Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [SEXO, AMOR E TERAPIA] Como funciona uma terapia voltada para a sexualidade da pessoa?

[SEXO, AMOR E TERAPIA] Como funciona uma terapia voltada para a sexualidade da pessoa?

| Por Auriana Michele* |

Foto: Arquivo pessoal de Auriana Michele

Antes de tudo eu preciso me apresentar e contar resumidamente um pouco da minha caminhada até aqui.

Eu atendo como sexóloga, terapeuta tântrica clínica e psicanalista. Sempre me interessei por temáticas ligadas à sexualidade humana. Ainda na adolescência, além de ler muito sobre o assunto, fiz cursos de multiplicador de informações e ministrava palestras nas escolas.

Na graduação em Serviço Social, meu estágio curricular foi numa ONG que dá apoio a pessoas soropositivas, a GESTOS, onde havia realizado cursos na adolescência. A minha monografia foi pautada nessa vivência e ainda na graduação surgiu meu interesse pela Sexologia, mas não havia pós-graduação nessa área disponível no Recife, até que, em 2018, a Esuda abre vagas para sua primeira turma e eis que nasceu a sexóloga aqui.

Daí veio a necessidade da Psicanálise, não só pra entender melhor os processos da sexualidade humana, mas também pra não precisar fazer encaminhamentos, que a Sexologia, por si só, não dava conta. E no meio do caminho a Terapia Tântrica, pra também trazer subsídios para a Sexologia.

E sem mais delongas, vamos ao que propõe o título da matéria. Vamos nessa!?

Assuntos da sexualidade humana ainda são grandes tabus, o que gera construções sociais totalmente distorcidas da realidade, inclusive no que se refere a atendimentos dos profissionais dessa área.

Sempre chega pra mim dúvidas de como funciona uma sessão de Terapia Sexual. São frequentes as perguntas: “Fica sem roupa?; Pode tocar?; Eu posso me estimular?”

Bem, certamente, mesmo quem nunca fez terapia (com psicólogo ou psicanalista), deve ter uma noção de como acontece uma sessão. Na Terapia Sexual acontece do mesmo modo, sendo que com foco maior nas questões da sexualidade humana, por ser um profissional especializado nessa área.

Por que procurar uma/um sexóloga/o?

Para falar livremente sobre seus desejos, fantasias e fetiches sem julgamentos, tratar disfunções sexuais (problema com ereção, ejaculação, orgasmo etc), tratar bloqueios, tirar dúvidas e se entender melhor.

E a Terapia Tântrica?

Diferente da sessão de Terapia Sexual, que dura 50 minutos, a sessão de Terapia Tântrica dura 2 horas.

E o que acontece na sessão?

Pra início de conversa, não tem sexo, não tem contato corpo a corpo, a terapeuta não fica despida. Essas são as perguntas mais corriqueiras que chegam pra mim.

Dentro da sessão de Terapia Tântrica existe a escuta terapêutica, no meu caso com abordagem psicanalítica, técnicas de meditação e respiração, no meu caso, também técnicas da Biogenética e Terapias Holísticas e as massagens tântricas propriamente.

E o que são as massagens tântricas?

Existe a massagem tântrica sensitive, que é a base do Tantra, realizada com a ponta dos dedos suavemente em todo o corpo, exceto genitais e mamilos. E a massagem tântrica lingam (no homem) e yoni (na mulher), nessas existe realmente o toque no genital, mas nada de erótico, como erroneamente acredita o imaginário popular. São manobras que não remetem a toques da vivência sexual.

Então a pessoa pra fazer a sessão de Terapia Tântrica tem que ficar sem roupa?

Não necessariamente. Para todas as demais técnicas a pessoa permanece vestida. Pra fazer a massagem tântrica sensitive a pessoa fica com o mínimo de roupa que se sentir confortável. Tem gente que despe tudo, tem gente que fica de roupa intima, tem gente que fica com roupa de academia. Quanto menos roupa melhor a percepção, mas o mais importante é a pessoa se sentir confortável. Para as massagens lingam/yoni realmente precisa estar sem roupa, mas pra chegar nessa sessão, são necessárias no mínimo três sessões anteriores de sensitive e outras técnicas.

A pessoa pode ter orgasmo durante as massagens tântrica?

Existe o orgasmo energético, mas pode sim ter o orgasmo biológico, mas é diferente de um orgasmo que se tem numa relação sexual, é um orgasmo de reequilíbrio energético.

E qual a importância da Terapia Tântrica?

Ajuda a pessoa a se reconectar consigo mesma e com o próprio corpo, reequilibra a energia, ajuda a ter novas percepções do corpo e a desfocar do genital pra focar no corpo inteiro, ajuda a tratar disfunções sexuais, ajuda a tratar bloqueios e traumas, ajuda a desacelerar e relaxar.

Então, que tal um momento de cuidado com você?

 

*Auriana Michele é sexóloga, terapeuta Tântrica (Método Mahadevi) e psicanalista em formação.
Instagram: @sexologa_auri

Leave a comment