Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[KELLY SAURA] Arte da Terra

| Por Kelly Saura |

Desde que entendo um pouco das coisas do mundo que rejeito a ideia de propriedade.

Foi a maturidade que me trouxe a compreensão de território e a responsabilidade por tudo aquilo que tocamos e alcançamos.

Substituo “apropriação” por “ocupação”, “posse” por “tutela”, “família” por “comunidade”, “casamento” por “amizade”, na tentativa de efetivar outro glossário de relações. Consigo. E parte do mundo compartilha comigo dessa mesma linguagem.

Nasci em um determinado local, sendo a extensão de um determinado clã. E lutar contra essas determinações tem se mostrado inútil. Há algo de inexorável nessa afirmação de algo novo para o meu glossário de reinvenções.

Herdei 1 montanha cavernosa – Um museu ?!, Uma porção de um vale fértil com vegetação nativa protegida por serras que formam um cinturão espinhoso de caatinga – Um terráreo ?! A ourivesaria, que tem sido minha práxis de compreensão no mundo ganha grandes proporções. A escala é sempre uma variação do ponto onde se fotografa. Faço camafeus de proporções monumentais.

Aprendi a extrair as propriedades dos vegetais – há um sentido em estarem tão bem protegidos em cascas duras e espinhos -, onde embalo pequenas porções em invólucros leves e resistentes. Aprendi a usar o facão para abrir meus caminhos de ida-volta ao lar.

Leave a comment