Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [MENINA MADURA] Dicas da Medicina Tradicional Chinesa sobre alimentação

[MENINA MADURA] Dicas da Medicina Tradicional Chinesa sobre alimentação

| Por  Menina Madura  |

Durante a  Semana da Alimentação Viva (SEMAV), uma palestra me chamou atenção: a da médica pediatra e acupunturista Ninesh Rossana Preziosi. Ela deu dicas de alimentação, baseadas na milenar Medicina Tradicional Chinesa.

Confira algumas das dicas:

Inclua no prato as 5 cores (preto,  verde, vermelho, amarelo e branco) e os 5 sabores (salgado, ácido/azedo, amargo, doce e picante).

Coma todas as partes da planta (raízes, caules, folhas). Obs.: Ela ressalta que os brotos e as algas já são completos, conectam com a totalidade.

Prefira alimentos da estação e do local onde você mora.

O ideal é se alimentar até a hora em que o sol se põe. Mas se não aguentar ficar sem comer à noite, então prefira alimentos leves e quentes, como caldos  de legumes e sopas.

Entre 11h e 13h é o horário do coração, então este não é um bom período para se alimentar, nem para fazer exercício físico.

Modere coma água. Beba água quando sentir sede. Se a urina tá clara e sem cheiro forte, então você normalmente está bem hidratado.

Não é bom consumir alimentos e bebidas geladas, pois que dentro do organismo a temperatura é mais alta.

Não se deve tomar leite animal.

O arroz é um excelente alimento, pois tonifica os 5 movimentos (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) e seus respectivos órgãos (bexiga, fígado, intestino delgado, pâncreas/ estômago, pulmão/ intestino grosso).

Ela sugere o consumo da papa de arroz integral, onde se coloca o arroz cateto de molho por 48 horas, depois bate no liquidificador e cozinha. Segundo Rossana, essa papa aquece e traz energia.

Inclua o que é vital  em sua alimentação, ou seja:  brotos, germinados, fermentados e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

 

Mais informações: www.ninesh.com.br

 

Leave a comment