Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[CHAMO ESTRELA] Novo Ano Astrológico 2023

Por Ana Ghandra* |

O Sol entra em Áries no comecinho da noite de 20 de março de 2023 e tem início o novo ano astrológico. Nós, astrólogos, olhamos para o mapa gerado quando o Sol inicia sua jornada a 0 grau de Áries como uma espécie de Revolução Solar coletiva. A partir da interpretação desta carta, avaliamos as dinâmicas, possibilidades e desafios do ano que se apresenta.

Eu reli o texto que escrevi sobre o ano novo astrológico de 2022 (se quiseres rever para checar o quanto ressoou as interpretações com o que vivemos clique aqui) e foi bem interessante perceber o quão sincrônico pode ser esta leitura do Mapa do Ano Novo Astrológico com as vivências que vamos atravessando ao longo do ano.

O Mapa deste ano de 2023 nos mostra uma Lua bastante sensível e idealista em Peixes, na fase minguante (que denota conclusões, internalizações e também a diminuição de algo). A Lua em um mapa nos mostra como assimilamos o ambiente e em Peixes (signo mutável da água) a Lua possui uma capacidade de se fundir com o meio onde ela se encontra e de tomar qualquer forma, dependendo do recipiente que a contém.

Este ano de 2023 será regido pela Lua, então podemos prever que será um ano mais emocional, onde os sentimentos, o passado, os afetos, a relação com a Mãe e com nossas famílias (temas da Lua) estarão mais preponderantes em nossas vidas.

O fato da Lua está anterior ao Sol em Áries (Peixes é o último signo do zodíaco) traz uma bagagem um pouco mais nostálgica e até mesmo melancólica para esta Lua. Como se ela estivesse limpando resquícios emocionais inconscientes (Peixes é o signo que fala daquilo que é abstrato). Isso pode estimular nossas capacidades artísticas e espirituais (para quem tem já possui conexões com estes temas ou deseja vivenciar experiências nestes campos este pode ser um ano bastante criativo).

Porém, esta Lua minguando em Peixes, em seu lado sombra, pode nos aprisionar em memórias de sofrimento, ilusões, escapismos e vícios conectados ao passado, a traumas familiares, a questões de difícil entendimento (Peixes nos remete a uma lógica que não é racional tampouco cartesiana).

Lembrando que Saturno acaba de iniciar sua jornada pelo signo de Peixes, onde ficará por 3 anos, portanto tudo que representa o mundo pisciano (artes, espiritualidade, mediunidade, ilusões, idealismos, sofrimento, dificuldade de ancoramento com a realidade) passará pelo crivo do Senhor do tempo, que irá exigir de nós mais compromisso, dedicação e disciplina relativos a estes assuntos.

Todos estes temas estarão pedindo atenção, cuidado e finalizações. Peixes é um signo duplo (são 2 Peixes em direções contrárias) em sua luz. Peixes fala daquilo que te leva às alturas, da inocência, de uma pura conexão com a existência, numa simbiose que te permite viver uma experiência direta com o Divino, a Força Maior, o Mistério, qualquer que seja o nome que você dê.

O fato da Lua está aplicando um sextil com Urano em Touro é um bom indício de que teremos oportunidades (sextil) para assimilar de forma prática (Touro) tudo que a sonhadora Lua em Peixes nos propor. Urano sempre nos remete ao novo, ao diferente, àquilo que ainda não tentei, não experimentei, e em Touro ele fala de novos valores, aprendendo a gostar daquilo que antes não gostava e a deixar de gostar daquilo que antes eu valorizava. Urano também nos fala de novas formas de ganhar dinheiro, de cuidar daquilo que possuo, da minha autoestima e do meu corpo. Como Touro e Peixes são signos mais lentos, o desafio aqui é a tendência à procrastinação e à preguiça.

Marte (regente de Áries) tem uma importância, pois além de ser o regente desta entrada do Sol em Áries, ele está nos últimos graus de Gêmeos (onde passou 7 meses – um tempo considerável). Aqui, no signo do estudante, daquele que está buscando informação e entendimento, Marte nos impele a fazer uma nova escolha, baseada na compreensão que fomos adquirindo nesta longa temporada (desde agosto de 2022). Esta nova escolha também pode contemplar desistir de algo, renunciar a algum comportamento, projeto, trabalho, relacionamento que já colapsou e não há meios de continuar lutando numa tentativa ilusória de salvação.

Há também o desafio de conseguir realizar (Marte) aquilo que foi dito (Gêmeos) e não se perder em juramentos falsos, dúvidas, enganos, mentiras, fazer coisas de forma dúbia ou ambígua (Marte em quadratura com Netuno). Outra questão relacionada a este aspecto é uma tendência à baixa energética, sensação de estar perdido, não saber para onde ir e nisso se afundar em atitudes de autossabotagens.

Portanto, cuidar da saúde integral (física, mental, emocional e espiritual) será importante este ano. Podemos ficar mais atentos e notar de forma bastante óbvia como energias sutis, do campo intangível, onde não consigo mensurar, mas sou capaz de sentir a presença, são capazes de nos influenciar – para o bem ou para o mal (Netuno é o regente moderno de Peixes).

Um belo aspecto que temos este ano e me encheu os olhos é a Vênus dignificada em Touro (signo que ela rege), trazendo muita capacidade de autovalorização e de criar prosperidade através dos próprios talentos. Esta Vênus nos mostra que estaremos desejando (Vênus) relações mais seguras e estáveis (Touro), além de nos estimular a reconhecer nossas virtudes e a valorizar aquilo que já possuo. É uma Vênus que ama arte (música, pintura, escultura), gastronomia, decoração, natureza, jardinagem, atividades ligadas à agricultura, tudo aquilo que é belo e posso ter e pegar (Touro fala dos 5 sentidos), além de possuir qualidade suficiente para durar.

Esta Vênus está em conjunção com o Nodo Norte (trazendo possibilidades de vivenciar neste ano tudo que Vênus propõe), e faz um aspecto de sextil com Saturno em Peixes, estimulando a nossa capacidade de se vincular (Vênus) com algo que vai durar ao longo do tempo (Saturno). O sextil é um aspecto que pede uma ação, uma disponibilidade nossa em se mover na sua direção, para que ela ocorra.

O desafio aqui deste aspecto, quando olhamos para o mapa como um todo (Lua minguando em Peixes e Marte em quadratura com Netuno), é uma tendência a ficar apegado (sombra da Vênus em Touro) a situações do passado (Saturno em Peixes), que já se mostraram ilusórias.

Isso é reafirmado pelo fato de que Plutão neste mapa está em vias de mudar para Aquário (Plutão entra em Aquário no dia 23 de março), trazendo, de uma forma aguda e bem urgente, a conclusão de algo importante em nossas vidas. Em Capricórnio falamos de coisas antigas, tradicionais, ancestrais, que não são fáceis de quebrar e por isso há aqui uma sensação de apego X a necessidade de transformar aquilo que, independente da duração, já mostrou de todas as formas que “não dá mais”.

Bom ano novo astrológico a todxs, e que possamos receber os presentes desta nova jornada, valorizando o que aprendemos até aqui para não se perder no caminho, nem, principalmente, de si mesmo.

 

* Ana Ghandra é mineira, radicada na Chapada Diamantina. Há 20 anos estuda Astrologia e pratica a interpretação de mapas. Nos últimos anos tem dedicado sua pesquisa à fomentação de pontes entre a Astrologia, a contemporaneidade, a espiritualidade e a política.

* CONTATOS
E-mail: anaghandra@gmail.com
Instagram: @anaghandra

Leave a comment