Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[CAMINHO SIMPLES] Sentimento de liberdade

 

Por Caminho Simples |

Outro benefício do caminho do autoconhecimento é o sentimento de liberdade.

De modo geral, todo mundo está querendo ser livre em algum campo da sua vida. É um sonho muito comum, muito desejado. Aqui, para a gente estudar de maneira didática, a gente pode observar dois tipos de liberdade diferentes: a liberdade circunstancial e a liberdade interior.

A liberdade circunstancial surge quando você muda alguma situação da sua vida. Pode ser no trabalho, no relacionamento, no lugar onde você mora, assim por diante.

Então vamos imaginar que você decide abandonar uma determinada situação, mudar para uma nova situação, uma nova paisagem. Muito bem, o que geralmente acontece? É possível que você sinta um pico de alegria, uma liberdade circunstancial.

Aos poucos essa liberdade circunstancial vai esmorecendo porque no início tudo é uma grande novidade. Mas com o passar do tempo você cria uma nova rotina, e essa nova rotina vai te apresentando os dois lados de uma moeda, não só o lado positivo, o lado agradável. Você vai ficando cada vez mais íntimo com essa nova rotina, e é possível que os problemas antigos da rotina anterior comecem a surgir.

A liberdade interior é diferente. Você começa a reconhecer que você já é livre. No lugar onde você está, sendo a pessoa que você já é. Essa liberdade não depende de mudanças, de circunstâncias, de situações. Depende exclusivamente do modo como você se relaciona com a vida. Qual é o ritmo, qual é o jeito, qual é o tom que você dá a sua rotina, a sua vida de uma maneira geral.

Bem, aos poucos você começa a perceber que enquanto essência você já é pleno e que as mudanças, as adversidades do mundo não necessariamente precisam abalar o seu sentimento de liberdade. Isso significa que você já é livre porque você pode escolher a maneira como você se relaciona com tudo.

Se você se vê como um pássaro em pleno voo num céu infinito, vasto, sem limites, ou se você se enxerga como um pássaro dentro de uma gaiola, limitado e refém de circunstâncias externas a você.

Na liberdade interior você se dá conta de que a gaiola sempre esteve aberta. E é uma decisão sua se decide permanecer “refém” ou se você decide voar. Essa é a grande liberdade.

 

Leave a comment