Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[CARCARÁ TAROT] O baralho comum, os arcanos menores e a cartomancia

Foto: pxhere.com [licença CC0 Domínio público]
Por Sabrina Carvalho* |

Quando falamos em Tarot, logo nos vem à cabeça figuras como ‘O Mago’, ‘O Louco’, ‘A Morte’… Sempre pensamos nas figuras arquetípicas organizadas nos 22 Arcanos Maiores e no conhecimento consagrado por essas cartas, que são as mais conhecidas do Tarot. Nem sempre recordamos, ou sabemos, que, nesse mesmo Tarot, instrumento sagrado de autoconhecimento, temos também a presença das 56 cartas do baralho comum, aquelas divididas entre os naipes de Ouros, Espadas, Copas e Paus, que compõem os Arcanos Menores.

Pois, quando pensamos em Tarot, devemos lembrar de todas as 78 cartas (22 Arcanos Maiores + 56 Arcanos Menores). E para compreendê-lo é preciso estudar a História do Tarot. Esse pensamento também reforça a ideia de que o Tarot é um sistema de conhecimento sintetizado num livro de 78 lâminas soltas, contendo um conteúdo sagrado, cuja perseguição foi prevista pelos antigos Hierofantes do Egito Antigo, obrigando-os a sintetizar esse conhecimento disfarçando-o de vício. Sim, o jogo do baralho e até do Tarot como ferramenta adivinhatória são vícios cultuados, apesar de combatidos, até hoje. Embora, na eurocêntrica história do Tarot não termos referências históricas disso até hoje, é sabido que os Arcanos Menores foram trazidos ou pelos Bohêmios e/ou pelos Soldados Árabes Mamelucos e incorporados ao sistema do Tarot por volta do século XVI.

Hoje, em pleno século XXI, é impossível conceber o Tarot sem a presença dos Arcanos Menores. Embora ainda tenhamos pouquíssimas referências bibliográficas sobre o tema, temos vários consensos em torno se seus significados.

O primeiro consenso é em torno da presença dos elementares nos 4 naipes. Assim percebemos que a porção mais terrena do ‘eu’ se manifesta através dos 4 elementos da natureza em nós. Assim como nos signos do zodíaco, temos os 4 elementos como Ouros/Terra= materialidade, Espadas/Ar= comunicação, Copas/Água=sensibilidade/conexão e Paus/Fogo=expansão/poder.

O segundo consenso é que se nos Arcanos Maiores encontramos nossa dimensão divina, nos Arcanos Menores encontramos nossa dimensão humana. E nesta dimensão mais uma vez encontramos os 4 elementos da natureza.

Outro consenso, e talvez o mais importante de todos, é que o baralho comum de jogar é exatamente os Arcanos Menores. E, assim, esse mesmo baralho pode tanto entreter como servir de instrumento oraculista. Embora grande parte das pessoas utilizem o baralho para adivinhação, também podemos consultá-lo como instrumento de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Independente de qual prática você adote, essas práticas são chamadas de Cartomancia.

Mais um consenso é em relação à presença simbólica dos Arcanos Menores em relação às cartas desenhadas por Pamela Colman Smith. Essa representação simbólica acabou criando um consenso em relação aos significados de cada arcano, visto que seu baralho foi fruto de uma pesquisa dos arcanos da Golden Dawn, junto com uma busca pessoal com ciganas que praticavam cartomancia na época em que Pamela desenhava o Tarot encomendado por Waite. Hoje em dia, a maioria dos tarôs revelados ( aqueles que contêm figuras ilustradas para os Arcanos Menores) são baseados no Tarot de Waite/Smith.

Uma chave importante para a compreensão dos Arcanos Menores é o entendimento do elemento associado ao naipe, assim como o comportamento dos números compostos de 1 a 10. Além dos números, temos as 4 figuras da corte: Valetes, Cavaleiros, Rainhas e Reis. Assim, devemos entender dos 4 elementos da natureza como os 4 naipes que variam em 14 movimentos. Cada naipe é composto de 14 cartas, totalizando 56 arcanos menores. 56 características da nossa humanidade, divididas em 4 grupos elementares.

Com a Terra-Ouros entendemos nossa materialidade. Nosso corpo, nosso trabalho, nosso dinheiro, e tudo o que nos é tangível. Com o Ar-Espadas entendemos a nossa mente em comunicação direta entre nossas emoções e nossa racionalidade. Com a Água-Copas entendemos nossa conectividade com o mundo, as pessoas e o conhecimento. E com o Fogo-Paus entendemos nosso poder pessoal de expansão e transformação da nossa realidade.

Conhecer Numerologia e os signos do zodíaco é essencial para o entendimento dos Arcanos Menores, que, embora sejam mais misteriosos, são os arcanos mais simples para se entender.

Para você que tem muita vontade de se aprofundar nos arcanos menores, persista. É mais simples dos que você imagina!

 

* Sabrina Carvalho é taróloga, criadora da Carcará – Escola de Tarot, pesquisadora e escritora/colunista do Portal Flores no Ar. Realiza leituras com foco em autoconhecimento, autoempoderamento e transformação. Também ministra aulas de iniciação aos Arcanos Maiores e Menores.

CONTATOS
Fone/ WhatsApp: (81) 99965 4458
Instagram: @sabraccarvalho |  @carcaratarot

Leave a comment