Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • [NOTÍCIAS] Conheça o dossiê: ‘FUNDAÇÃO ANTI-INDÍGENA: Um retrato da Funai sob o governo Bolsonaro’

[NOTÍCIAS] Conheça o dossiê: ‘FUNDAÇÃO ANTI-INDÍGENA: Um retrato da Funai sob o governo Bolsonaro’

O INESC – Instituto de Estudos Sócioeconômicos está disponibilizando para download gratuito um dossiê que sistematiza os retrocessos causados pela gestão Bolsonaro na Funai.

O documento foi elaborado pelo INESC, em parceria com a INA – Indigenistas Associados (associação de servidoras/es da Funai ). Foram três anos de monitoramento conjunto, com análise de documentos oficiais e depoimentos de servidores colhidos em anonimato.

Intitulado ‘FUNDAÇÃO ANTI-INDÍGENA: Um retrato da Funai sob o governo Bolsonaro’, o dossiê mostra que, sob o governo Bolsonaro, a Funai tem implementado uma política anti-indigenista, de não demarcação de TIs, perseguição aos funcionários e a lideranças indígenas e militarização do órgão.

Na avaliação das organizações, o governo Bolsonaro se apodera das estruturas do Estado para desconstruir garantias conquistadas. “Como acontece também em outras áreas, o cenário atual é enormemente desafiador para aquelas e aqueles que defendem os direitos indígenas e um serviço público de qualidade no Brasil”.

O documento foi divulgado no dia 13 de junho passado, em meio à indignação a respeito do desaparecimento do indigenista e servidor licenciado da Funai Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.

O dossiê completo pode ser acessado neste link: https://www.inesc.org.br/fundacao-anti-indigena-um-retrato-da-funai-sob-o-governo-bolsonaro/

Related Articles

2 Comments

  • Onde leio o dossiê sobre o saque estrangeiro na Amazônia contra os índios e as riquezas do solo, com a conivência da guangue que ajuvada
    quem saqueava enqto destruía o Brasil roubando o povo nos cofres públicos
    distribuindo com os comparsas?
    Mto me interessa esse registro .

  • Onde leio o dossiê sobre o saque estrangeiro na Amazônia contra os índios e as riquezas do solo, com a conivência da gangue que ajudava
    quem saqueava enqto destruía o Brasil roubando o povo nos cofres públicos
    distribuindo com os comparsas?
    Mto me interessa esse registro .

Leave a comment