Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Projeto Estados em Poesia reúne poetas de cinco estados no dia 23/4 no Recife

Projeto Estados em Poesia reúne poetas de cinco estados no dia 23/4 no Recife

estados em poesia

A poesia tomará conta do Vapor Comedoria e Bar no dia 23 de abril. A 2ª edição do ‘Estados em Poesia’, projeto colaborativo de zona literária itinerante – idealizado em parceria com poetas, coletivos, saraus e movimentos literários da cena contemporânea – reunirá diversos artistas sob o intento de promover o intercâmbio cultural entre os Estados. O encontro começa às 13h com a feijoada poética e continua com mesa de bate-papo, recitais, performances, lançamento de livro, roda de poesia e shows.

Esta edição do Estados em Poesia reunirá os Estados RJ, BA, PE, SE e PB sob a curadoria e organização da anfitriã Luna Vitrolira e dos anfitriões Fred Caju, Giuseppe Mascena e Gleison Nascimento.

O evento contará com as participações de Maria Rezende (RJ), Márcio Junqueira (BA), Wellington de Melo (PE), Allan Jonnes (SE), Pedro Bomba (SE), Débora Arruda (SE), Clara Noronha (SE), Carlos Araújo (PB), Philipe Meneses (PB), Philippe Wollney (PE), Graça Nascimento (PE), Isabelly Moreira (PE),  Lu Rabelo (DF), Anaíra Mahin (PE),  João Gomes (PE), Dudu Morais (PE) e muitos outros.

Além da roda de poesia o evento contará com shows do Em Canto e Poesia (PE) e de Carlos Filho e Pc Silva da Banda Voou (PE); mesa de bate-papo e lançamento de livros, dentre esses, a Antologia Estados em Poesia; Revista La Bodeguita; Amplitude Compacta, de Fred Caju; Carne de Umbigo, de Maria Rezende (RJ); Lucas, de Marcio Junqueira, e Mas esse ano eu não morro, de Phillippe Wolnney.

O Estados em Poesia surgiu inspirado nas rodas de poesia que acontecem tradicionalmente no interior de Pernambuco impulsionado pelo encontro entre poetas de diferentes cidades no Festival da Macuca Jazz – 2015, na cidade de Correntes/PE, organizado por Zé da Macuca. Hoje o projeto se configura como um roda de poesia itinerante a ser realizada, a cada edição, em um Estado diferente, organizado pelos anfitriões locais de acordo com a cena artística da cidade, seu ritmo e sua dinâmica, sob o intento de trabalhar com a pluralidade e com a diversidade de possibilidade para cada edição, de modo que todas sejam únicas e diferenciadas.

“Considerando a conjuntura artística atual, no país, observa-se a diversidade de movimentos, de coletivos e de saraus comandados por jovens que veem tentando construir e consolidar espaços alternativos para proporcionar o diálogo e a troca de vivências entre os integrantes da nova geração que estão produzindo, publicando e buscando visibilidade de formas alternativas e independentes. Desse modo, o Estados em Poesia busca proporcionar o diálogo entre os movimentos, promover a integração da nova geração, bem como estreitar os limites impostos entre as divisas territoriais do país”, declara a poeta Luna Vitrolira, uma das integrantes do coletivo.

A primeira edição aconteceu no dia 15 de janeiro de 2016, no Bistrô do Artista, em Aracaju, organizado pelo poeta e anfitrião Pedro Bomba, que uniu os Estados BH, PE e SE.

“A realização do Estados em Poesia só está sendo possível devido ao apoio do escritor pernambucano Marcelino Freire, do agitador cultural Roger de Renor, do Fotógrafo Nilton Pereira, da produtora Vick Vitoria, do espaço cultural Vapor Comedoria, do Sindicato Sinpol e, sobretudo, à colaboração dos amigos que chegaram para somar, porque acreditam no evento e nesta nova geração de poetas. Que seja apenas o começo de uma nova história escrita por muitas mãos, por muitas vozes, por muitos rostos. É preciso dar as mãos para ir adiante. Evoé”.

DATA: 23 de abril de 2016
HORA: a partir das 13h
LOCAL: Vapor Comedoria e Bar: Rua Rocha Pita, Santo Amaro, Recife/PE

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

estados em poesia no recife

PROGRAMAÇÃO

13h às 15h – Feijoada poética ao som do DJ Felipe Weinberg com microfone aberto. Participação de todos os poetas presentes.

15h às 15h40 – Mixtape de Clécio Rimas com intervenção da Mc Clara Noronha (SE)

15h40 às 16h20 – Mesa de bate-papo: “Publicação Independente” com os poetas Fred Caju (Olinda), Philippe Wollney (Goiana), João Gomes (Jaboatão) e mediação de Wellington de Melo.

16h30 às 17:30 h – Lançamento de livro: Antologia Estados em Poesia; publicações pelo selo Cronisias, de Fred Caju; Carne de Umbigo, Maria Rezende (RJ); Lucas, de Marcio Junqueira; e Mas esse ano eu não morro, de Phillippe Wolnney

17h às 19h – Roda Estados em Poesia com os poetas Allan Jonnes (Aracaju,SE), Graça Nascimento (Canhotinho); Giuseppe Mascena (Tabira), Pedro Bomba (Aracaju, SE), Debora Arruda (Aracaju,SE), Carlos Araújo (João Pessoa, PB), Dudu Morais (Tabira), Clara Noronha (Aracaju,SE), Philippe Wollney (Goiana, PE), Isabelly Moreira (São José do Egito, PE), Ícaro Tenório (Arcoverde, PE), Maria Rezende (Rio de Janeiro, RJ) e Marcio Junqueira (Salvador, BA).

19h às 19h 40 – Carlos Filho e PC Silva, da Banda Voou

19h 40 às 20h – Performance de Phil Qualquer Coisa (João Pessoa)

20h às 20h 40 – Recital de Maria Rezende, Carne de Umbigo

20h 40 às 21h – Perfomance ‘As Ciganas do Egito’, do grupo As Cumade, com Lu Rabelo e Anaíra Mahin.

21h às 21h 40 – Show do Em Canto e Poesia

21h 40 às 22h20 – Não Os Queríamos sagrados, Luna Vitrolira

22:30 às 23h10 – Turma de Abreu: Thiago Martins, Gleison Nascimento, Igor de Carvalho e Rogério Samico.

Leave a comment