deve ser praticado com frequência?
O Feng Shui é um instrumental destinado à intervenção prática no cotidiano. Ele é dinâmico e se adapta ao seu tempo, incorporando novas visões. Apresenta também uma linha mestra: “viver em harmonia com a terra e o céu.” Compreende-se que toda a criação é uma massa rodopiantede de energia vital ‘Qi’, e seus mundos interno e externo estão conectados. O que você sente e pensa, tudo se dá no espaço sagrado do coração. Nesse espaço, armazenamos nossos sentimentos, sonhos, emoções… todo nosso registro de vida que naturalmente reflete em nosso espaço exterior.seu estado de existência se reflete no mundo físico mais próximo, ou seja, seu lar. Nada está separado ou desconexo. Se no dia-a-dia melhorarmos o nosso padrão vibratório, alteraremos a energia e o estado de espírito dos nossos ambientes de moradia e trabalho. Alegria, amor, paz, prosperidade, saúde, amizades, beleza já estão bons para começar, não é mesmo?

Existe algum tipo de restrição a esta prática?
Em minha vivência pessoal, não percebo restrição alguma. O Feng Shui favorece o equilíbrio e a harmonia das nossas energias internas e externas. Para isso, precisamos ter consciência do que queremos melhorar. Lembrando que o princípio fundamental do Feng Shui é colocar em prática a “arte viver em harmonia com a terra e o céu”, sugerimos que você inicie com o Feng Shui interior. Em meditação, sintonize com o seu coração físico. Intencione, visualize e sinta a si mesmo no espaço sagrado do seu coração e se pergunte: Qual a verdadeira necessidade do meu coração? Que sentimentos, emoções e registros, estou mantendo nesse espaço? O que posso fazer para me sentir feliz e realizado?

INVESTIMENTO: R$ 200,00
​Inscrições antecipadas
​Facilidades de pagamento​
Vagas limitadas

Data: 18 e 19 de Julho de 2015
Sábado – 9h às 18h.
Domingo – 9h às 13h.

Local: Rua Corrêa de Araújo, 69, Graças, Recife-PE
(próximo à Praça do Entroncamento)

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
reflorescer7@gmail.com
(81) 9969-0239
(81) 8336-3273

Leave a comment