Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [COZINHA SEM FRONTEIRAS] Difundindo o amor

[COZINHA SEM FRONTEIRAS] Difundindo o amor

| Por Dany Santos |

Fazendo a semente brotar, dando vida aos grãos, germinando, é tão lindo esse processo, às vezes tenho vontade de germinar todas as sementes e grãos ao mesmo tempo.

Quando nem sabia o poder dos brotos, já me sentia muito bem ao me alimentar dessas plantinhas (era assim que chamava). São tão saudáveis e transmitem só pela aparência uma sensação de alimento saudável; sua maior vitalidade no ciclo de vida é quando ocorre o processo de germinação.

Uma coisa muito importante é o processo de germinação que torna os nutrientes mais digeríveis.

Podem ser germinados cereais integrais; centeio, aveia, trigo, algumas leguminosas; grão de bico, lentilha, feijão moyashi, semente; de mostarda, alfafa, abóbora, girassol, gergelim entre muitos outros.

Dicas para fazer processo de germinação

As três maneiras possíveis de germinar são pelo ar, água e terra. Usar água filtrada para período de molho; a escuridão estimula o crescimento nos primeiros dias. É importante que os grãos sejam de boa qualidade e de preferência orgânicos.

Escolhidas as sementes, tenha um vidro para deixar de molho durante a noite em água filtrada, por 8 horas, coberto com um tule (vual).

Em seguida, descarte a água, enxágue e coloque o vidro sobre um escorredor de louça, com a abertura para baixo, então enxágue 2 ou 3 vezes por dia, e coloque o vidro de volta no escorredor de louça. O vidro, coberto com tule, serve para não deixar entrar poeira.

Quando estiverem com uma pontinha para fora, o “narizinho” do grão, está começando a ter vida, dobrando de tamanho. Dependendo de cada uma, as sementes germinam em 2 a 3 dias, as leguminosas demoram 5 à 6 dias. Pode consumir e servem para várias preparações. Podem ser consumidos crus, em sucos, saladas e sopas, é só usar a imaginação.

As sementes germinadas têm poderes altíssimos que aumentam a imunidade, facilitam a digestão, têm alto teor de antioxidantes, ricos em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, minerais e clorofila.

Mas senão quiser fazer em casa, mas quiser experimentar em feiras orgânicas, também pode encontrar, procure no seu bairro a feira agroecológica mais perto de você.

Ficam as dicas e boa sorte!

Se tiver dúvida pode entrar em contato comigo nos contatos abaixo.

(Fonte de pesquisa: Livro Lugar de Médico é na Cozinha)

 

Dany Santos
Fone: (81) 99627.2761
Fanpage: https://www.facebook.com/danysantosculinarista/
Instagram: @danysantos_culinarista

Leave a comment