Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • Triangulação entre Vênus, Urano e Plutão indica possibilidade de crises afetivas

Triangulação entre Vênus, Urano e Plutão indica possibilidade de crises afetivas

Por Haroldo Barros (artigo publicado originalmente no blog do autor: http://haroldobarros.wordpress.com/)

O planeta Vênus faz oposição (ângulo de 180 graus) a Plutão e quadratura (ângulo de 90 graus) a Urano, indicando
a possibilidade de crises afetivas.

Essa pesada triangulação entre Vênus, Urano e Plutão é um indicativo de que nuvens escuras trovejam no horizonte do paraíso.  Vênus está  no momento atravessando o signo de Câncer, o que é um poderoso estímulo ao afeto e ao romance (ver post do dia 02 de Junho de 2013). Porém, a posição que Vênus formará, ao longo sesta semana, traduz a possibilidade de crises desagregadoras.

E, mais interessante, a triangulação se torna exata justamente no dia 12 de Junho, o famigerado Dia dos Namorados…

E agora???

Ora, esta é, na verdade, mais uma data sem o menor sentido simbólico, cuja única finalidade é de aumentar as vendas nos shoppings, perfumarias e floriculturas. Até mesmo Santo Antônio, inspirador da data (o Dia dos Namorados, no Brasil é comemorado na véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro), nem sequer é lembrado…

E a TV enche a cabeça dos incautos com imagens de casais sorridentes e sons de canções românticas, incitando todos a visitar o shopping center mais próximo.

Melhor seria que se fizesse uma ampla análise do significado do namoro e da importância desse tipo de relacionamento no processo de maturação da personalidade e da vivência amorosa em si.

É fácil perceber todo o conjunto de fatores que contribuem para a exaltação dessa que se tornou a maior força emocional do Ocidente: o amor romântico. A literatura, o cinema, a música, enfim, muito do que circula ao nosso redor nos repete, incessantemente, que “é impossível ser feliz sozinho”. Tomados por essa febre, saímos em busca de uma suposta “alma gêmea”. E quando acreditamos encontraressa criatura, descarregamos nela, impiedosamente, todas as nossas expectativas e ansiedades, construindo uma imagem irreal, composta dos nossos próprios desejos e fantasias. Na maior parte das vezes, a “vítima” não consegue corresponder a essa imagem, o que nos frustra e decepciona, fazendo-nos concluir que “o amor é difícil” ou “amar é sofrer”.

Lastimável…

Bem, neste 12 de Junho, a densa triangulação Vênus-Urano-Plutão nos traz importantes oportunidades de reflexão.

São eventos astrológicos que nos convidam a repensar as questões relacionadas às estruturas de nossos relacionamentos e aos significados que atribuímos a eles. Hora, portanto, de se perguntar: sobre que bases repousa a minha relação? O que há de celestial nesse sentimento que me une ao meu parceiro afetivo? De que forma ele pode ser expresso, sinalizando algo para mim e para o mundo?

Essas reflexões talvez ajudem você a chegar mais perto de compreender e encontrar o amor verdadeiro. Afinal, ele existe sim. Mas lembre-se: o amor verdadeiro não é egoísta nem individualista; ele só se realiza à medida em que a felicidade do outro se realiza e à medida em que temos a coragem de abdicar de nossos próprios excessos egóicos a fim de contemplar, na face do outro, a Obra do Criador.

E, claro, tem que ser conquistado todo dia.

Portanto, nesse Dia dos Namorados, celebre o romantismo, leve flores e presentes para seu namorado/namorada, esposa/marido, faça serenatas, juras de amor e escreva poemas. A nossa alma ainda precisa se alimentar de toda essa paixão. Mas lembre-se de que essa alegria poderá ser muito maior e duradoura, se você puder olhar o outro com os olhos e o coração despidos de quaisquer emocionalidades mal resolvidas e projeções fantasiosas.

E não tenha medo de encarar as crises e as lágrimas.

E se tiver que enfrentá-las, lembre-se do que dizia Gibran, o grande poeta do Líbano: a pérola é um templo que a beleza constrói em torno da dor.

Se tiver que haver lágrimas, que, depois de secadas, sejam fertilizadoras, propiciando o impulso para uma relação mais integral e mais bem sedimentada.

Um beijo bem especial no coração de todos aqueles que ainda ousam se aventurar no amor, apesar de seus perigos.

E um beijo ainda mais especial, com a devida licença de todos os meus amigos, leitores e correspondentes, no coração da minha namorada, que me ensina com grande maestria o verdadeiro significado celeste do verbo amar.

Leave a comment