Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [ESTUDOS ASTROLÓGICOS] (Signos) Virgem

[ESTUDOS ASTROLÓGICOS] (Signos) Virgem

Ilustração: Sidney Hall (Fonte: Wikimedia Commons)

| Por Lu Rabelo* |

Depois de passar pelos signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer e Leão, o Sol entra em Virgem, sexto signo do zodíaco. E ele chega a Virgem nos solicitando dar atenção ao que merece ajustes na nossa vida.

Regido pelo mental planeta Mercúrio, nos pede para perceber os detalhes. “Virgem representa a mente analítica. É o signo que fala da observação, do olhar afiado e curioso para detectar as minucias daquilo que está diante nós, pronto para ser aperfeiçoado”, declara a astróloga Claudia Lisboa, acrescentando: “Virgem é como um bordado que depende de cada pequeno ponto bem dado para poder ver ao final o belo resultado. É a técnica eficaz que possibilita grandes feitos. É a simplicidade e eficiência da semente que no tempo certo se desenvolve e vira uma árvore monumental.”

“Este signo exige maturidade, responsabilidade, discernimento, disciplina, ordem, serviço e muito trabalho. Virgem, juntamente com o seu regente, Mercúrio, ensina a utilizar a terra com o máximo proveito. Este signo pede limites e autodefinição, ou seja, chegou a hora de ser ‘gente grande’. Mas as pessoas precisam ser grandes sem perder a pureza de suas almas. Virgem põe ordem no caos. É hora de buscar aperfeiçoar seja o que for que esteja em desarmonia em nós. É hora de olharmos para a nossa rotina, para o nosso trabalho, para a nossa alimentação, para a nossa saúde”, explica a astróloga Débora Mechica.

Segundo o astrólogo Haroldo Barros, durante a estada do Sol no signo de Virgem, o Cosmos nos convida a um resgate da Pureza e da Simplicidade, por meio da análise crítica e da tomada de consciência de nossas próprias impurezas e excessos interiores. “E nada melhor do que o trabalho para purgar as toxinas físicas e emocionais que nos adoecem e sobrecarregam”, declara o astrólogo, lembrando, ainda, que o signo de Virgem também está associado à colheita dos cereais (o alimento puro, não poluído). “Tanto que a Virgem, na constelação, tem em sua mão uma espiga de trigo. Inclusive, a estrela Spica (“espiga” em latim), alfa da constelação da Virgem (ou seja, a mais brilhante da constelação), simboliza fertilidade e prosperidade.

MITOLOGIA
De acordo com o astólogo Haroldo Barros, Virgem está mitologicamente associado a Astréia, deusa da Pureza e da Harmonia, que, durante a Idade do Ouro (a idade da perfeição) habitava a Terra, entre os mortais.

“Ao iniciar-se a Idade da Prata e o correspondente declínio da civilização, a deusa retira-se para as montanhas, passando a habitar entre os pastores, onde ainda havia maior pureza e harmonia. Quando se inicia a Idade de Bronze e as desavenças entre os homens se tornam cada vez mais freqüentes, Astréia, por não suportar tal desarmonia e temendo macular-se, abandona definitivamente a Terra e vai para o Céu, transformando-se na constelação da Virgem. Desde então, o signo de Virgem, simbolizado por essa constelação, tem sido o ícone da Pureza, símbolo da harmonia, como um sinal nos céus a nos alertar e lembrar de que os homens podem (e devem!) limpar-se da carga de suas impurezas (físicas e emocionais), alcançando uma vida mais harmônica e mais saudável,” declara Haroldo Barros.

SIGNO DE VIRGEM
Elemento: Terra
Planeta Regente: Mercúrio (alguns astrólogos utilizam o planetóide Ceres, como regente de Virgem)
Ritmo: Mutável
Palavras-chave: Saúde, nutrição, maturidade, síntese,  detalhes, perfeccionismo, organização, eficiência, discernimento, aperfeiçoamento, produtividade, materialidade, avaliação, pragmatismo, ordem, praticidade, organicidade, sistematização, refinamento, realidade, simplicidade, trabalho, purificação, cautela, critério, seleção.
Período de permanência do Sol em Virgem: de 22 ou 23 de agosto a 22 ou 23 de setembro.

* Lu Rabelo é cantadeira, arteterapeuta, yogaterapeuta, aromaterapeuta, jornalista e editora do Portal Flores no Ar. É estudiosa de Cultura Indígena, Astrologia e Tarot.

Leave a comment