Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Bolo integral de banana

Este é um bolo de liquidificador!

Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
– 1 xícara (chá) de aveia em flocos
– 1 xícara (chá) de açúcar mascavo ou demarara
– 1 pitada de sal
– 1 colher (sopa) de fermento em pó – colher rasa, certo?
– 1 colher (chá) de canela em pó

– 4 ovos (pode ser menos)
– 1/2 xícara (chá) de óleo
– 1/2 xícara (chá) de leite vegetal (ou água)
– 3 bananas amassadas

É só bater tudo de três a cinco minutos e a massa estará pronta.

Opcionais:
1) Mantendo a quantidade – sempre 1/2 xícara (chá) – acrescente uma medida de qualquer desses ingredientes quando terminar de liquidificar a massa, misturando com a colher para deixar o bolo com pedacinhos nutritivos:
–  uva passa ou ameixa sem caroço picada
–  sementes de girassol, de linhaça ou quinoa
–  nozes, castanhas ou amendoas picadinhasPode fazer um mix com um pouco de cada? Sim, pode, mantendo a medida de 1/2 xícara (chá) sempre.

Quem tem criança em casa ou adultos que não gostam de bolo com pedacinhos, não precisa ter peso da consciência – liquidifique tudinho e ponto final! O importante é que esse bolo é um jeito bem gostoso de consumir fibras, cereais, sementes e amendoas que acabam ficando fora do nosso cardápio diário.

2) A aveia pode ser substituída pela mesma quantidade de flocos de centeio, de soja ou trigo. Ou utilize 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos (pode ser aquela de flocos graúdos) e 1/2 xícara (chá) de farelo ou fibra de trigo cru.3) No lugar de 2 bananas, coloque 2 maçãs raladas com casca, que eu também prefiro acrescentar só no final, misturando sem liquidificar. É bem mais gostoso e bonito de se ver os pedacihos de fruta nas fatias do bolo. Pra mim sempre fica com cara de coisa realmente saudável e integral.

Assar: coloque em forma bem untada e enfarinhada, assando em forno médio (180º). Numa forma de pudim, por exemplo, o bolo assa em mais ou menos 45 minutos. Usando assedeira de bolo inglês, é possível dividir a massa e assar em menos tempo, ou deixar o bolo numa única forma para ficar mais alto como um pão.

Vale aquele velho truque de esperar com garfo ou palito para saber se está no ponto, mas só abra o forno depois de 30 minutos.

Para ficar mais bonito: antes de assar, coloque rodelinhas de banana sobre a massa com umas pitadinhas de canela em pó. Salpicar aveia, sementes ou castanhas com o toque de canela também fica lindo e o cheiro vai tomar conta de toda a sua cozinha enquanto o bolo assar.

Fonte: http://comidanaturebacomsabor.blogspot.com.br/2011/09/bolo-de-banana-integral-e-de-maca.html



4 Comments

Leave a comment