Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ÁUDIOS   /
  • Músico Rafael Ferreira lança o álbum ‘Desancorar’

Músico Rafael Ferreira lança o álbum ‘Desancorar’

Faz sempre uma aposta quem sobre as ondas se arrisca: aposta na fome do peixe, na mansidão das águas,em si mesmo. Este trabalho é um pouco dos dois; é lançar-se ao mar solitário que carregamos nas entranhas, mas é também a aposta nos encontros que os bons ventos nos trazem.

Latin Jazz, Salsa, Forró,Reggae, MPB e música tradicional se misturam nas dez composições do álbum autoral “Desancorar” do compositor, cantor e multi-instrumentista RafaelFerreira. Feitas em Olinda-Pernambuco, todas as músicas do disco têm uma forte relação com todos estes ritmos e influências da vivência pernambucana.

Com direção geral e produção do próprio Rafael, o disco contou com a participação de grandes músicos pernambucanos, integrantes de alguns dos mais representativos grupos da música pernambucana (Mundo Livre S.A., Academia da Berlinda, Orquestra Contemporânea de Olinda, Grupo Bongar, Grupo Saracotia, Grupo Sagarana, Quarteto Olinda).

Rafael Ferreira é violonista, cantor, compositor e produtor musical, formado em Música Popular (violão popular) pela Universidade Estadual de Campinas SP (UNICAMP). Residente em Olinda PE desde 2011, começou seu aprendizado musical aos oito anos de idade estudando piano erudito no Conservatório Maestro Fêgo Camargo em sua cidade natal – Taubaté SP.

Durante sua carreira transitou por vários trabalhos e estilos e cursou aulas e workshops de harmonia e arranjo com nomes como Richard Boná, Sergio Assad, Hilton Valente “Gogô”, Mario Campos, Alexandre Carvalho, Mauricio Florence, Celso Veagnoli, Daniel Alcântara, Laércio de Freitas e Mané Silveira. Fez quatro anos de aulas de violão com o famoso violonista Ulisses Rocha.

Em 2005 iniciou seu trabalho de tradução da musica popular tradicional brasileira em seu violão. Em 2008 ingressou no curso de Violão Popular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sendo a música popular brasileira sua fonte de pesquisa. Foi músico percussionista das aulas de Danças do Brasil do Departamento de Dança da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) de 2010 – 2012, levando para a sala de aula paulista os principais ritmos pernambucanos.

Em 2010, como integrante e fundador do grupo Quinteto Coloquial, foi contemplado com o premio “Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura” do Ministério da Cultura, onde fez um trabalho de pesquisa dos ritmos pernambucanos como o maracatu, os diversos tipos de coco e a música de terreiro. Neste mesmo projeto realizou uma oficina de formação em gravação e edição de áudio junto ao ponto de cultura Bongar, que reside na comunidade quilombola Xambá, em Olinda PE. Este projeto foi finalizado com um show dos dois grupos realizado em frente ao terreiro Xambá.

Já se apresentou em diversos palcos de destaque do Brasil como: Conexão Vivo (Belo Horizonte), Studio SP (São Paulo), SESC Campinas (Campinas SP), Casa de Cultura Tainã (Campinas SP), Livraria Cultura (Recife PE), Espaço Cultural CPFL (Campinas SP), Galeria Castro Alves (Recife PE).

Com dez anos de história profissional com a música tem dois trabalhos lançados de forma independente: o DVD “Ogum” (gravado em 2012 no auditório do Instituto de Artes da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas SP) e o álbum autoral “Desancorar” (2014).

Participações no álbum Desancorar:
Grupo Bongar – Ilús, Abê eAgogô
Claudio Rabeca – Rabeca
Lineker – Voz
Gilú Amaral – Congas, Maracas,Agogô, Ketê
Rodrigo Samico – Violão 7 Cordas
Walter Areia – Baixo acústico
Ivan do Espírito Santo – Flauta transversal
Carlos Amarelo – Zabumba,agogô,pandeiro
Rogério Victor – Baixoa cústico
Guga Amorim – Mineiro,triângulo
Cleidson Ferreira – Bateria
Tom Rocha – Bateria
Luiz Spiga – Guitarra
Neto Salles – Djembê
Matheus Alvisi – Piano
Léo du Peixe – Baixo
André Negão – Baixo

O disco conta com arranjos do próprio Rafael, que também assina a mixagem e a masterização do álbum. O disco foi gravado em Olinda-Pernambuco entre Março e Agosto de 2014.

Fotografia: Renata Pires
Arte gráfica: Paula K.

Leave a comment