Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Programação do Rec-Beat 2014

Programação do Rec-Beat 2014

recbeat

Quando a pedra fundamental para formatar o festival Rec-Beat aconteceu no já distante ano de 1993, a cidade do Recife vivia o que se imaginava ser o ápice de sua efervescência cultural. Naquela época, a proposta lançada pelo produtor e jornalista Antonio “Gutie” Gutierrez era de fazer festas itinerantes pela cidade, apresentando as novas bandas desse novo e propício contexto cultural. Quando o projeto tomou a dimensão de um festival, realizou sua primeira edição durante a festa de Carnaval de Olinda e, desde então, descobriríamos que essa efervescência jamais deixaria de crescer.

Dezenove anos mais tarde, o festival não apenas acompanhou lado a lado todas as transformações da história da música local, como foi um dos responsáveis por diversas dessas mudanças. Sua programação ganhou sinônimo de pluralidade, na medida em que o Rec-Beat se configurou em uma mostra do que existe de interessante hoje não apenas em Pernambuco, mas em especial na América Latina e outros países do mundo. Tornou-se um espelho para a bandeira do multiculturalismo levantada pelo Carnaval que o circula.

Não por acaso, as principais atividades hoje do Festival Rec-Beat surgem no mapa como um dos epicentros da efervescência do Carnaval local, no Bairro do Recife. Mas a mostra programada todos os anos vai além de ser apenas mais um palco de folia. É um espaço diferenciado, onde é possível conhecer música nova e transformar essas canções em trilha sonora para encontros entre grupos de pessoas que reconhecem, ali, quase uma atmosfera a parte das programações que acontecem em outros pontos da cidade.

Essa trilha sonora passou pela voz de figuras já míticas em nossa história musical, como Chico Science ao lado da Nação Zumbi, o Mundo Livre SA, Cordel do Fogo Encantado, Ira!, BNegão, Karnak, Pato Fu, Céu, Tulipa Ruiz e vários nomes contemporâneos da nova música brasileira. De forma ousada, ao criar um diálogo com a música do Pará, seja com os Mestres da Guitarrada, Felipe Cordeiro e a cantora Gaby Amarantos, criando laços com os ecos dessa música no próprio estado de Pernambuco, na voz, por exemplo, de João do Morro.

Nessas mais de duas décadas de atividades com a marca do Rec-Beat, já é um exercício quase impossível pensar não apenas o Carnaval, como a própria música pernambucana sem o festival. Sua programação, que hoje se estende em debates e mostra infantil, atrai visitantes de vários estados do país, e ajuda ainda a música local a circular fora do país, ao passo que o evento passou a integrar a Associação Ibero-Americana de Festivais, que reúne eventos em toda a América Latina.

PROGRAMAÇÃO REC-BEAT 2014

juvenil
JuveNil Silva.          Foto: João Vicente/ Divulgação

 

SÁBADO | 01.03
19h30 – DJ Cal Jader (Inglaterra)
21h – Juvenil Silva (PE)
22h – DAAU (Bélgica)
23h10 – Bruno Souto (PE)
00h30 – Mud Morganfield (EUA)

 

 

 

aninha martins_foto renata pires
Aninha Martins Foto: Renata Pires/ Divulgação

 

DOMINGO | 02.03
16h – Recbitinho: Espetáculo “Circo de Lampezão e Maria Botina” – Caravana Tapioca (PE)
19h30 – DJ Tropicaza (México)
20h – Jonnata Doll & Os Garotos Solventes (CE)
21h – Aninha Martins (PE)
22h – Guadalupe Plata (Espanha)
23h10 – Arrigo Barnabé (SP)
00h30 – Mundo Livre S/A (PE)

 

fadas magrinhas
Fadas Magrinhas.  Foto: Ivana Borges/ Divulgação

 

SEGUNDA | 03.03
16h – Recbitinho – Fadas Magrinhas (PE)
19h30 – Original DJ Copy (PE)
20h – Projeto Ccoma (RS)
21h – Lulina (PE)
22h – Max Capote (Uruguai)
23h10 – Manoel Cordeiro e os Desumanos (PA)
00h30 – Maite Hontelé (Colômbia)

 

 

graxa
Graxa.        Foto: Juvenil Silva/ Divulgação

TERÇA | 04.03
16h – Recbitinho: Espetáculo “Brincando no Picadeiro “ – Caravana Tapioca (PE)
19h30 – DJ Renato Damata
20h – Boogarins (GO)
21h – Graxa (PE)
22h – Skip&Die (Holanda / Africa do Sul)
23h10 – João Donato (RJ/SP)
00h30 – Emicida (SP)

 

 

Mais informações: http://recbeat.com/recbeat2014/programacao/

1 Comments

Leave a comment