Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • Vênus entra em movimento retrógrado

Vênus entra em movimento retrógrado

Por Haroldo Barros
https://haroldobarros.wordpress.com
 

No dia 4 de março de 2017, o planeta Vênus iniciou seu movimento retrógrado, inaugurando uma fase de reflexão sobre o amor e os relacionamentos.

O movimento retrógrado de um planeta indica que ele está andando para trás. Na verdade, trata-se de uma ilusão de ótica, causada pela concentricidade das órbitas planetárias. Nenhum planeta anda para trás, nos céus.

Mas pode parecer que anda.  E, ao menos visualmente falando, anda mesmo.

Porém, do ponto de vista simbólico, esse aparente movimento de retorno tem significados importantes, que vale a pena conhecer.

Movimento planetário retrógrado

Em Astrologia, o movimento retrógrado significa que a energia emocional daquele planeta tende a se tornar mais lenta, arrastada e atenuada. Durante a retrogradação, temos dificuldades de colocar em prática as habilidades ou talentos simbolizados pelo planeta.

Por outro lado, a retrogradação nos convida a uma reflexão acerca das nossas ações e omissões nas questões ligadas aos significados daquele planeta.

No caso de Vênus, planeta que rege o afeto, as relações, os sentimentos, somos convidados a uma reflexão sobre a maneira como podemos melhorar os nossos relacionamentos, especialmente a longo prazo. E também o que estamos fazendo e deixando de fazer para elevar a qualidade de nossas trocas relacionais.

Talvez você precise de uma forcinha para fazer essa reflexão, especialmente se não tiver clareza da necessidade dela… E o Cosmos pode se encarregar de criar essa oportunidade para você: seja uma crise, seja uma briga daquelas, seja um filme ou peça teatral… Algo pode desencadear processos que, mais ou menos dolorosos, mais ou menos fáceis ou difíceis, deverão contribuir para esse aprendizado. Se você estiver atento, claro!

Portanto, esteja atento!

A retrogradação ocorre quando Vênus está aos treze graus do signo de Áries, o que indica que, nessa nossa reflexão, devemos focar em resgatar a aventura das relações. Algumas dicas, portanto, para os próximos tempos de retrogradação venusiana:

  1. Controle a sua ansiedade. As coisas levam tempo para acontecer. E se você tentar apressar o processo pode até atrapalhá-lo ou mesmo impedi-lo;
  2. Abdique do controle. É impossível controlar o outro o tempo todo e isso certamente não é saudável nem para o indivíduo nem para a relação;
  3. Áries é o signo do impulso, portanto, arrisque-se! Mas deixe claras as suas expectativas e busque esclarecer as expectativas do outro;
  4. Dê uma olhadinha nessa parte do Céu, se você já tem o seu Mapa Astrológico. Qualquer planeta ou ponto próximo aos treze graus de Áries, no seu mapa, pode ser afetado por essa retrogradação e ser arrastado por ela, o que pode, até mesmo, facilitar o seu processo de avaliação e reflexão; na verdade, a região do Céu afetada vai de vinte e sete graus de Peixes até treze graus de Áries (veja abaixo);
  5. Foque o outro. Como diria o grande poeta Mário Quintana, “amar é mudar a alma de casa”.
  6. Dê movimento à sua história. Novas ideias ou práticas a dois poderão ajudar a desanuviar o horizonte.

Detalhe Importante

Em seu movimento retrógrado, Vênus retornará ao signo de Peixes no dia 2 de Abril. E aí pedirá a todos nós que adotemos uma postura mais contemplativa do que ativa.

Em Peixes, Vênus nos convida a vivenciar o amor de forma mais suave e com maior foco no outro. Ótima oportunidade de jogar o bálsamo da serenidade na relação.

E Vênus permanecerá retrógrado até o dia 15 de abril, quando retornará ao movimento normal, aos vinte e sete graus de Peixes. E retorna a entrar em Áries no dia 28 de Abril. E retorna ao ponto original de retrogradação, treze graus de Áries, no dia 18 de Maio. Somente aí se encerrará completamente o ciclo.

Portanto, você terá bastante tempo para as suas ações e reflexões.

Bom proveito!

Dica Cinematográfica

O filme “Tarde Demais para Esquecer” (An Affair To Remember, EUA, 1957), estrelado por Deborah Kerr e Cary Grant, um clássico do cinema romântico, onde você vai ver como as expectativas produzem ações e reações. E se você for mesmo do time romântico e cinéfilo, busque a música-tema, com o mesmo título, interpretada pela própria Kerr ou pelo inexcedível Nat King Cole.

Ah, e prepare um lenço…

Leave a comment