Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [DESPERTANDO] Autocuidado e faxina emocional para 2019!

[DESPERTANDO] Autocuidado e faxina emocional para 2019!

Por Mirtiline Leitão* |

Quando a gente deixa de dar ouvidos ao que os outros pensam de nós, tiramos um peso gigante dos nossos ombros, mas fazer isso leva um certo tempo. É o tempo suficiente da gente se olhar, se reconhecer dentro dessa casca social e cheia de expectativas nossas, e do resto do mundo, e se amar, mas se amar tanto, que quem chegar vai ter que ter muito cuidado, se quiser permanecer… Você é quem ensina as pessoas como te tratar. A forma como você permite coisas é o termômetro das relações, percebe?

Se livrar de relações e pessoas tóxicas, sejam familiares, amigos, parceiros afetivos, é a melhor coisa que você pode fazer por você, eu garanto. Parar de se colocar em situações ruins somente para agradar, para não decepcionar e não gerar conflito é libertador; falar aquilo que pensa e sente verdadeiramente sobre algo ou alguém é libertador. Parar de adiar um conflito inevitável e deixar de absorver tudo aquilo para si é libertador. Dizer NÃO é libertador. Impor limites é deveras libertador.

O que te prende, então? Que necessidade de agradar é essa que te faz se violentar diante das situações? Por que, ao invés de se libertar, você segue mentindo para si, colocando todo o lixo emocional para dentro, ao invés de se livrar dele? Nos alimentamos também dos nosso pensamentos e sentimentos. Você está se alimentando de quê?

Deixa eu te falar uma coisa que talvez te ajude a entender: você não pode salvar ninguém, a não ser você mesmo. Dos seus comportamentos e pensamentos tóxicos, que já são suficientemente tóxicos (essa é a parte mais difícil, se salvar de si), e principalmente, do comportamento dos outros para com você.

Se pessoas que dizem te amar: não te valorizam o suficiente; te diminuem, te adjetivam pejorativamente; não te aceitam como você é, não te acolhem; não se interessam em saber como você está; não te convidam a partilhar da vida delas; não sentem falta da tua presença; exercem algum controle emocional ou psicológico sobre você; não se responsabilizam pelos teus sentimentos; se você sabe, no seu íntimo, que não pode contar com elas (e existem outras milhares de formas de abuso/controle), está na hora de rever essas relações e ressignificar estas pessoas dentro de você.

Que tal pensar nessas questões como faxina emocional e autocuidado? Vamos dar uma sacudida nas estruturas antigas que sustentam o teu ego? Fazer terapia também é essencial para perceber e conhecer esses e outros processos mentais. Está preparado para cuidar de si este ano? Há quanto tempo você adia esse encontro consigo? Desperte!

* Mirtiline Leitão é Psicoterapeuta Reencarnacionista, Perinatal e Doula. Trabalha também com Regressão Terapêutica, Ginecologia Natural, Florais da Lua e facilita círculos de mulheres e vivências de autoconhecimento. Idealizadora e fundadora do Despertar Terapias Integrativas.

Atendimentos: Despertar Terapias Integrativas – Av. Rosa e Silva, 670, sala 504, Aflitos, Recife/PE.
Agendamento: 81-99657.3067
E-mail: mirtiline@gmail.com
Instagram: www.instagram.com/mirtilines

Leave a comment