Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • [HAROLDO BARROS] Deseclipsando o Coração

[HAROLDO BARROS] Deseclipsando o Coração

Imagem de vancarlosfr por Pixabay

Por Haroldo Barros
haroldobarros77@gmail.com

Um belo fenômeno, o eclipse solar tem muitos significados que podemos aproveitar para uma reflexão.

É fácil compreender as causas de um eclipse do Sol: no momento em que a Lua, em seu movimento ao redor da Terra, passa em frente ao disco solar, produz uma sombra que, projetada na superfície do nosso planeta, faz o dia virar noite, ao menos por alguns minutos e em determinada região do globo terrestre.

Apesar de todo esse auê, é comum acontecerem de dois a cinco eclipses desses por ano.

Podemos observar esse interessante fenômeno astronômico, encantar-nos com a sua beleza e seus significados e podemos, ainda, fazer importantes reflexões acerca de nossos próprios comportamentos e atitudes.

O ser humano é composto, metaforicamente falando, de luz e sombras.

É luz em nosso interior: nossa alegria, nossa fé, nossa afetividade, nossa capacidade de encantar-se com o mundo, nossa esperança, nossa motivação, nossa boa vontade, nossa criatividade. E mais: sentimentos nobres como compaixão, amor, caridade, humanidade. E todos os nossos potenciais, guardados no interior de nosso coração.

São sombras em nosso interior: medo, ranços, negatividade, mau humor, grosserias, desencantos, depressão, baixo astral, desmotivação, falta de objetivos e tudo o mais que nos atrapalha, atrasa ou complica nossa vida ou nossos relacionamentos com os demais.

Da mesma forma que o Sol tem seus dias de eclipse (dois a cinco por ano, como vimos acima), é normal que, de vez em quando (apenas de vez em quando), um pouco de nossas sombras sobressaiam, apagando momentaneamente a nossa luz. E aí ficamos chateados, aborrecidos, ou mau humorados. Porém, mesmo o eclipse do Sol dura pouco, voltando, logo em seguida, o astro-rei a brilhar em todo o seu esplendor. Da mesma maneira, nós temos a obrigação e todas as possibilidades de recuperar rapidamente nosso estado brilhante, fazendo ressurgir a luz de nossos potenciais. São até importantes esses ocasionais episódios, para que possamos, conhecendo as sombras, dar mais valor à luz.

Porém, existem pessoas que optam por exibir seu lado sombra constantemente, buscando eclipsar, com sua escuridão, a vida e a alegria dos demais. Na maior parte das vezes, isso não é proposital. Mas, sem dúvida, esses tipos de comportamentos apenas servem para obscurecer as coisas que a existência oferece de mais belo: nossa luz e a luz de nossos semelhantes.

Portanto, talvez seja importante você parar para fazer uma avaliação de seus comportamentos do dia-a-dia, no trabalho, na família e na vida em geral e verificar que tipo de comportamento você tem adotado: o de um Sol luminoso, alegre e quente ou o de um astro apagado, auto-eclipsado e eclipsante?

Lembre-se de que, ao espalhar luz, vida e amor por aí afora, o primeiro beneficiado é você mesmo. Então, mesmo que nem tudo esteja tão bem assim, faça a opção de ser o Sol, brilhante e radioso. Isso só lhe trará benefícios: à saúde, aos relacionamentos e ao coração.

Muita Luz, Saúde e Prosperidade!

Haroldo Barros

Leave a comment