Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [COZINHA SEM FRONTEIRAS] Caponata de casca de banana! oi…?

[COZINHA SEM FRONTEIRAS] Caponata de casca de banana! oi…?

| Por Daniele Santos |

Essa cozinha é tão sem fronteiras que estava por aí, mundo afora, desbravando novas experiências. Mas estamos de volta e vamos chegar com tudo. Com conteúdos incríveis e receitas ainda mais gostosas. Já vamos chegar falando da cozinha sustentável.

Na culinária podemos migrar para todos os lados com os alimentos, buscamos saúde, espiritualidade, boa forma, acreditamos na cura através da comida de verdade, podemos também evitar grandes impactos na natureza, optando por alimentos sazonais, cultivar nossa própria comida, as ervas e temperos (dá até para ter dentro do apartamento no meio da cidade, super práticos em vasos pequeno). Podemos ainda evitar o desperdício e usar ingredientes que acabavam indo para o lixo. Vamos buscar novas ideias.

Entre viagens e trabalhos, podemos observar como ser sustentável na cozinha, juntamos o útil ao agradável, criamos vários pratos diferentes. Depois de muitos testes e degustações, chegamos a uma combinação maravilhosa, a caponata de casca de banana!!! É isso mesmo, considerada muito saudável, a casca de banana é rica em fibras e uma fonte de vitamina A e C. Não precisa ir para o lixo, pode virar um prato delicioso e já agrada muita gente. Pelo menos a nossa receita é sensacional.

Uma iguaria super nutritiva e, se não contar o ingrediente principal, muito difícil alguém acertar o que é. Vamos lá.

CAPONATA DE CASCA DE BANANA

Ingredientes
6 cascas de banana
Vinagre ou limão
1 cebola picada
2 dentes de alho
1⁄2 xic de molho de tomate
1⁄4 xic de amendoim ou outra castanha de sua preferência
azeite
coentro
cominho
pimenta do reino
cúrcuma
paprica defumada

Modo de fazer
Deixe a casca de banana* de molho em água suficiente para cobrir com suco de 1⁄2 limão ou vinagre, por no mínimo 1h (para aliviar a adstringência da casca da banana).
Depois escorra a água e passe em água corrente. Desfie com o garfo ou corte em tiras ou também pode picar em cubos pequenos.
Refogue o alho, junte a cebola em uma frigideira até dourar, adicione as cascas de banana. Misture bem, adicione todos os temperos, o molho.
Deixe em fogo médio por 25 minutos mexendo às vezes e adicione água se for necessário, para não grudar no fundo. Finalize com o coentro e a cebolinha.
Deixe esfriar, coloque num vidro e regue com bastante azeite e deixe marinando.
Sirva a caponata. Corte 1 abobrinha ou cenoura em rodelas, pode ser torradas ou bolacha de arroz.

Duração: 7 dias na geladeira.

*Pode usar casca de qualquer banana, banana maça, banana prata, banana verde…

Gostou, faça também e se tiver dúvidas entre em contato.

 

Daniele Santos
Personal Chef Saudável
Instagram: @danielesantossp
E-mail: danielesantos1@icloud.com

Leave a comment