Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • Campanha ‘Você muda, o mundo muda’. Veja como colaborar!

Campanha ‘Você muda, o mundo muda’. Veja como colaborar!

projeto voce muda o mundo muda
Foto: Divulgação

Profissionais do campo social, que empreendem uma iniciativa inovadora na área de educação, lançaram uma campanha para mobilizar recursos que os ajudarão a finalizar a pós-graduação Prática Social Reflexiva. Trata-se da campanha “Você muda, o mundo muda”, vinculada ao site do Benfeitoria, uma plataforma de financiamento coletivo. A meta da campanha é mobilizar R$ 15 mil até o dia 21 de maio.

Por que apoiar este curso? Os aprendizes-empreendedores apresentam vários motivos. Um deles é a pertinência do método estudado que aporta uma abordagem qualitativa para responder aos complexos desafios e crises constantes do campo social.
Uma das grandes sacadas desta abordagem é provocar uma ruptura com a forma de pensamento hegemônico na sociedade atual que é da dominação, controle e instrumentalização de qualquer forma de vida. E a prática de outra forma de pensar o mundo a partir da capacidade de reconhecer e enxergar a inteligência que cada organização e organismo vivo tem na busca de soluções para seus problemas.

A abordagem da formação é diferenciada. Ela demanda não só a aquisição de novos conhecimentos, mas o desenvolvimento de novas habilidades. À medida que profissionais do desenvolvimento aperfeiçoam capacidades de observação e leitura das complexas situações sociais se tornam capazes de promover intervenções que sejam coerentes com a realidade e o contexto. Com tal qualidade de observação, o praticante do método passa a vislumbrar relações antes invisíveis e que se tornam campo da atuação do profissional do desenvolvimento social. A intervenção tende a ser mais precisa e capaz de responder às complexas e dinâmicas sociais da atualidade.

Outro motivo para você apoiar a pós-graduação Prática Social Reflexiva é que se trata de uma iniciativa de educação inovadora e ousada, que rompe com os padrões rígidos da educação formal, muitas vezes, desconectada do mundo real e cada vez mais instrumental. A proposta metodológica, ao mesmo tempo vivencial e científica, oferece uma alternativa de estudo acadêmica que aprofunda a relação entre o método e a prática, diminuindo a distância entre essas duas realidades em que o aprendizado acontece.

Mais uma razão para seu engajamento na campanha é o fato desta iniciativa, pioneira no campo acadêmico brasileiro, ter conectado organizações em diversos países, configurando um novo fluxo de colaboração inovador entre países e continentes. A proposta nasceu no hemisfério Sul, no Brasil, em articulação com a África do Sul e depois alcançou parceiros no hemisfério Norte, na Inglaterra e Alemanha.

No Brasil, a proposta foi gerada e concretizada pelo Grupo Recife de Aprendizagem (GRA) com o apoio do IMOCC – Instituto Maria Madalena Cavalcanti. O GRA É um coletivo de profissionais da área do desenvolvimento, que um dia sonhou em realizar um programa de estudo sobre a fenomenologia e encontrou no IMMOC um parceiro para ir em frente. O sonho se tornou real através da parceria com o Instituto Proteus, situado na África do Sul, que realizou dois mestrados acadêmicos deste método com certificação da London University. Para esta Pós, a Universidade Alanus é quem reconhece o valor acadêmico da iniciativa, graças a um trabalho cuidadoso do Instituto Crossfields, na Inglaterra, em articular a parceria mais adequada e oferecer o suporte necessário por meio da plataforma virtual à aprendizagem.

Mais informações aqui!

Related Articles

Leave a comment