Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • Maracatu Estrela de Serra busca apoio através de financiamento coletivo

Maracatu Estrela de Serra busca apoio através de financiamento coletivo

O Maracatu Estrela de Serra, nascido em 5 de março de 2016, em Serra Grande (sul da Bahia), está realizando um financiamento coletivo para angariar recursos financeiros que possibilitarão a realização das próximas atividades do grupo, assim como a melhoria estrutural, com a aquisição de instrumentos e confecção de figurinos.

O Maracatu Estrela de Serra foi criado pela maestria da arte-educadora pernambucana Ana Diniz e hoje é composto por cerca de 30 integrantes. No momento atual, o Maracatu se prepara para o tradicional cortejo pelas ruas de Serra, que será no dia 18 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

“Buscamos com nossos cortejos, apresentações e oficinas, contribuir para a valorização dessa manifestação artística, política e espiritual que é o Maracatu de Baque Virado, a fim de garantir o reconhecimento e a proteção dessa manifestação popular, que conta uma história matriarcal e negra, que na maioria das escolas não é contada”, conta a mestra Ana Diniz.

O Maracatu Estrela de Serra é para seus integrantes uma reconexão com suas raízes. É guiado por uma mulher negra em espírito, Dona Percilina, que foi mestra de cultura popular reconhecida, da região de Itacaré, Bahia. Tem como dirigente e mestra Ana Diniz, contra-mestra Raquel Miranda, instrutor de percussão Marcéu Lima, e consultora de produção Aloyana Lemos, que compõem a atual diretoria. A Rainha é Neide Rodrigues, coreógrafa especialista em dança afro, integrante da orquestra Gongobira do Terreiro Matamba Tombeci Neto, filha de Mãe Ilza Mucalê, que atende e orienta o Maracatu Estrela de Serra. Os integrantes do Maracatu são de Serra Grande, Ilhéus, Itacaré e Maraú, locais onde são realizados, ensaios, oficinas, apresentações e cortejos.

“Na região em que nos encontramos, os corpos habitantes e nativos são majoritariamente negros, por isso entendemos que a difusão do maracatu, enquanto história desse povo que foi escravizado, é de suma importância para que, principalmente jovens e mulheres, se empoderem contra a colonização patriarcal que até hoje é imposta em suas vidas”.

OBJETIVOS PRINCIPAIS DO FINANCIAMENTO COLETIVO
Os recursos arrecadados serão utilizados para três objetivos principais:

1. Realização de cortejos, palestras e oficinas para o mês de Novembro, em uma programação especial para o mês da Consciência Negra  Serão dois dias de evento de cultura e educação para o dia da Consciência Negra a serem realizados em Ilhéus e Serra Grande, incluindo um cortejo completo do Maracatu Estrela de Serra + Palestra de mãe Bárbara, mulher de origem quilombola, criadora das práticas pedagógicas desenvolvidas no terreiro Caxuté , conhecidas como “Pretagogia, Pedagogira e Pedagoginga”, ou apena “Pedagogia de Terreiro”.
2. Melhor estruturação do nosso grupo a nível de instrumentos e figurinos – Aquisição de 7 novas alfaias, 3 ganzás e materiais para confecção de 4 novos Agbês, além da manutenção e melhoria dos figurinos da corte).
3. Outras apresentações e workshops ao longo do ano de 2023  – Atividades a serem realizadas em comunidades do baixo sul da Bahia, disseminando o Maracatu de Baque virado, não só como uma manifestação cultural, mas como símbolo da luta, da resistência e da consciência sobre a negritude.

Obs.: Os detalhes sobre a utilização dos recursos, podem ser conferidos neste link: https://bit.ly/campanhaestreladeserra

Para contribuir, basta acessar este link e seguir as orientações: https://benfeitoria.com/projeto/maracatuestreladeserra

CONTATOS
Ana Diniz: +55 73 9957 3808 (WhatsApp)/ anadinizz@gmail.com
Janaina Riccioppo: janaina.txai@gmail.com

Leave a comment