Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • [NOTÍCIAS] Está no ar o curso on-line gratuito sobre ‘Jornalismo contra-hegemônico’, com Djamila Ribeiro

[NOTÍCIAS] Está no ar o curso on-line gratuito sobre ‘Jornalismo contra-hegemônico’, com Djamila Ribeiro

Encontram-se disponíveis, gratuitamente, todos os episódios do curso on-line ‘Jornalismo contra-hegemônico: reflexões para um novo presente’, idealizado, produzido e ministrado pela professora, pesquisadora e escritora Djamila Ribeiro. As aulas, que apresentam um panorama de como o jornalismo pode ser mais diverso e inclusivo, podem ser assistidas no canal do YouTube Feminismos Plurais.

A iniciativa é uma parceria entre o YouTube Brasil, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Feminismos Plurais (streaming de educação antirracista e feminista), com produção executiva da Casé Fala.

Dividido em dez episódios, o curso aborda temas como a imprensa negra, feminista, LGBTQIA+ e indígena, lugar de fala e visibilidade de grupos sociais e étnicos subrepresentados, além das teorias que permeiam estas discussões, apresentando iniciativas e soluções para um jornalismo mais plural e inclusivo. O cruso conta com a participação de especialistas em comunicação, entre outros convidados.

Djamila ressalta que o curso não é só para jornalistas. “É para qualquer um que queira aprender e refletir sobre a importância e o poder da informação, afinal, um jornalismo sério e comprometido com a verdade e com os direitos humanos é fundamental para o fortalecimento da nossa democracia. E neste momento, especialmente com avanço das fake news, é ainda mais importante o nosso compromisso para combater o preconceito, injustiças e a desinformação e, assim, fortalecer o espaço cívico e a nossa democracia”.

O curso conta com alguns dos professores da Feminismo Plurais, como o coordenador Tiago Viníciu e as professoras Juliana Borges, Marjorie Chaves e Thiago Teixeira, além dos especialistas em tecnologia Sil Bahia e Ronaldo Lemos, as jornalistas Sônia Bridi e Adriana Ferreira, a pesquisadora indígena da Universidade Federal de Goiás Mirna Anaquari, e o especialista em Comunicação Inclusiva André Fischer.

Também participam o cofundador da AFRO.TV Paulo Rogério Nunes, a advogada e apresentadora Gabriela Prioli, o professor de Direito da Universidade Federal de São Paulo Renan Quinalha, a fundadora da Damata Make-up Daniele Damata e Tiago Rogero, diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Confira abaixo os temas abordados em cada episódio:

1º episódio – Por que precisamos de um jornalismo contra-hegemônico?
2º episódio – O que é hegemonia?
3º episódio : Desinformação
4º episódio: Jornalismo e Teoria Negra Feminista
5º episódio: Lugar de fala
6º episódio: Imprensa negra
7º episódio: Imprensa feminista
8º episódio: Imprensa LGBTQIA+ e imprensa indígena
9º episódio: A luta por visibilidade
10º episódio: Como construir um jornalismo contra-hegemônico na prática?

Assista o curso, gratuitamente, neste link: https://youtu.be/PmW8kzzwnks

Leave a comment