Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • ‘Dança Espontânea e as cartas do Tarot’, a partir deste sábado (26), na Quintessência

‘Dança Espontânea e as cartas do Tarot’, a partir deste sábado (26), na Quintessência

OFICINA DANÇA ESPONTANEA E AS CARTAS DO TARÔ

"Dançar espontaneamente é dançar pela alegria de dançar, sem nada estabelecido, nada preparado, nada a ser alcançado, feito, construído, nada a ser expressado particularmente. É o livre jogo da energia pura, isento de todo e qualquer intento, o deleitado jorrar do movimento, do ritmo, da dinâmica, da expressão. Sem outro critério a não ser ternenhum critério, aceitando tanto viajar pela alegria, pelos ares, pela luz, pelos céus, quanto pelo sofrimento, pelos abismos, pela escuridão, pelos infernos. Pureza total e entrega incondicional são a essência da dança espontânea."(Rolf Gelewski)

As dançantes Dorinha Melo e Luciana Samico iniciam no próximo sábado (26/7), na Quintessência, uma Jornada de Dança Espontânea, sob a inspiração e motivação das cartas do Tarot. Os encontros serão realizados um sábado por mês, das 9h às 12h. O investimento para participar é de R$ 53,00, por encontro.

Este trabalho foi estruturado por Dorinha Melo e Afonso Celso, entre 2005 a 2009,quando realizaram encontros mensais na na sede da Unipaz, no Recife. Desta vez, Dorinha se junta a também dançarina e estudiosa do Tarot Luciana Samico.

Os Arcanos Maiores do Tarô são vivenciados como instrumento de provocação para o despertar do movimento espontâneo. Esses Arcanos podem ser associados aos arquétipos junguianos, que representam padrões de comportamento psíquicos pertencentes ao inconsciente coletivo, a serem integrados à consciência, ao longo do processo de individuação.

No primeiro encontro, no dia 26/7, será trabalhado o Arcano o ou 22: O Louco.

O Trabalho
Um laboratório de dança espontânea, onde a música, a literatura, o desenho e a dramatização são instrumentos utilizados para a sensibilização e a manifestação espontânea.

As atividades são distribuídas com a seguinte estrutura, de maneira flexível:
Parte I
Chegada, roda de apresentações
Meditação e aquecimento rápido inicial
Observação das cartas do tarot, leitura e reflexão
Preparação Corporal

Parte II
Exercícios de concentração e interiorização
Movimentação espontânea
Desenho de cartas
Reflexão e avaliação final

FACILITADORAS
Dorinha Melo, graduada em Arquitetura com mestrado em Urbanismo e doutoranda em Geografia, pela UFPE, atualmente trabalha com Ecologia e na luta de proteção da Mata Atlântica e do Desenvolvimento Sustentável. Aluna de Rolf Gelewski, durante 10 anos, estudou também dança clássica, moderna, contemporânea, jazz, tai-chi-chuan, yoga. Ministrou aulas de dança na fundação Joaquim Nabuco e em academias de dança por mais de 15 anos.

Luciana Samico, formação em Dança Clássica, Moderna, Contemporânea e Yoga, tendo como principais professores Flávia Barros, Monica Japiassu, Bill Groves, Rolf Gelewski, Henrique Schuller, Ismael Guiser, Jane Blauth, Clyde Morgan e Célida Samico. Atualmente ensina Dança Espontânea e Yoga no Sobrado, Espaço Cultural, em Olinda, onde também coordena o projeto Cria (https://www.facebook.com/projeto.cria.sobrado).

Local dos encontros: Espaço Quintessência – Rua das Creoulas, 294, Graças, Recife (próximo ao restaurante Macunaíma)

Fone: (81) 3423.5653

Contribuição por sessão mensal: R$ 53,00 (cinquenta e três reais).
Referências Bibliográficas
NICHOLS. S. Jung e o Tarô. Ed. Cultrix. SP, 1980.
BURKE. J. S.; BREENE. L. O tarô Mitológico. Edições Siciliano. SP, 1990.
ZIEGLER, Gerd. Tarô. Espelho da Alma. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1993.

 

Leave a comment