Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ENTREVISTAS   /
  • “Reiki pra mim é um caminho espiritual muito simples, poderoso, prazeroso, pleno no sentido de preenchimento da alma, é o encontro com a essência”

“Reiki pra mim é um caminho espiritual muito simples, poderoso, prazeroso, pleno no sentido de preenchimento da alma, é o encontro com a essência”

É com muita alegria que iniciamos esta seção do Flores no Ar com uma entrevista sobre o Reiki, um método de cura natural baseado na canalização da energia universal por meio da imposição das mãos. Pra falar sobre o assunto, convidamos a reikiana Morgana Sá.
Flores no ArComo você conheceu o Reiki?
Morgana – Em 1996 fiz meu primeiro curso de Reiki (nível I), com o italiano Giuseppe Lotito. Naquela época, fazíamos cursos de Reiki com Mestres que vinham de outras cidades, pois não havia tantos Mestres locais, como hoje. Fiz o Nível II, em 1997, com Petro k. Yankani e o Reiki III-A e III-B, com a Mestra Isabel Otto, em 2003.

Flores no Ar Quando e em que circunstâncias você percebeu que precisava trabalhar com o Reiki?
Morgana – Sempre gostei de práticas espirituais de autoconhecimento que também possibilitassem o alívio dos meus sofrimentos e os dos outros, se assim o desejassem. Naquele ano de 1996 frequentava ainda uma casa de desenvolvimento espiritual, a Essência Divina, e um dos guias espirituais responsáveis pelos trabalhos me disse da existência do Reiki e do meu potencial de cura pelas mãos. Ele me aconselhou a fazer o curso e aprender esta técnica, pois ela independia de religião e eu poderia trabalhar a autocura – especialmente quanto à minha ansiedade -bem como ajudar a muitas pessoas a se curarem. Interessei-me profundamente pela técnica e o que também me moveu nessa busca foi a doença de meu pai (in memoriam) que era maníaco depressivo, pois pretendia ajudá-lo em seu bem-estar, como assim ocorreu.

Flores no Ar Quando você de fato começou a trabalhar com o Reiki?
Morgana – Desde que fiz o Nível I, aplicando em casa, na Essência Divina e nos amigos que pediam, ou, ainda, fazendo troca de Reiki com minha querida amiga reikiana Dora Leal. Profissionalmente, todavia, desde 1998, quando me permiti vencer a resistência e receber pelo trabalho realizado. Quando consegui entender e sentir que eu não estava cobrando das pessoas a energia Reiki aplicada, que está disponível amorosamente no Universo, mas, sim, aquele tempo que havia reservado para atender a pessoa, os investimentos em livros, cursos nos demais níveis da técnica, CD’s, deslocamentos, aluguel do espaço físico etc.

Flores no Ar Você percebe mudanças em sua vida, desde o momento que conheceu e começou a aplicar o Reiki?
Morgana – Sim, muitas mudanças, desde o controle de minha ansiedade, pressa, impulsividade, como um aumento de discernimento sobre tudo. Percebo e sinto a cada dia como tudo está interligado: nossos níveis espiritual, mental, emocional e físico; todos os seres que convivemos, tanto os humanos, os outros animais, quanto os vegetais e minerais, que também existem dentro de nós, assim como os elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. E em tudo está a energia vital, que também é outra qualidade da energia Reiki, pois a primeira é a do amor. O processo de aplicação de energia Reiki é de expansão, porque é energia amorosa e vital disponível no Universo que entra em contato com a energia amorosa e vital que existe em cada Ser, de qualquer reino, mobilizando-a. Desde que conheci a técnica ela passou a fazer parte da minha vida, eu trago o Reiki para o meu dia a dia, para harmonizar situações, ambientes, tarefas que venha a realizar, e quando uso a energia Reiki, tudo flui, sem obstáculos, tranquilamente, a abundância, no sentido mais amplo, acontece. A prática contínua do Reiki sempre me ensina algo que estou precisando aprender, é inesgotável o conhecimento que o Reiki nos traz.

Flores no ArPra você, o que significa o Reiki?
Morgana – O Reiki para mim é um caminho espiritual muito simples, poderoso, prazeroso, pleno no sentido de preenchimento da alma, é o encontro com a essência.

Flores no Ar Você já conseguiu ajudar muita gente com o Reiki?
Morgana – Sim, muitas pessoas foram ajudadas. Uma delas foi meu pai, sempre que recebia Reiki ficava mais tranqüilo. Outras pessoas com depressão também foram ajudadas pelo Reiki, pois ele desperta a energia vital que está no Ser, ativando-a. Pessoas com síndrome do pânico, com dores de cabeça ou qualquer outro desconforto de qualquer ordem também melhoraram ao receber o Reiki. Teve um outro caso de uma pessoa que precisava tomar decisões e após o tratamento das quatro sessões teve discernimento para tanto. São muitos casos, em vários níveis de cura.

Flores no Ar Você já consegue sobreviver financeiramente só do Reiki?
Morgana – Não, o Reiki ainda é pouco conhecido, embora nos últimos três anos tenha havido uma disseminação maior sobre o assunto. As pessoas, aos poucos, estão entendendo que podem cuidar da sua saúde também através de uma prática energética, pois, como já disse anteriormente, está tudo interligado, e, como já diziam os sábios, antes de adoecermos fisicamente, adoecemos energética, mental e emocionalmente. Outro motivo de não sobreviver financeiramente do Reiki, no meu caso, é que não me dedico profissionalmente só a ele, trabalho também com os florais e sou funcionária pública, onde passo a maior parte das horas dos dias. O terceiro motivo é que o valor que cobro numa sessão de Reiki é baixo, com o intuito de possibilitar o acesso das pessoas a essa prática holística.

Flores no Ar Além de aplicar o Reiki, você promove um encontro mensal de reikianos. Fala um pouco sobre esse encontro.
Morgana – O encontro mensal de reikianos é uma oportunidade de cuidarmos de nós mesmos. O “cuidador” tem a tendência de ajudar os outros e esquecer de si. Nesse encontro fazemos trocas, praticando o Reiki nas diversas possibilidades que a técnica oferece, sempre com o foco de nos harmonizar e, ao final, poder expandir aquela energia para o todo o planeta Terra, em benefício de todos os Seres. Sempre que praticamos o Reiki, assim como em outras práticas espirituais, estamos contribuindo para a mudança do padrão vibracional nosso, de tudo o que nos cerca, e do planeta como um todo. Nesse encontro trocamos experiências, aprendemos uns com os outros. É um grupo aberto a reikianos que queiram se aprofundar no conhecimento e na prática. Tem sido muito nutridor e prazeroso esses encontros, saímos dele bem harmonizados.

Flores no ArVocê também realiza cursos de Reiki I,II e III. Como é poder repassar esses conhecimentos para outras pessoas?
Morgana – É muito bom poder repassar esse conhecimento para os outros e aprender com eles, é uma missão! Fico imaginando um dia, não muito longe, em que o Reiki fará parte da vida de todos os seres humanos, como algo totalmente integrado às suas demais atividades. Então quanto mais pessoas fizerem os cursos de Reiki, este conhecimento será mais amplamente divulgado e praticado. É um grande benefício para a mudança vibracional interna e externa do Ser, que todos de uma forma ou de outra estão objetivando quando buscam a paz. Em cada curso que ministro, aprendo mais sobre o Reiki, sobre suas possibilidades, o ser humano, sobre o amor.
Flores no ArQuem quiser entrar em contato com você, pode fazê-lo através de que contatos?
Morgana – Podem ligar para meu celular (81) 9946-3381 ou escrever para o e-mail: morgana-mms@hotmail.com


Leave a comment