Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Cria, Eduardo! Uma convocatória

(reproduzido do OmbudsPE)

No dia 17 de maio, foi protocolado no palácio do Governo de Pernambuco o “Manifesto pela implementação da Empresa Pernambuco de Comunicação”, encabeçado pelo Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom). O texto, que hoje reúne mais de 50 entidades da sociedade civil, contextualiza o processo de criação da EPC e questiona o poder executivo sobre o que falta para que a empresa que, entre outras tarefas, irá gerir a TV Pernambuco saia de fato do papel.

Passadas duas semanas, não houve até agora uma resposta formal do palácio, mas – dado o tempo – é possível que já tenha circulado no primeiro escalão. Reconhecemos que o tempo do poder público às vezes é diferente do tempo da sociedade civil. E também é sabido que, assim como existem setores do governo comprometidos com o direito à comunicação, não é fácil estabelecer mudanças tão profundas na maneira de se lidar com esse segmento no tempo que desejamos.

Por isso está na hora de dar uma ‘forcinha’. Assegurar-se de que uma parcela significativa da sociedade apoia a criação da EPC dará ao governo a certeza de que o caminho é por aí mesmo. Se as prioridades da gestão – como em qualquer outro caso – estão sempre em disputa, é importante deixar claro para o governador Eduardo Campos que este é um assunto que precisa de atenção especial, de dedicação.

Por isso já está disponível uma petição online para que todo mundo possa assinar e deixar seu recado. Mas não basta assinar. É preciso botar o pé na rua, a boca no trombone. O Fopecom está puxando essa campanha, mas é importante que toda a sociedade civil – organizada ou não – possa contribuir. Não precisa pedir permissão pra participar. Convidar os amigos, produzir comunicação. Designers estão convidados a criar banners online, cartazes, adesivos. A turma da música pode gravar seus depoimentos em vídeo ou áudio. Galera das rádios comunitárias, do hip hop, das artes cênicas e visuais podem ajudar também. Donos de casa, engenheiras, dentistas, advogadas, jardineiros. Todo mundo pode – e deve – participar. Vamos usar a criatividade para fazer ouvir nossas vozes.

Nessa caminhada, as redes sociais serão um instrumento importante de divulgação e visibilidade do que estamos fazendo e querendo.

E aí? Quem tá com a gente no #criaeduardo?
Para assinar a petição online aperte aqui.

Leave a comment