Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ENTREVISTAS   /
  • Entrevista sobre Medicina Ayurvédica com Fernando Sujan

Entrevista sobre Medicina Ayurvédica com Fernando Sujan

FernandoSujan
Foto: Divulgação

Nesta entrevista,  o terapeuta Ayurveda Fernando Sujan  fala sobre Ayurveda e seus benefícios!

Quais são os princípios da Medicina Ayurvédica?
O Ayurveda se fundamenta no conceito milenar sobre saúde de que “não ter doenças não é ter saúde” e faz uso da meditação, alimentação e espiritualidade para promover qualidade de vida e consciência físico/espiritual.

Como ela é praticada na Índia? Existem escolas tradicionais desse modelo de cuidar da saúde?
Na Índia o sistema público de saúde se fundamenta no Ayurveda, atendendo aos milhões de pessoas pobres que não gozam das benesses da elite indiana (os Brâmanes).

Como ela vem sendo praticada em todo o mundo?
As ciências ocidentais estão cada vez mais encontrando no Ayurveda respostas na Medicina Ayurveda, para promover qualidade de vida, compreendendo que as causas das doenças têm relação direta com a maneira como lidamos com os nossos sentimentos e que estas se originam no campo espiritual. Em razão disso, já são muitos os hospitais na Europa que adotam métodos ayurvédicos no combate e principalmente na prevenção de doenças, usando a meditação e o yoga como suporte.

Qual ou quais as diferenças existentes entre este tipo de medicina e a tradicionalmente conhecida no Ocidente?
As maiores diferenças são: a medicina ocidental combate a doença (sintomatologia). O Ayurveda combate o “doente” (maus hábitos e desconexão com o sagrado). A medicina ocidental se fundamenta em questões lógicas, cartesianas. O Ayurveda é fundamentalmente uma ciência energética/espiritual. A medicina ocidental acredita que curar a doença é suficiente. A medicina Ayurveda acredita que sem mudanças de hábitos e espiritualidade não é possível promover a cura. A medicina ocidental acredita que as doenças surgem no corpo físico e são curadas no corpo físico. A Medicina Ayurveda acredita que todas as doenças têm origem no corpo sutil e são curadas nos dois corpos físico/sutil.

O que é a doença pela ótica da medicina Ayurvédica?
As doenças são causadas, na sua maioria, pelo ego. Essa necessidade de ser mais e melhor nos desconecta do corpo e dos sentimentos. Deixamos de ouvir o corpo porque o corpo não mente e precisamos da mentira para ser mais e melhor que os outros. Deixamos de ouvir o que o corpo tem a dizer, porque o corpo revela nossas fraquezas e só passamos a ouvi-lo quando a doença migra do corpo sutil para o corpo físico. Isso quando ainda dá tempo.

O que a Terapia Ayurveda propõe para o cotidiano?
Reconexão com o corpo através do toque (massagens), da meditação, do yoga, reeducação respiratória e postural e alimentação voltada para cada biótipo, além e principalmente de uma prática espiritual não fundamentada nas religiões e sim na religiosidade.

Em que se baseia filosoficamente a Medicina Ayurvédica?
Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de sete mil anos, o que faz dela o mais antigo sistema medicinal da humanidade. Despertar em cada pessoa o instinto de observador e curador interno, que a leve a escolher de maneira natural o que é bom e a viver um estilo de vida que lhe é próprio, é o propósito do Ayurveda. O Ayurveda não trata de crenças, de uma determinada religião ou culto, trata de princípios holísticos que integram o ser humano a sua natureza em harmonia com o universo. Todos os tipos de trabalho corporal do Ayurveda servem para liberar emoções reprimidas e inconscientes que se escondem nos tecidos do corpo. O Ayurveda e o Yoga representam o paradigma filosófico que proporciona às profissões ligadas à saúde uma forma de reunir as diversas modalidades de cura num sistema de saúde completo.

A Escola Samkhya, origem do yoga e do ayurveda, explica os cinco elementos (Prancha Maha Buthas) e as três bioenergias (Doshas): Vatta, Pitta e Kapha. Os Doshas não representam apenas a matéria física, mas também a semente primária do universo, onde a matéria e a energia vital são apenas manifestações da energia original. Durante a vida será exatamente a forma com que iremos administrar esse corpo com a prática de meditação, alimentação, massagens, sexo sem culpa ou medo e Yoga, e que irá definir se estamos preservando a nossa natureza básica, nosso estado natural de saúde ou se estamos desviando e agravando nossa natureza.

A massagem Ayurvédica tem sido bastante procurada por pessoas em desequilíbrio com resultados surpreendentes, o que faz com que a massagem Ayurvédica possa ser considerada tão eficiente?
A massagem Ayurvédica é uma técnica milenar indiana (parte integrante da Medicina Ayurveda), que faz uso dos toques profundos com as mãos, pés e cotovelos. Massagem Ayurvédica é uma porta para se iniciar no conhecimento pleno do nosso corpo, uma amorosa oportunidade para aprofundarmos nossa compreensão acerca de quem realmente somos e como nossos sentimentos atuam sobre o nosso corpo, nossas mentes e nossa espiritualidade.

Quais os principais benefícios da massagem Ayurvédica?
Com ampla variedade de alongamentos e toques profundos, a Massagem Ayurvédica proporciona maior flexibilidade ao corpo, livre fluxo de energia vital e desintoxica o organismo ativando a circulação sangüínea e linfática. Aumenta a capacidade de expressão das emoções, ao reduzir a ação das couraças musculares, reaproximando o corpo do seu eixo natural.

Como ela age no organismo e para quais doenças ela é indicada?
Por ser a mais antiga e mais eficiente das massagens orientais, a massagem a Ayurvédica é Indicada para correção dos problemas da coluna, melhora do padrão respiratório, alívio das tensões e prevenção de doenças. Fortalece o sistema imunológico e leva o indivíduo a conseguir um sono profundo e prazeroso no seu dia-a-dia. Apesar da massagem ayurvédica prevenir e combater a maioria das doenças psicossomáticas, sua principal indicação consiste na interação harmoniosa entre o corpo e o espírito, através do toque, da respiração e dos estados alterados de consciência que essa técnica induz.

Contatos de Fernando Sujan:
fernando_sujan@yahoo.com.br
(81) 8867-5233
www.fernandosujan.com

Leave a comment