Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • Vênus entra no Signo de Capricórnio

Vênus entra no Signo de Capricórnio

Por Haroldo Barros
https://haroldobarros.wordpress.com

Continuando o seu eterno caminhar pela roda zodiacal, o planeta Vênus adentra o signo de Capricórnio, dando início a um ciclo de realização do amor integral.

Senhora dos afetos e amores, dos risos e das graças, a deusa grega Afrodite, miticamente associada ao planeta Vênus, é o símbolo do Amor, em suas diferentes formas e manifestações. Seu filho Eros (ou Cupido) era o encarregado de espalhar esse sentimento pelo mundo, entre os deuses e os mortais, através das flechas do desejo, disparadas pelo seu certeiro arco.

Ao transitar pelo signo de Capricórnio (até o dia 16 de Fevereiro), Vênus nos impulsiona ao resgate do Amor, em sua plenitude e totalidade, convidando-nos à entrega integral ao sentimento. Ou seja, se você ama, deve amar por inteiro; e, mais importante : deve buscar a realização desse amor, consolidando-o, sedimentando e edificando. É importante, pois, que o sentimento e a realização afetiva estejam cristalizados sobre uma base sólida, de estruturas seguras. Afinal, nenhum edifício se sustenta sobre alicerces que não sejam provados e bem estaqueados.

Porém, lembre-se de que o verdadeiro Amor só se realiza na medida em que o ente amado se realiza; a tudo suporta e compreende; não é egoísta nem interesseiro.

É importante, igualmente, relembrar os dizeres de Platão acerca do Amor : o ser humano até pode começar por amar as belas formas, porém é necessário desenvolver o Amor pelas belas almas. O sentimento do Amor é eterno na exata medida em que o objeto desse sentimento é eterno; o Amor suscitado pelas belas formas é absolutamente finito e efêmero, uma vez que todo corpo encontrará, fatalmente, a dissolução; o Amor pelas belas almas, por seu turno, é eterno, uma vez que o objeto desse Amor, a alma, é eterna.

Em Shakespeare, Julieta, ao ouvir seu amado Romeu jurar-lhe amor eterno, roga-lhe que não o faça em nome da luminosa Lua, que, com suas quatro fases, é símbolo de inconstância e fluidez. É mais interessante, portanto, calcar o seu amor pelas estrelas, essas sim, eternas e imutáveis.

Dica Literário – Cinematográfica
O magnífico romance O Amor Nos Tempos do Cólera, do saudoso, inesquecível e inigualável Gabriel García Marquez, considerado um dos mais belos e encantadores romances do Século XX.

Uma belíssima história de amor! E com o  delicioso e inconfundível charme que caracteriza a escrita de Gabo.

Você vai conhecer Florentino Ariza, alguém que tinha Vênus em Capricórnio, provavelmente, um homem que se apaixona por uma bela mulher, de bela alma. E espera quase sessenta anos (!!!!) para poder consumar esse amor.

E, embora seja sempre muito difícil adaptar uma obra desse porte para o cinema, vale a pena conhecer o filme de mesmo título do diretor Mike Newell, produção colombiano-americana de 2007, com Javier Bardem no papel principal e uma participação especialíssima da atriz brasileira Fernanda Montenegro.

Sugestão: veja o filme. Mas leia o livro antes.

Certamente você não se arrependerá.

Leave a comment