Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Pelo Parto em Casa!

Por Kalinne Ribeiro
kalinneribeiro@gmail.com

Olá mulheres!
Agradeço a todas as mulheres que compareceram a Marcha pelo Parto em Casa, domingo nublado com lindas cores do pôr do sol….

Foi maravilhoso ver mulheres unidas em prol de algo tão simples e tão grandioso que  é: termos o direito de escolher o local do parto.

Bem, ouvi gente questionando, “ué?! mas vocês puderam escolher ter em casa, não foi? quem está contra isso?”

Quem está contra isso é toda a sociedade tecnocrata e mecanicista com a qual convivemos…

Quando decidi ter filho,eu, no mesmo momento pensei em buscar uma parteira, porque eu tinha segurança que queria experienciar isso de forma mais natural, no meu lar, com a família, vivenciando cada instante de dor e prazer, sendo real protagonista ativa no meu momento, tão abençoado e que nos faz sentir tão poderosas diante dos homens….

Mas é claro que , apesar de ter uma família menos convencional , eu ainda escutei os medos alheios e inseguranças dos meus familiares e conhecidos que achavam uma coisa inconsequente e até mesmo uma loucura…

Tive que esconder da médica, que fez o pré-natal, toda a situação que estava gerando a minha escolha pelo parto domiciliar…Muitas vezes quando você diz essa opção, a médica não quer mais te acompanhar… Isso está acontecendo até mesmo com as médicas recomendadas pelo movimento de parto humanizado no Recife… fiquei sabendo recentemente que mesmo essas médicas mais humanizadas, não estão querendo acompanhar mulherres que escolhem ter o parto domiciliar… daí o porque da campanha e marcha, também…

É preciso olhar com outros olhos… Não podemos mais entender que o parto é um evento que necessita de um hospital e ponto… Isso não é verdade!! O parto pode ser hospitalar ou não, mas para tomar essa decisão a mulher (geralmente fora aquelas com  vínculo TOTAL com o seu corpo-terra)  é preciso de um pré-natal convencional.

Até mesmo as parteiras tradicionais (principalmente as pós-modernas) para atenderem o primeiro parto da mulher, elas pedem também alguns exames do pré-natal, portanto é necessário um acompanhamento de algum profissional da área médica, e aí que está o x da questão. Esses profissionais,vimos então na reportagem do programa da tv, estão gerando cada vez mais um cerceamento dessa escolha pelo parto em casa…

Por isso continuamos a caminhada, ainda árdua, mas com perspectivas positivas, acreditando mais do que tudo no empoderamento da mulher, reconectando com o seu corpo( terra), acolhendo as suas emoções (água), aquietando a sua mente (ar) e confiando na existência ( fogo-espírito). Assim poderemos estar convictas e seguras, e assim mudarmos a visão e o nosso país, (onde o índice de cesáreas é um dos maiores do mundo) acreditando que o melhor lugar para parir de forma natural  ( hospital não é um ambiente natural)  é em CASA-ECO.

Viva a ECOlogia HUMANA!!!

Leave a comment