Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [SÍLVIA GARCIA] Banhos ritualísticos e medicinais

[SÍLVIA GARCIA] Banhos ritualísticos e medicinais

Por Sílvia Garcia* |

Os banhos medicinais são praticados desde 3.000 anos A.C.

Na civilização egípcia encontramos os primeiros relatos do uso dos banhos ritualísticos, feitos com intenção espiritual.

Documentos datados de 3.000 anos A.C. mostram que os sacerdotes e a hierarquia da família dos faraós tomavam banhos para purificar o corpo e o espírito, e assim se sentiam dignos de ascenderem ao mundo espiritual.

Aliás, a civilização egípcia antiga vivia quase que totalmente para os saberes da espiritualidade e da vida pós morte.

Os sacerdotes eram orientados a tomar cerca de 3 banhos por dia para poderem exercer as suas atividades nos templos.

Para especialistas essa rotina protegia-os de pragas e epidemias.

Os romanos, por influência dos gregos, também adotaram o hábito dos banhos e, com eles, a construção de termas que eram edifícios com vários salões, com vestiários, saunas e diversas piscinas, alguns com restaurantes, bibliotecas e jardins, um verdadeiro resort do mundo antigo.

O hábito do banho, assim como qualquer outro hábito de higiene, é peculiar para cada civilização e momento histórico.

O papa Gregório (pontificado de 590 a 604) proibiu os banhos diários por enxergar maldade e pecado nesse hábito, e os sanitaristas da época entenderam que os banhos, por abrirem os poros da nossa pele, expunham as pessoas a doenças e epidemias, entendimento totalmente contrário à realidade.

Nós aqui no Brasil, temos o hábito dos banhos diários em decorrência da herança indígena e da nossa temperatura mais quente, mas quando vivemos em outra cultura somos criticados e vigiados, pois a água é um recurso muito caro em outros países.

Banhos Ritualísticos

O Banho Ritualístico têm como objetivo primeiro a purificação do corpo, das emoções e das energias que nos envolvem. Feito isso, nos tornamos dignos de nos aproximar de Deus, das Deusas e das esferas espirituais mais elevadas.

Só o elemento água, por si, já é um elemento de grande poder magístico, porque quando entramos em contato com a água voltamos à placenta de onde iniciamos a nossa vida e permanecemos durante 9 meses.

Ali é feita uma regressão uterina e quando estamos no útero da nossa mãe ainda estamos fortemente ligados ao mundo espiritual, pois ainda não aterramos. É um momento de preparação de transição.

Todos os banhos são ‘terapêuticos’, porque nesse momento a sensação de prazer e relaxamento permite ao corpo o equilíbrio para a renovação celular, desintoxicação, drenagem linfática, alivio da tensão mental, da pressão arterial, problemas de pele e muitos outros benefícios.

Por tudo isso, o Banho é Sagrado!

CONTATOS
WhatsApp: (81) 99900.8769
Instagram: @silvia.vieria.garcia
Local de atendimento: Rua do Cupim, 259, sala 203, Graças, Recife/PE

Related Articles

Leave a comment