Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] XIII Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica, até 11/11, no Recife

[AGENDA PE] XIII Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica, até 11/11, no Recife

Com o tema ‘As Forças do Coração como Pontes para a Saúde e o Desenvolvimento Humano’, Recife recebe o XIII Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica e o VIII Simpósio de Terapias Antroposóficas, entre os dias 8 e 11 de novembro, no Mar Hotel, em Boa Viagem. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA), que contará com 77 atividades e 160 palestrantes de cinco países: Brasil, Alemanha, Índia, Argentina e Holanda

O Congresso contará com a apresentação de 47 Trabalhos Científicos e tem a previsão de receber 500 participantes, entre médicos, terapeutas, profissionais das mais diversas áreas de saúde, pedagogos, estudantes acadêmicos.

“O conteúdo do Programa, construído a muitas mãos, traz um entrelaçamento de saberes e práticas atualizadas que permitirão um enriquecimento dos que buscam, através da Antroposofia e suas diversas vertentes, aprimorar o tratamento do ser humano para que encontre as forças de cura no calor do coração e na plenitude de sua liberdade”, explica Dra. Ângela Santana, presidente desta edição e também da ABMA Regional PE.

“Para nós da ABMA Regional PE é uma grande satisfação que o Congresso aconteça em Recife, a fim de consolidar as influências da medicina antroposófica em nossa cidade”, completa.

PROGRAMAÇÃO
A programação do Congresso conta com palestras, minicursos e oficinas voltadas para atender profissionais e estudantes com os mais diversos níveis de conhecimento em Antroposofia. No dia 8, por exemplo, acontecerá o Pré-Congresso, uma oportunidade de aprofundamento em temas como: “Medicina Antroposófica: uma ampliação da arte de curar”, “Alimentação na infância e o papel pedagógico da Nutrição” e “Alergia em Pediatria – Uma das grandes contribuições clínicas da Medicina Antroposófica”, entre outros que podem ser conferidos no site: www.cbmantroposofica2017.com.br

As inscrições também podem ser feitas pelo site. Para quem não tem a disponibilidade de conferir a programação completa, há oportunidade de utilizar o DAY USE. Nesta opção, o participante poderá inscrever-se em até dois dias do congresso pagando o valor de R$ 100,00 por cada dia.

MEDICINA ANTROPOSÓFICA

A Medicina Antroposófica amplia a visão da Medicina Acadêmica ou Tradicional vendo o Homem como um ser integral em vários aspectos do seu adoecimento e comportamento, incluindo o que se revela no âmbito físico, emocional e individual. Foi introduzida e sistematizada no século XIX, na Alemanha e Suíça, pelo filósofo Rudolf Steiner e pela médica Ita Wegman.

No Brasil chegou através da pioneira Dra. Gudrun Buckhard, em São Paulo, que fundou há 35 anos a Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA), entidade presente atualmente em mais de 10 Estados brasileiros e promotora do Congresso.

A medicina ampliada pela Antroposofia tem crescido de forma expressiva no Brasil e proporcionado, aos profissionais de saúde, um olhar integral e uma prática médica mais humana.

Cada vez um maior número de profissionais, além de médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas artísticas, se dedicam a esta opção no campo da Saúde que oferece diversos tipos de Terapias e complementam o trabalho do médico.

Há 10 anos, a Medicina Antroposófica integra a PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), levando este saber a um maior número de pessoas em Ambulatórios Públicos em vários pontos do país. Também está presente na UNIFESP e USP além de Ambulatórios do SUS em São João del Rei e Belo Horizonte.

MAIS INFORMAÇÕES:
Maria Júlia Sette: (81) 99994 3214
Dra. Ângela Santana: (81) 98831-2461
www.cbmantroposofica2017.com.br

Leave a comment