Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ÁUDIOS   /
  • Alessandra Leão lança EP ‘Pedra de Sal’

Alessandra Leão lança EP ‘Pedra de Sal’

“bem quando acho que encontrei a mim mesma, preciso sempre retornar pra chegar um pouco mais perto. é um caminho individual, mas não solitário: é a casa cheia de amigos, amor e risadas- muitas mãos pra me sustentar quando minha alma treme. em meio a tudo isso, a música segue até o final do ritual, até termos saudado todas as forças da nossa própria natureza.”
Alessandra Leão

comida.devoraPedra de Sal é o primeiro capítulo do novo ciclo criativo de Alessandra Leão, Língua, que será lançado no formato de três EPs: Pedra de Sal, Aço e Língua. O disco, que tem direção artística de Alessandra e produção musical de Caçapa, é um lançamento do selo Garganta Records em parceria com a YB Music.

Dentro da trajetória artística de Alessandra, Língua é um mergulho profundo na construção e desconstrução do seu processo criativo, um salto em direção a uma sonoridade visceral, pessoal e intensa. Em fronteiras que se dissolvem, a música de Pedra de Sal abre-se ao ruído e à fragmentação e reinventa sua relação com a polifonia de matriz africana e com a tradição musical do Nordeste.

O primeiro EP apresenta duas composições de Alessandra (Pedra de Sal e Mofo), duas parcerias com Kiko Dinucci (Tatuzinho e Devora o Lobo), além de Doutrina e Toque de Yemanjá, uma recriação de toadas tradicionais do Babassuê de Belém do Pará e do Xangô do Recife (originalmente gravadas pela Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade, em 1938).

O disco conta com a participação de Caçapa (guitarra e arranjos), Rafa Barreto (guitarra), Missionário José (baixo), Mestre Nico (percussão), Guilherme Kastrup (bateria e percussão), Kiko Dinucci (voz e guitarra), Juçara Marcal (voz), Sandra Ximenez (voz) e Lurdez da Luz (coro). Tem co-produção musical de Kiko Dinucci e Guilherme Kastrup nas faixas Tatuzinho, Mofo e Devora o Lobo e co-direção artística de Luciana Lyra. O projeto gráfico é assinado por Vânia Medeiros, com fotografia de Tiago Lima e figurino da marca Francisca, de Virgínia Falcão.

É o encontro desses pares que expande os limites da música de Alessandra e fortalece o diálogo com outras linguagens artísticas: uma teia de sons, poesia, artes cênicas e visuais. Assim, Pedra de Sal abre espaços íntimos entre linguagens. Espaços de invenção e criação, de transgressão e ruptura. Do íntimo que se pode partilhar.

Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora. Iniciou sua carreira em 1997 com o grupo Comadre Fulozinha e atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina), entre outros. Em 2006, Alessandra deu início ao seu trabalho autoral, com o elogiado Brinquedo de Tambor. Produzido e arranjado em parceria com o violeiro, compositor e arranjador Caçapa. Em 2008 lançou o CD do projeto Folia de Santo, idealizado, coordenado e produzido por ela. Em 2009, lançou seu segundo CD solo Dois Cordões, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo e produzido por Caçapa. Nesse mesmo ano compôs a trilha sonora do espetáculo teatral Guerreiras, de Luciana Lyra, lançado em livro+CD em 2010. Tem realizado turnês no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Bélgia, Portugal e Holanda.

Faça o download gratuito do álbum aqui!

Ficha técnica:
Produzido entre junho e setembro de 2014.
Gravado, editado, mixado e masterizado no YB Studios (São Paulo, SP)
Produção Fonográfica: Garganta Records | Edição e Sincronização: YB Music
Direção artística: Alessandra Leão | Direção musical: Caçapa
Direção Cênica: Luciana Lyra Arte | Projeto gráfico: Vânia Medeiros
Fotografia: Tiago Lima | Figurino: FRANCISCA (Virgínia Falcão)
Make up: Ariane Molina | Produção executiva: Alesandra Leão
Assistência de produção: Ligia Meneguello e Dora Moreira
Técnico de gravação, mixagem e masterização: Carlos “Cacá” Lima
Assistente de gravação: Pedro Vinci | Técnico de edição: Missionário José
Programações de “Mofo” e “Devora o Lobo” gravadas e editadas por Guilherme Kastrup no Estúdio Toca do Tatu (São Paulo, SP), entre junho e setembro de 2014.
Programações de “Pedra de Sal” gravadas e editadas por Caçapa no Estúdio Garganta Records (São Paulo, SP), em setembro de 2014.

(Fonte: http://www.alessandraleao.com.br/ )

Leave a comment