Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Outono

outono imbé

Por Tailu Nascimento
https://estudioimbe.wordpress.com

O ar às vezes surge com um toque fresco e o sol bate na terra em um ângulo ligeiramente diferente, fazendo entrar uma surpreendente luz dourada pela janela. As aranhas giram suas teias e as bergamotas crescem no pé. São detalhes lembrando que o verão se foi e que estamos penetrando em um momento de noites mais longas e tempo de friozinho. O outono começou e, como as plantas que soltam suas folhas para resguardarem-se, é hora de levar a atenção para dentro, deixar ir o que deve ir, restaurar, acalmar e preparar o corpo e a alma para o frio. Hora de construir resiliência, incorporando rituais de bem-estar à rotina. Estilo de vida é crucial para o bem-estar, mas sem cair nas armadilhas das idealizações.

Hora de conforto. De vestir-se confortavelmente, carregar um casaquinho, um lenço, um chapéu. Proteger a garganta quando bate o vento sul. Fechar a noite com uma sopinha. Cenoura, abóbora, cebola, alho, cúrcuma… Estimulam a circulação e sistema imunológico. Pra beber, chá de gengibre com um pouquinho de mel, perfeito pra bebericar ao longo do dia.

Tempo para meditação e contemplação. Outono e inverno são tempos de introspecção e permanência. Claro que nem sempre é fácil achar esse tempo entre todos os afazeres e compromissos do dia-a-dia. Mas quanto mais escasso é seu tempo, maior a necessidade de uma pausa de permanência para manter a mente centrada. Tirar uns 10 minutinhos pra limpar a mente pode salvar o dia. Lembre que não existe um jeito certo de meditar. Pode se dar num ato simples de fechar os olhos e focar na respiração, com uma mão sobre a barriga. Admirar o céu de fim de tarde cheio de cores também é renovador, se puder ser com os pés na areia da praia… perfeito!

Simplifique. Aproveite este período para se conhecer melhor e mudar tudo o que tem que ser mudado na sua vida. É hora de rever relações, hábitos, projetos. Deixe ir. Limpe seus armários, doe o que não usa mais e jogue fora o que não tem mais uso. Quando pensamos que precisamos de mais espaço, na verdade só precisamos de menos coisas. Vale a pena ler um pouco sobre minimalismo e como esse estilo de vida pode nos ajudar a viver de forma mais simples. Uma boa referência é o becomingminimalist, em inglês.

Nutra Afetos. Com temperaturas mudando e os dias ficando mais curtos, ficamos mais introspectivas. É importante se conectar, com a natureza, com nosso interior e com quem amamos. Este é o período perfeito para receber amigos e tomar um chá, ou fazer uma trilha em grupo no fim de semana. Se envolva em novos projetos! Mas, por favor, não faça dessa intenção uma obrigação e consequente fonte de stress. Se sua natureza é mais reservada e a vida em comunidade é algo difícil, não se frustre. Tirar um período do dia para estar em plenitude com quem você vive, seja gente, bicho ou planta, e investir num olhar mais atento e gentil sobre aqueles que cruzam seus caminhos é um exercício revigorante. Pequenos passos costumam ser os mais importantes para criar rituais de bem-estar em sua vida.

Veja mais textos de Tailu Nascimento em https://estudioimbe.wordpress.com

Leave a comment