Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Mutirão de Cuidado e roda de diálogo no Jardim Maturi dia 1 de maio

Mutirão de Cuidado e roda de diálogo no Jardim Maturi dia 1 de maio

jardim maturi

A partir das 9h, o Dia do Trabalhado será dedicado ao encerramento da Semana de Cuidado no Jardim Maturi, com roda de conversa e mutirão.

Em parceria com o Curso Recife de Fundamentação em Pedagogia Waldorf, a escola receberá a Dra. Carla Pires e os alunos para uma roda de conversa aberta, com o tema: A conquista do andar, do falar e do pensar no desenvolvimento do potencial humano.

Os cuidados com o parque do Jardim Maturi tiveram início no sábado, 26 de abril, com um mutirão, e seguem nas manhãs desta semana, culminando com outro no Dia do Trabalho. Celebraremos este dia dedicando-nos à manutenção e jardinagem deste espaço dedicado à crianças de 2 a 6 anos.

O evento é aberto a qualquer pessoa disposta a colaborar no aprimoramento deste jardim de infância comunitário e interessada em conhecer a Pedagogia Waldorf e o Jardim Maturi. Todas serão bem-vindas!

Mutirão de Cuidado no Jardim Maturi com Roda de Conversa ” A conquista do andar, do falar e do pensar no desenvolvimento do potencial humano”
Data: 1 de maio (quinta-feira – Dia do Trabalho)
Hora: 9h às 13h

Programação:
9h – Chegada e preparação dos materiais
9h30 – Roda de Conversa com Dra. Carla Pires
10h30 – Lanche
11h – Cuidados de Manutenção e Jardinagem no Parque
13h – Encerramento

Solicita-se trazer, se possível, mudas de flores, ferramentas e frutas.

Mais informações: jardimmaturi@gmail.com e 81.9602.8617

COMO CHEGAR AO JARDIM MATURI
O Jardim Maturi está localizado no Sítio Nova Canaã, na Zona Rural de Olinda, onde também estão as antenas da TV Globo, Tribuna e Manchete.

DE CARRO OU BICICLETA
Vindo pela Av. Agamenon Magalhães (no sentido Recife–> Olinda), seguir rumo à PE-15, no sentido Paulista. Na PE-15, imediatamente após o TERMINAL DE PASSAGEIROS (INTEGRAÇÃO DE OLINDA), fazer o contorno (como se fosse voltar para Recife) e, em seguida, pegar a 1ª avenida à direita (Av. 2ª Perimetral, ou, simplesmente, Av. Perimetral). Após 1.300 metros, na AV. PERIMETRAL, procurar o BAR DA ACEROLA, na calçada direita, e entrar nesta estradinha de barro (Estrada Velha de Ouro Preto). É a mesma que leva ao COQUEIRAL PARK e ao CEMITÉRIO PARQUE DE OLINDA. Subir a LADEIRA DA AMIZADE e seguir sempre pela estrada principal (na direção do Cemitério Parque de Olinda). Passar o Coqueiral Park e, após 1km, entrar à esquerda assim que avistar uma parada de ônibus na calçada direita (próximo à Venda de Nicinha). Em seguida, virar na primeira à esquerda novamente. O SÍTIO NOVA CANAÃ fica no final da rua. O JARDIM MATURI está nesta propriedade.

DE ÔNIBUS DE RECIFE
DO CENTRO: Pegar o ônibus Xambá/príncipe e cujo terminal está localizado na AVENIDA GUARARAPES. Ele passa pela Av. Suassuna, João de Barros, Encruzilhada, Estrada de Belém e Av. Presid. Kennedy.
DO DERBY: pegar Xambá/Joana bezerra. Ele vem de Joana Bezerra pela Av. Agamenom Magalhães, vai pelo Complexo de Salgadinho e percorre a Av. Presid. Kennedy.
Descer na integração de Xambá e pegar o ônibus Alto da Conquista. Descer no Terminal, que fica em frente à Venda de Nicinha. Entrar na ruazinha à direita e, em seguida, a primeira à esquerda. O SÍTIO NOVA CANAÃ fica no final da rua. O JARDIM MATURI está nesta propriedade.

DE ÔNIBUS DE OLINDA
Existem três linhas: Xambá/Perimetral, Xambá/Getúlio Vargas e Xambá/Av.Gov.Carlos de Lima Cavalcanti. Pegar qualquer uma delas, descer na integração Xambá e pegar o ônibus Alto da Conquista. Descer no Terminal, que fica em frente à Venda de Nicinha. Entrar na ruazinha à direita e, em seguida, a primeira à esquerda. O SÍTIO NOVA CANAÃ fica no final da rua. O JARDIM MATURI está nesta propriedade.

SOBRE A PEDAGOGIA WALDORF
“A Pedagogia Waldorf, fundamentada na Antroposofia, através da auto-educação constante do educador, do estudo do desenvolvimento da criança e de suas necessidades, procura diminuir cada vez mais esse ‘educar em massa’. Ela propõe que se perceba individualmente cada ser. Que possamos enxergar o único e precioso ser que habita cada corpinho que nos é entregue a cada dia para cuidar e educar. Que tenhamos reverência diante de cada criança, mesmo porque ela é nosso maior mestre.” Pilar Borba, terapeuta e pedagoga.

Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da antroposofia, deixou-nos uma imensa contribuição para a compreensão das necessidades básicas do Homem. Nos fez crer que tudo que fazemos, pensamos e sentimos diante da criança está sendo impresso em sua alma e em seu corpo para toda sua vida; e, que todos esses registros positivos e negativos irão colaborar na sua forma adulta de ser e ainda mais, que sua saúde física, emocional e mental irá depender em grande escala da maneira como essa criança foi por nós acolhida, tratada, educada e amada, principalmente nos seus três primeiros anos de vida.

Abarcando de forma ampliada as dimensões físico-motora, emocional-estética e cognitivo-espiritual, a Proposta Pedagógica Waldorf e seu currículo contemplam todos os aspectos legalmente previstos para a educação no país. Procuram desenvolver nos jovens as qualidades necessárias para que saibam lidar com as demandas constantes e velozes mudanças atuais. Principalmente, procura despertar a vontade de atuar no mundo de forma cada vez mais consciente, de seguir conhecendo-se a si mesmo e assumindo a realização de seus ideais com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento e de relacionamento.

SOBRE A PEDAGOGIA WALDORF NO RECIFE
A Pedagogia Waldorf no Recife deu seus primeiros passos em 1992, e, em 1999, o sonho foi concretizado com a implantação da primeira Escola Waldorf na cidade. No dia 02 de Agosto de 1999, a Escola Waldorf Recife iniciou suas atividades, com uma sala de Jardim de Infância. No mesmo dia, aconteceu a fundação da Associação Pedagógica Waldorf Recife, entidade sem fins lucrativos, responsável pela manutenção da Escola e pela divulgação desta Pedagogia.

Em 2008, ali foi implantada a primeira turma do ensino fundamental, fruto de um forte movimento de mães, pais e educadores envolvidos com as atividades necessárias à viabilização deste importante passo. E, em 2012, a mudança para uma nova sede, mais ampla, no Rosarinho, atendeu à necessidade de expansão desta escola, recebendo mais de 80 famílias, 110 alunos, 16 professores e 6 funcionários. Foi também em 2008 que ocorreu o início da primeira turma de formação de professores, em curso livre promovido pela mesma Associação Pedagógica Waldorf do Recife e reconhecido pela Federação das Escolas Waldorf no Brasil.

Fruto deste trabalho consistente – a experiência prática na Escola e a formação teórica no Curso-, outras iniciativas puderam surgir na região. A primeira foi o Jardim Maturi, em Olinda, neste mesmo ano de 2008. Em seguida, vieram os Jardins Curumim, na Iputinga; Alecrim, em Casa Forte; e Satori, em Aldeia. Unidos com a Escola e o Curso, formam uma rede que atua em conjunto pelo atendimento integral da criança e a disseminação da Pedagogia Waldorf e dos cuidados para com a infância. Além do trabalho pedagógico com as crianças e suas famílias, promovem conjuntamente encontros, estudos e eventos para alcance destes objetivos.

ESCOLA WALDORF RECIFE

CURSO RECIFE DE FUNDAMENTAÇÃO EM PEDAGOGIA WALDORF

Leave a comment