Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • ‘Conjunção tríplice entre Vênus, Mercúrio e Júpiter’

‘Conjunção tríplice entre Vênus, Mercúrio e Júpiter’

Por Haroldo Barros
 (artigo publicado originalmente no blog do autor: http://haroldobarros.wordpress.com/)

Encontro entre os dois planetas interiores, tendo como cenário o signo de Gêmeos, indica a sábia síntese entre o belo e o racional, a arte e a ciência, o sentimento e a mente. No dia 28 deste Maio de 2013, uma verdadeira festa no Céu: Mercúrio e Vênus se encontram, o que por si só, já traduz um momento rico de significados. E, ainda por cima, Júpiter se junta à dupla, ampliando as possibilidades e trazendo sabedoria e compreensão.

E há uma belíssima página da a Mitologia Grega que tem muito a dizer sobre esse encontro: a história do belo Hermafrodito!

Conta-se que Mercúrio (Hermes) e Vênus (Afrodite) num dado momento se amaram e dessa união nasceu Hermafrodito (= filho de Hermes e Afrodite, nomes gregos dessas divindades), jovem de extraordinária beleza.

Ainda na adolescência, saiu a viajar pelo mundo e um dia chegou à fonte Sálmacis, onde vivia uma jovem e bela ninfa, igualmente chamada Sálmacis. Tão logo o viu, a ninfa perdeu-se de amores por ele que, não correspondendo a tal sentimento, manteve-a a distância, frustrando-lhe as pretensões.

A ninfa finge conformar-se e esconde-se nas proximidades. Hermafrodito, julgando-se só, despe-se e mergulha nas frescas e límpidas águas da fonte.

Num instante, Sálmacis já estava junto ao amado, cobrindo-o de beijos!

Enrosca-se a ele, enlaçando-o fortemente, e suplica aos deuses que jamais a separem de Hermafrodito. O pai e mais poderoso dos imortais, Júpiter, ouve a sua súplica: os dois corpos se fundiram num só e assim surgiu um novo ser, de dupla natureza.

A conjunção entre Mercúrio e Vênus convida-nos a um resgate, como simbolizado no mito de Hermafrodito, da união entre esses dois opostos ou contrastes: você pode unir sua inteligência, sua criatividade e capacidade comunicativa à sua sensibilidade, sua beleza interior e sua capacidade artística.

E a presença de Júpiter na conjunção traz a possibilidade de que esse resgate nos preencha de sabedoria e consciência.

Portanto, esse período é de aprendizado e reordenação de propósitos e princípios, especialmente no que diz respeito ao amor e aos relacionamentos afetivos.

Aproveite o momento para compreender melhor seus sentimentos e, sobretudo, trocar um pouco de carinho. Fale com simpatia e doçura, o seu charme estará em alta. E lembre-se: como diria Mary Poppins, duas colherinhas a mais de açúcar só farão bem à sua receita.

Nessas horas, porém, quando tudo parece estar bem, às vezes somos assaltados por nossas sombras, nossos ranços internos, medos e ressentimentos que teimam em querer estragar a nossa festa.

Portanto, fique atento: aproveite o charme que essa fase traz. E não permita que as sombras (suas sombras, lembre-se!) venham tirar o brilho de seu momento.

Dica de observação astronômica
Ao anoitecer, olhe para o poente e verá um belo espetáculo: os planetas Vênus, Mercúrio e Júpiter bem próximos.
Seja ágil, pois só poderá vê-los por pouco tempo, logo após o pôr do Sol. Você terá a oportunidade de contemplar, nos céus, aquilo que estará cavando fundo mil significados em sua alma. E aproveite logo. Esse magnífico espetáculo celeste só será visível até o dia 29/05.

Leave a comment