Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Poetas do Cabo de Santo Agostinho lançam coletânea nesta quinta-feira

Poetas do Cabo de Santo Agostinho lançam coletânea nesta quinta-feira

poetas cabo

Coletânea de poetas cabenses e livro da jornalista e poeta Tereza Soares serão lançados no dia 11 de Junho, às 19h, em noite de autógrafos, no Restaurante Natrielli, no Shopping Costa Dourada, na PE-60, Cabo de Santo Agostinho.

A Coletânea reúne 39 poetas de três gerações, contemplando a produção poética no Cabo de Santo Agostinho desde os póstumos Zeca Pleches, Gabriel Dourado e Théo Silva. A publicação foi organizada pela jornalista e poetisa, integrante da ACL, Tereza Soares, que na ocasião estará lançando o livro “Espectro”, no gênero poesia e prosa poética. Ambos os títulos foram publicados pela Editora Bagaço. O

Poetas da geração de 70 e 80, como Natanael Lima, Paulo Cultura, Vera Rocha e Mário Hélio fazem parte da produção, assim também como os da nova geração, como Ronaldo Brito. Algumas revelações estão incluídas como o Véio Abidoral e Ton Severo, o primeiro radialista e o segundo musicista. A Coletânea de Poetas Cabenses é uma ação da Academia Cabense de Letras, em parceria com a Editora Bagaço e com o apoio da Academia Pernambucana de Letras.

O livro de poemas e prosas “Espectro” é o primeiro registro literário da jornalista Tereza Soares e contempla a produção de três décadas da vida escritora, atualmente com 48 anos. A obra reflete traços culturais típicos da região da Zona da Mata, através da criação literária da escritora, que nasceu e cresceu na cidade e é pertencente a um acervo histórico de poetas recitadores.

“A ACL tem estado constantemente preocupada em fomentar a literatura da cidade, que já foi algo muito promissor no passado, mas que foi com o tempo sendo relegada ao desprezo. Entendemos que uma cidade sem voz poética é uma cidade sem alma e nós temos muito para oferecer para ficarmos sem esse grito. A ACL está tomando essa diretriz de resgate, valorização e fomento da leitura e da escrita tendo a poesia como grande aliada”, afirma o presidente da Academia Cabense de Letras, João Sávio.

A ACL é formada por poetas, médicos, jornalistas, pedagogos e teatrólogos com cerca de 20 anos de atuação e contribuições na formação do pensamento, ideário cultural e educacional do Cabo de Santo Agostinho. A entidade foi fundada no dia 7 de maio de 2009 e tem como patrona a poetisa cabense Celina de Holanda. Os atuais 20 membros efetivos são: Ivan Marinho, Douglas Menezes, Jairo Lima, Frederico Menezes, João Sávio Saraiva, Erivaldo Alves, Natanael de Lima Júnior, Tereza Soares, Vera Rocha, Mário Hélio, Luiz Navarro, Milton Lins, José Ambrósio, Eugênio Paccelli, Domingos Sávio, Carlos Silvino, Paulo Caminha, Nelino Azevedo, Abigail Souza e Neilza Buarque.

Leave a comment