Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ENTREVISTAS   /
  • Marcos Luna fala sobre a Terapia Capilar Holística e dá dicas de como ter cabelos saudáveis

Marcos Luna fala sobre a Terapia Capilar Holística e dá dicas de como ter cabelos saudáveis

marcos lunaAinda adolescente Marcos Luna despertou para o estudo dos cabelos. O motivo foi a calvície que começou a se instalar nele precocemente. Em mais de 30 anos de estudos e prática, Marcos tornou-se um reconhecido terapeuta Capilar Holístico, tratando das disfunções capilares a partir de um olhar para a pessoa como um todo. Nesta entrevista ao Portal Flores no Ar o terapeuta nos conta como as questões emocionais influenciam a saúde capilar, além de nos dar preciosas dicas! Confiram!

Como nasceu seu interesse em se aprofundar na Tricologia (estudo dos cabelos)?
Bom, nasceu com o surgimento da minha disfunção capilar, em 1980. Insatisfeito com acolhimento, atendimento e resultados depois de consultar vários especialistas, decidi que iria cuidar de mim e de outros também acometidos de desequilíbrios capilares. Só sei que foi assim! (Risos).

Explica pra gente o que é o cabelo, de que é formado, qual a importância dos cabelos para o ser humano?
O cabelo é uma parte de grande importância, integrante de um todo, denominado humano. Basicamente composto de um conjunto de aminoácidos, metais, oxigênio, hidrogênio e energia vital. Partindo do prisma intangível, o cabelo é a parte distal do ser (está no fim), nele percebemos o simbolismo da força, beleza, atração, dentre outras. No campo tangível significa saúde, equilíbrio simetria. Somando, vemos que sua importância vai além do que sentimos ou vemos inicialmente.

Quais as principais queixas em relação aos cabelos que aparecem no seu consultório?
Atualmente, as queixas principais são queda, cabelos danificados, seborréia, caspa e canície (cabelos brancos) precoce e a mais grave que não é citada pelos clientes, porém é a mais recorrente, é a baixa recapilarização porque gera um déficit entre o que cai e o que nasce. Por exemplo: caem dez fios e nascem 7, 8, quando multiplicado por 1 ou 2 anos a pessoa percebe a rarefação e enganosamente pensa meu cabelo está caindo demais. É fundamental para o sucesso da terapia o diagnóstico diferenciado entre queda em excesso e déficit na recapilarização.

Sabemos que com o avanço da idade a queda capilar se acentua. Por que isto acontece e por que no homem a queda é mais acentuada?
Sim, com o avanço da idade aparece o que denominamos de alteração senil, pela diminuição dos folículos pilosos. Porém, apesar de parecer que no homem a queda é maior, descobrimos que o fato é outro, a queda maior ocorre nas mulheres (decorrente das variações orgânica, emocional e uso inadequado de químicas cosméticas). No homem o que tem acontecido desde sempre é uma baixa recapilarização (nascimento menor que a queda).

Qual a influência da preocupação e questões emocionais nos problemas capilares?
As inflamações emocionais e pré-ocupações indevidas ou em demasia já representam uma das principais causas de disfunções capilares nas mulheres, se manifestando no aumento da queda, na baixa recapilarização, oxidação (envelhecimento precoce) das matrizes capilares, miniaturização dos fios e perda da massa capilar por exemplo.

Que fatores influenciam a saúde e beleza capilar?
Fatores internos como inflamações emocionais, alimentação inadequada, baixa de água, sono irregular, desequilíbrios orgânicos dentre outros são prejudiciais à saúde do cabelo. E fatores externos físicos-químico-naturais (sol, ar condicionado e etc.), procedimentos químicos cosméticos inadequados, cuidados inapropriados, calor em excesso (ex: secador chapinha) e outros mais.

Como as alterações na libido influenciam a saúde dos cabelos?
As inflamações da libido provocam o aumento da temperatura do sistema capilar e em estado febril, por mais tempo do que o devido, o sistema entra em desequilíbrio provocando em curto prazo o surgimento de várias disfunções como alteração na queda, baixa recapilarização, afinamento capilar,entre outros problemas. Para alcançar eficácia na terapêutica, necessário é uma abordagem diferenciada para o diagnóstico e tratamento desses casos/pessoas.

Atualmente os salões de beleza realizam muitos procedimentos químicos para alisamento e tingimento, por exemplo. Quais os prejuízos desses procedimentos à saúde capilar?
Pela vivência de mais de 30 anos nesse universo, inicialmente reconheço a importância dos profissionais da beleza para alcançar o bem-estar das pessoas, porém sem uma ação multidisciplinar a área da estética estaria pendular. Agora todo procedimento químico cosmético precede de uma ação pré e pós, significando a utilização de imunizantes e vacinas que objetivam neutralizar o efeito indesejado dos mesmos.

Na sua prática, como você une a Tricologia à Terapia Holística?
A Tricologia é a ciência que estuda os cabelos, na prática denominamos de Terapia Capilar um conjunto de técnicas estruturadas para tratar as Tricoses, neste ponto faço a união,  começando pela abordagem escuta e análise do cliente pelo prisma do inteiro a que se destina o saber holístico. Sigo com a mesma nave energética do saber no prognóstico e conduta terapêutica, oferecendo uma soma de acolhimento e práticas dinamizadas a pessoa em tratamento.

Como você realiza o diagnóstico e o tratamento? Fala um pouco dos diferenciais da Terapia Capilar Holística.
O diagnóstico é definido através da análise visual, interpretação verbal e exames microscópicos. Após o diagnóstico partimos para o prognóstico e conduta terapêutica, que se utiliza de um arsenal de opções como gestão mental, fitoquânticos, massoterapia, cosmetologia, laserterapia, bioressonância, nanoterapia, até chegar a DNA-Terapia. O diferencial da Terapia Capilar Holística é a percepção que os cabelos estão inseridos em uma pessoa, e quando separados não serão tratados por inteiro. Como a vida parte da pessoa, necessário é primeiro entender de pessoa para depois tratar do seu cabelo.

Quais dicas você pode dar aos leitores do Flores no Ar para terem cabelos mais bonitos e saudáveis?
Para as mulheres: a) Penteiem bem seus cabelos pela manhã e a noite para distribuir os agentes hidrolipídicos presentes no couro cabeludo. b) Usem imunizantes e vacinas antes e depois dos procedimentos químicos cosméticos. c) Utilizem produtos personalizados na manutenção e faça troca a cada 3 meses porque os cabelos se viciam nos ativos e deixam de responder bem.

Para os homens: a) Penteie firme o couro cabeludo puxando para os cabelos entre 3 e 4 vezes por dia. b) Aplique condicionador compatível no couro cabeludo para evitar a hiper produção sebácea. c) substituam os xampus por higienizantes, preferencialmente que disponham da nanotecnologia.

Tem algo que você deseja nos falar e que não foi perguntado?
Entendo como sendo suficientes as perguntas. Agradeço a você e os leitores pela atenção dedicada e me coloco à disposição para complementar ou responder a outras perguntas que não foram contempladas na entrevista.

Quais os seus contatos para marcação de consulta?
Através do e-mail contato@universocapilar.com.br ou dos números 9969.6434 (Tim) e 8864.6375 (Oi).
Para conhecer mais visite www.universocapilar.com.br e siga universo capilar nas redes sociais.

Veja também:

Terapia Capilar Holística no Recife

 

 

3 Comments

Leave a comment