Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Mana ao lado

isadora zamarque

Por Isadora Zamarque

– Isa, você precisa escrever sobre sororidade.

Dani me passou a pauta para tirar a poeira da minha coluna aqui no Flores.

– Eu não sei o que é isso.
– Você sabe. – ela disse isso com cara de espelho.

Dani é uma amiga que me espelha, acho que eu espelho ela também. Esse espelho é reconhecimento do nosso diário, do desejo de emancipação que só fermenta, feito o pão que amassamos juntas. Assim como eu, Dani faz pães, e fizemos uma sociedade provisória esses dias. Temporada boa, que nos ajudou muito.

– Olha o quadro que eu comprei da Moniquinha!
Pintura que fez Dani lembrar das andanças andinas pela Bolívia por causa do fenótipo desenhado, mas especialmente o símbolo de estar ao lado da figura feminina, mãe e filha, talvez, mas uma mulher apoiando outra mulher.

Contar com a ajuda de uma amiga para amassar o pão é prova de amor. Farinha, fermento, açúcar, sal, cortar, refogar, limpar, trocar a fralda do menino. Ufa! Fazer tudo isso junto com a Dani me foi revitalizante. Aprendi o que é sororidade, apesar de não ser a primeira vez na prática.

Apoio mútuo é necessário para a gestação de ideias também, gestação que já ultrapassa os nove meses e incha no ventre daquela que percebeu que fortaleza mesmo é estar lado a lado. Empatia, especialmente. É preciso olhar no espelho que está na mãe e na mana ao lado.

Related Articles

Leave a comment