Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Lua de Wesak

Por Maurice Jacoel
astrólogo

A Lua Cheia sempre nos fascina. É o momento em que nos encontramos para uma boa fogueira, um ritual, uma cerimônia e ou uma meditação. Desde tempos imemoriais a Lua cheia nos desperta o desejo de celebrar. Ficamos mais ativos, agitados, há mais gente surtando, os bares ficam lotados. Uma nova energia no ar! Mas afinal o que é isso? O que acontece numa Lua Cheia?

A Lua Cheia é o dia do mês em que a oposição entre o Sol e a Lua dinamiza toda a força do eixo zodiacal, isto é se o Sol está no signo do Touro, como agora, então a Lua está no signo de Escorpião. Touro e Escorpião – Estes dois signos da tradição ocidental representam a vida e a morte. A força e a abundância da existência, do viver, do nutrir; por outro lado a morte, o desapego, a transformação profunda.

Na tradição Budista, dizem que Buda se iluminou nesta Lua. Isto é que ele compreendeu profundamente o processo efêmero da vida e sua transmutação; é o festival de Wesak, que corresponde à iluminação de
Buda. Buda descobriu através da profunda meditação o ser luminoso que nos habita e que está numa dimensão que não conhece o efêmero. Buda descobriu que esta vida que levamos é exatamente o ponto de encontro do Espírito Eterno que nos habita com o Corpo Material e Efêmero que tem data e hora certa para terminar sua trajetória.

Vida e Morte – Eros e Thanatos – Touro e Escorpião; a dança dos símbolos nos lembrando que a Vida é agora, nenhuma garantia para depois. O depois é domínio da transformação, do desapego, da Morte.
Dizia um mestre budista: “Eu posso ver o futuro de todos vocês!”; a platéia ficou agitada e ele completou; “todos vocês um dia vão morrer!” e riu gostosamente.

A Lua Cheia é o momento em que temos a oportunidade de receber a conexão com o Sol daquele mês, daquele signo. Portanto através do filtro de Escorpião onde se encontra agora a Lua, recebemos toda a
energia e o significado de Touro, onde se encontra o Sol. É hora de receber o “Maná”; o alimento espiritual e ao mesmo tempo celebrarmos a vida que temos, celebrarmos os cheiros, as flores, as comidas, os
prazeres, o amor, o sexo, os vinhos, as sedas. É hora de “acordar” e sentir gratidão, as flores são belas e seus perfumes são para atrair pássaros e insetos que as polemizem; no entanto nos foi dada a
capacidade de apreciar sua beleza e seus perfumes; não é fantástico?! Gratidão por esta natureza tão linda que podemos desfrutar; e que se bobearmos vai desaparecer pelas nossas “obras”.

Feliz Lua Cheia com prazer, gratidão e amor; iluminem-se!

——————————————————–
Leia mais informações sobre a Lua de Wesak em:
http://shakyamuni.net.br/2012/05/05/a-lua-de-wesak-a-sexualidade-e-a-tomada-de-consciencia/

Leave a comment