Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Solstício de Verão

Foto: Lu Rabelo
                                                                                                                                  Foto: Lu Rabelo

O Solstício é um acontecimento astronômico que ocorre duas vezes por ano, em dezembro e em junho, significando o início do Verão ou do Inverno. O solstício acontece devido aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia. É a época do ano em que o Sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios.

No caso de nós, cá do Hemisfério Sul, no dia 21 de dezembro, quando o Sol entra no signo de Capricórnio, acontece o Solstício de Verão, significando que a duração do dia é a mais longa do ano (no Hemisfério Norte acontece neste dia o Solstício de Inverno, o que significa que a duração da noite é a mais longa do ano). É no Solstício de Verão que acontece o dia de maior claridade, simbolicamente trazendo uma forte energia de Luz, de Vida.

Diversas religiões consideram os dias de Solstício e Equinócio como sendo mágicos, uma vez que são em tais momentos que ocorrem as mudanças de estações. “Os solstícios marcam o momento em que a vibração terrestre é mais elevada, declara a autora rosacruciana Corinne Heline.

“Durante a entrada do Sol em Capricórnio, signo localizado no ponto mais alto do zodíaco, símbolo por excelência das elevações e montanha, o Cosmos nos convida ao reconhecimento da plenitude e integralidade da Natureza (inclusive a Natureza humana), a mesma plenitude que traz, em seu bojo, a sonoridade primordial que expulsa as forças cegas que nos enchem de pânico. Mas que nós possamos, também, ter a humildade e a disposição para escalar as montanhas, tanto as da existência cotidiana como também aquelas que nos elevam a maiores realidades. E que possamos celebrar a estação do Verão com alegria e plenitude, mas que, sobretudo, essa plenitude esteja também presente em nossas almas”, declara o astrólogo Haroldo Barros.

O Verão, do latim veranum tempus, significa tempo de fortificação. De acordo como site xamanismo.com.br, “é o período para libertar forças escuras do nosso interior, de celebrarmos em conjunto e de nos prepararmos para o declínio da força solar. É a época do crescimento rápido, para se alcançar a plenitude com o Coiote. Os rituais nessa época comemoram a fertilidade e a abundância da Terra, com uma semente de preparação para a escuridão que está adiante. É um período de armazenamento e de celebração de tudo o que é bom na vida”.

Fontes consultadas para redação desta matéria:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=01684
http://consultoriodeastrologia.blogs.sapo.pt/751584.html

http://www.xamanismo.com.br/Universo/SubUniverso1193138775It001
http://www.significados.com.br/solsticio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio

http://portalfloresnoar.com/floresnoar/o-sol-entra-no-signo-de-capricornio-solsticio-de-verao/

Leave a comment