Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [COZINHA SEM FRONTEIRAS] Comidas para aquecer o coração – Parte 2

[COZINHA SEM FRONTEIRAS] Comidas para aquecer o coração – Parte 2

| Por Dany Santos |

Dicas para aquecer o coração e o corpo neste inverno! Uma opção aconchegante para noites frias e aqui em terras pernambucanas está super favorável, pois o friozinho tem sido bastante presente.

Ótimo para curtir entre os amigos, família ou a dois num jantar romântico ♥
É um prato versátil, que tem as opções doce ou salgada, pode acompanhar frutas frescas ou desidratadas, legumes, pães e só usar a imaginação e usamos um réchaud para servir à mesa. Adivinham o que é?

Testei diversos ingredientes para chegar ao ponto que eu queria e desenvolvi a minha receita para elaborar o fondue vegetariano. Na substituição do leite uso as castanhas, tenho feito para as pessoas nos jantares especiais ou ensino nos meus workshop de culinária e tem sido bastante aprovado.

Trouxe dicas para montar uma noite do fondue…

Existem diversos aparelhos para fondue, elétricos, com velas ou com recipiente que acendemos com álcool. Também existem vários tamanhos e tipos de panelas de cerâmicas, inox. Para cada versão tem um mais indicado e o tipo para usar com queijos pode ser de cerâmica ou o esmaltado. A escolha vai de acordo com a potência que precisamos. Numa versão doce do fondue, são indicados os aparelhos com velas para manter o chocolate aquecido, que já foi derretido antes.

Então vamos aos ingredientes que usaremos para minha versão de fondue veggie:

Pães: o tipo indicado é a baguete, eu usei a versão de pão preto, sem glúten sabor tomate seco e com farinha de sorgo; só cortei em rodelas pois são mais finas. Caso use as baguetes tradicionais no mercado é só cortar em rodelas depois dividir em quatro.

Vegetais: tomate cereja, brócolis, couve flor, cenoura, cubos de batatas assadas ou cogumelos frescos. Eu usei cenoura cruas e champignon naturais.

Frutas desidratas: adoro usar o damasco, as mais cítricas na minha opinião combinam melhor com o gostinho dos queijos vegetais com base de castanhas.

Mais dicas especiais, pois uma noite de fondue é bem agradável para todos ficarem juntinhos: pode se usar velas pelo ambiente, ou meia luz, a bebida pode ser o vinho, que harmoniza muito bem, mas se não curte bebida alcoólica um suco de uva integral fica muito bom também.

São alguns detalhes mas cada um pode elaborar como quiser, o importante é reunir pessoas especiais para desfrutar uma boa conversa e se divertir.

Espero que tenha gostado das dicas e se tiver dúvidas entre em contato!

 

Dany Santos
Fone: (81) 99627.2761
Fanpage: https://www.facebook.com/danysantosculinarista/
Instagram: @danysantos_culinarista

Leave a comment