Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Encontro ‘As Leis Biográficas e as Fases da Vida’, de 27 a 30 de março, em Olinda/PE

Encontro ‘As Leis Biográficas e as Fases da Vida’, de 27 a 30 de março, em Olinda/PE

leis biográficas

O trabalho biográfico é um processo em imersão para conhecer e trabalhar na sua biografia as leis do desenvolvimento humano em cada fase da vida. O encontro ‘As Leis Biográficas e as Fases da Vida’ acontece de 27 a 30 de março, em Olinda/PE, com apoio do Luminaris Núcleo de Desenvolvimento Humano.

Inscrições e informações:
E-mail:  luminarisndh@gmail.com
Fone: (81) 3031-1134

SAIBA MAIS!

O que é o trabalho biográfico
“Tomar a vida em suas próprias mãos” é como é definido o trabalho biográfico, por Gudrun Burkhard, sua criadora. Para isso é necessário cada um conhecer a sua história de vida, a sua biografia. Muitas vezes conhecemos biografias de pessoas famosas e não a nossa própria; outras vezes, através da psicanálise, conhecemos partes difíceis da nossa biografia, mas perdemos a visão do todo.

Na biografia atravessamos paisagens ensolaradas, outras mais escuras, encontramos na nossa caminhada pessoas que foram importantes para nós. Olhando para toda essa paisagem de vida, descobrimos que tudo está num contexto maior, e dentro de leis cósmicas maiores que determinam certos ritmos na nossa biografia e começamos a compreender o todo, e o significado maior de nossa missão.

No trabalho biográfico, caminhamos do passado para o presente, para a partir daí direcionarmos o nosso futuro, não nos deixando “levar” pela vida, mas direcionando essa vida com as rédeas mais firmes na mão e com perspectivas mais amplas.

O trabalho se baseia no depoimento e espelhamento da história de vida e é desenvolvido individualmente ou em grupo. Tem como referencial a apresentação do arquétipo de desenvolvimento do ser humano e como estratégias de desenvolvimento a expressão verbal e artística com diversos recursos: aquarela, música, argila.

A quem se dirige o programa?
A todos que almejam conhecer melhor a si mesmo, que buscam o auto-desenvolvimento, ou querem viver com mais qualidade a vida cotidiana e prevenir crises para o futuro.

O trabalho biográfico é uma oportunidade de reconhecer o caminho de vida percorrido e seus encontros, compondo a própria história, criando novas possibilidades para o futuro. É um processo que estimula o indivíduo a encontrar as respostas para as suas expectativas, sendo ele o personagem principal de sua história, que pode descobrir ou reencontrar o seu papel na vida. A visão da Biografia Humana é norteada pela Antroposofia, que aborda as três instâncias do ser humano: o aspecto biológico, o aspecto emocional ou anímico e o aspecto espiritual em suas diversas fases de desenvolvimento, que se pontuam de 7 em 7 anos.

Se observarmos o movimento da vida, percebemos que existem fases de vivências de crises. Estas não ocorrem simplesmente para nos trazer sofrimento, mas, junto com este, a possibilidade de transformação.

Assim como a dor, são momentos de alerta que nos avisam de que algo na vida tem que mudar, tem que ser diferente.
Pode ser que elementos conhecidos, do passado, e/ou momentos desconhecidos do futuro se encontram e provocam o momento do presente.

Observamos esses acontecimentos aproximadamente a cada 7 anos – o ritmo setenial.

O Processo Biográfico trabalha estes 3 elementos : passado, presente e futuro. Nele, dá-se atenção não somente ao que é comum a cada fase de desenvolvimento e a cada faixa etária, mas também ao que é particular, fenômenos que às vezes só acontecem à um indivíduo em particular, como por ex. assaltos, mortes, doenças, agressões, separações, etc.., e o que os mesmos podem estar significando na vida deste indivíduo. Busca-se o discernimento do que é comum à determinada fase e o que é específico de cada um, ou seja, o sentido disto tudo. Este processo estimula o próprio indivíduo a encontrar as respostas para suas expectativas e que seja ele mesmo o escritor e personagem principal de sua estória, levando-o descobrir ou reencontrar seu papel na vida.

Leave a comment