Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Oficina ‘Dança Contemporânea: improvisação e criação’. Interessados podem entrar até o dia 20 de agosto!

Oficina ‘Dança Contemporânea: improvisação e criação’. Interessados podem entrar até o dia 20 de agosto!

Lela cartaz 2A dançarina e arteterapeuta Valéria Medeiros iniciou no dia 6 de agosto, no Espaço Gerar, em Casa Forte, a Oficina ‘Dança Contemporânea – improvisação e criação’. A oficina vai até o dia  29 de outubro. Interessados podem entrar até o terceiro encontro (20 de agosto). Após esta  data a turma será fechada.

Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, das 19h às 21h,e são voltados a todas as pessoas que desejem uma melhor consciência de si e do seu corpo. O investimento é de R$ 120,00 mensal. As vagas são limitadas!

A oficina propõe trabalhar a improvisação e a criação em dança a partir de estímulos diversos, como imagens, sons, histórias, elementos da natureza, entre outros, buscando maior consciência corporal, descoberta de novas possibilidades de movimento, autoconhecimento e harmonização interior, na medida em que o movimento e a dança favorecem o encontro consigo mesmo.

“Para a manutenção de uma vida saudável é de fundamental importância que se dê atenção às emoções e ao desejo de viver, o chamado impulso vital. Uma das formas de fazê-lo é o investimento no movimento corporal. Movimento é o que caracteriza todo e qualquer ser vivo. Em alguns casos, como nas plantas, eles são quase imperceptíveis podendo apenas ser observados com a ajuda de microscópio. Sabemos que a vida está diretamente relacionada ao movimento e, se é assim, o movimento também está relacionado à vida”, declara Valéria Medeiros.

A dança é uma forma de criação e expressão muito antiga, havendo registros de figuras dançando, desde a pré-história. “Observamos que crianças bem pequenas, desde a mais tenra idade já se balançam ao ouvir uma música ou um som ritmado, mostrando que é uma atividade espontânea e natural da pessoa e, sendo assim, não há quem não possa ou não saiba dançar”, comenta a dançarina.

Valéria explica que a dança contemporânea, diferente de outros tipos de dança, não se prende a uma técnica específica, ela oferece a oportunidade de criar uma forma pessoal de se movimentar, sem padrões ou sistemas definidos, onde cada dançarino é respeitado na sua individualidade.

Valéria Medeiros é Arteterapeuta, bailarina, coreógrafa e professora de dança, no momento dá aulas para crianças e adolescentes no Espaço Endança e na ONG Em Cena Arte e Cidadania. Iniciou a sua prática profissional como professora na academia Studio de Danças, tendo atuado também no Instituto Helena Lubienska e Escola Encontro. Foi Coordenadora Pedagógica nos Festivais de Teatro e de Dança do Recife entre 2003 e 2009. Coreografias recentes incluem o espetáculo infantil “Amanhã é depois! Hoje é brinquedo” da ONG Em Cena Arte e Cidadania e “O Urubu Cor de Rosa”, espetáculo de teatro infantil realizado pelo Grupo Scenas. Tem formação superior em Fonoaudiologia e é especialista em psicomotricidade relacional. Dançou nos grupos Cais do Corpo e Grupo Grial de Dança.

Oficina: Dança Contemporânea – improvisação e criação
Quando: 06 de agosto a 29 de outubro de 2013. Sempre às terças-feiras das 19h às 21h.
Onde: Gerar Arteterapia e Bem Estar – Rua Jorge de Albuquerque, 103, Casa Forte, Recife-PE.
Fone:(81) 3268-1749
Investimento: R$ 120,00 mensal
Facilitadora: Valéria Medeiros
Público alvo: arteterapeutas, psicólogos, artistas, estudantes e todos que desejem uma melhor consciência de si e do seu corpo

Leave a comment