Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • Plataforma educativa de jogos ‘Contos de Ifá’ transmite a beleza das histórias de Matriz Africana

Plataforma educativa de jogos ‘Contos de Ifá’ transmite a beleza das histórias de Matriz Africana

| Por Lu Rabelo* |

Quem atende adolescentes sabe do desafio que geralmente é envolvê-los nas atividades arteterapêuticas, ainda mais nesses tempos internáuticos.

Entrar no universo deles é imprescindível para atraí-los no processo arteterapêutico. Pois bem, recentemente venho trazendo para um de meus atendimentos atividades relacionadas à Mitologia Africana. E percebendo o interesse de meu cliente em jogos eletrônicos, me lembrei que em 2014 fiz uma matéria pro Portal Flores no Ar sobre o lançamento de uma plataforma educativa de jogos de aventuras baseadas na Mitologia de Matriz Africana, chamada Contos de Ifá. Ifá é um oráculo de origem Iorubá, da África Ocidental, formado por versos que contam a história dos Orixás, representações da Natureza no panteão africano.

Fui atrás de ver se o jogo ainda estava disponível e tive a grata surpresa de constatar que, sim, ele continua no ar, no endereço http://contosdeifa.com/, e segue sendo implementado, transmitindo a beleza das histórias de Matriz Africana. A plataforma é uma iniciativa desenvolvida pelo Terreiro Ilê Axé Oxum Karê, pelo Centro Cultural Coco de Umbigada e pela 3 Ecologias.

Já estão disponíveis games com histórias dos orixás Exu, Ogun, Odé, Obaluaiê, Ossain, Ibeji e Oxumaré. E, no momento, está em fase de desenvolvimento o web jogo sobre Yemanjá.

A implementação vem sendo feita através do ‘Curso Desenvolvimento de Games Contos de Ifá’, através do LABCOCO – Laboratório de tecnologia e inovação cidadã, do Centro Cultural Coco de Umbigada.

No LABCOCO, jovens oriundas de escolas públicas de Olinda, Recife e Paulista participam de aulas de Roteiro, Design Gráfico, Programação, Game Design e Produção Fonográfica. O Laboratório tem como objetivo a promoção da identidade negra a partir de games roteirizados com a mitologia afro-brasileira.

De acordo com os realizadores, a proposta é atuar com metodologias que permitem expressar formas de oralidade de comunidades tradicionais e seus saberes ancestrais, e provocar a construção de práticas em que a oralidade e a ancestralidade sejam chaves para as transformações sociais.

 

Acesse a plataforma Contos de Ifá, neste link: www.contosdeifa.com

Mais informações, no perfil do Instagram: @contosdeifa

 

* Lu Rabelo é cantadeiraarteterapeuta, jornalista e editora do Portal Flores no Ar.

Leave a comment